O ‘Rizin FF 33’, realizado nesta sexta-feira ( 31 de dezembro de 2021 ), foi sediado na tradicional Saitama Super Arena, em Saitama, no Japão. Com mais de 30 mil fãs presentes na arena, este foi o evento de lutas com o maior público desde 2020 na terra do ‘Sol Nascente’. E como é de costume em seus ‘cards’ de “réveillon”, a promoção japonesa montou o seu show de ‘véspera de ano novo’ com algumas de suas maiores “estrelas”.
No ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) deste “Rizin FF 33” finalmente conhecemos o vencedor do ‘GP’ da categoria peso galo por ocasião da revanche entre o ex-campeão do ‘Rizin’ Kai Asakura e o competidor do ‘The Ultimate Fighter 24’, Hiromasa Ougikubo.
Mas eles tiveram que vencer uma luta cada antes de se encontrarem na “grande final”. Ougikubo garantiu a sua vaga na final do ‘GP’ ao vencer o veterano do ‘UFC’ Naoki Inoue. Asakura, por sua vez, derrotou Kenta Takizawa por decisão unânime.
Na finalíssima, Hiromasa Ougikubo superou todo o favoritismo de Asakura, fazendo uma luta muito técnica, onde trabalhou suas falhas do confronto anterior para dominar o adversário durante os três ‘rounds’, dominando grande parte da luta no solo e até conseguindo bons momentos na luta em pé, melhor habilidade de Asakura.
Com a vitória, Ougikubo melhorou para 25-5-5, estendendo sua seqüência de vitórias para cinco, vingando a derrota para Asakura e vencendo o ‘GP’ dos galos do ‘Rizin’. Com a vitória, o lutador recebeu um cheque gigante de 10.000.000 de ienes.
Por sua vez, Asakura caiu para 19-4.
Já no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) da programação, o brasileiro Roberto Satoshi de Souza, atual campeão da categoria peso leve do “Rizin FF” defendeu com sucesso o seu cinturão. O faixa-preta de Jiu-Jítsu conseguiu a vitória no segundo ‘round’ da luta, após aplicar um triângulo partindo do “arm-lock” para finalizar o japonês Yusuke Yachi.
De Souza melhorou para 13-1 enquanto Yachi, que vinha de uma seqüência de duas vitórias, caiu para 23-12.
Em outro luta do ‘card’, vimos uma grande virada na divisão de peso super átomo e, embora o título da categoria não estivesse em jogo, o atual campeão Ayaka Hamasaki ( 23-4 ) foi derrotado por Seika Izawa ( 5-0 ), estreante na promoção de Nobuyuki Sakakibara.
Já entre as mulheres, Rena Kubota ( 12-4 ) também perdeu na decisão dos juízes para Si Woo Park ( 6-4 ).
Mikuru Asakura ( 16-3 ) se saiu melhor do que seu irmão, obtendo uma vitória por decisão na revanche com Yutaka Saito ( 20-6 ) e vingando-se da derrota sofrida no “Rizin FF 25”.
A luta de exibição de boxe entre o fenômeno do Kickboxing Tenshin Nasukawa ( 4-0-0 ) e o ex-campeão do “Pride FC” Takanori Gomi ( 36-15-0 ) foi divertida e melhor do que o esperado pelos fãs. Gomi usou da diferença física e tamanho, além da experiência de luta para causar dificuldades à Tenshin. Com muitos ‘Jabs’ e chegando à acertar bons socos no final da luta, Gomi viu a dificuldade de Nasukawa em conseguir acertar sua guarda apesar da diferença de velocidade. Como se tratava de uma luta de exibição, o confronto terminou em empate.
Em outra luta de destaque na programação, houve a estreia no MMA profissional de Kota Miura, filho do lendário jogador japonês de Futebol Kazuyushi Miura, popularmente conhecido como “Kazu”. Este último é conhecido no Brasil por ter jogado em clubes como Santos, Palmeiras e Coritiba.
Curiosamente, o jovem Kota ( 1-0-0 ) definiu a sua luta com YUSHI ( 0-1-0 ) ainda no primeiro ‘round’, vencendo após aplicar um “soccer kick” ( um ‘tiro de meta’ ou “chute de futebol”, como dizem os japoneses ) em seu adversário, seguido de um golpe, forçando a interrupção imediata do árbitro central. O certeiro chute no oponente deve ter feito “Kazu” lembrar dos seus tempos de glória no Brasil.
Quem também roubou a cena foi o popular ‘YouTuber’ Atsushi Saito, conhecido pela alcunha de “Shibatar” que finalizou o ex-campeão do ‘GLORY’, Yuta Kubo ( 0-1-0 ) com uma chave de braço.
Shrek Sekine ( 11-5-0 ) e e Shinobu Ota ( 2-1-0 ) venceram por nocaute Shoma Shibisai ( 7-3-0 ) e Kazuma Sone ( 24-22-11 ), respectivamente.
Confira os resultados do “Rizin FF 33” que incluem :
Rizin FF 33
31 de dezembro de 2021
Saitama Super Arena
Saitama, Japão
Final do ‘GP’ peso galo – Hiromasa Ougikubo venceu Kai Asakura por decisão unânime
Roberto Satoshi finalizou Yusuke Yachi com um mata leão no segundo ‘round’
Tenshin Nasukawa vs Takanori Gomi terminou “sem resultado”, empate na luta ( por ser uma luta de exibição )
Mikuru Asakura venceu Yutaka Saito por decisão unânime
Si Woo Park venceu RENA por decisão unânime
Seika Izawa venceu Ayaka Hamasaki por “TKO” ( socos ) no segundo ‘round’
Koji Takeda venceu “Black Panther” Benoah por finalização ( chave de braço ) no segundo ‘round’
Shrek Sekine venceu Shoma Shibisai por “TKO” ( socos ) no terceiro ‘round’
Kyohei Hagiwara venceu Hiroaki Suzuki por decisão unânime
YA-Man venceu KOUZI por decisão majoritária
Atsushi Saito “Shibatar” venceu Yuta Kubo por finalização ( chave de braço ) no primeiro ‘round’
Shinobu Ota venceu Kazuma Sone por “TKO” ( joelhadas e ‘tiro de meta’ ) no segundo ‘round’
Yuki Motoya venceu Kintaro Masakari por decisão unânime
Semifinal do ‘GP’ peso galo – Hiromasa Ougikubo venceu Naoki Inoue por decisão unânime
Semifinal do ‘GP’ peso galo – Kai Asakura venceu Kenta Takizawa por decisão unânime
Kota Miura venceu YUSHI por “KO” ( ‘tiro de meta’ ) no primeiro ‘round’
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 31/12/2021
_
Legenda : Hiromasa Ougikubo venceu a final do ‘GP’ dos galos do “Rizin”.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © RIZINFF | © Gong Martial Arts | Reprodução / mídia Gonkaku | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*