segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Lutador de MMA de 50 anos de idade vence novamente nos EUA



Quantas vezes você ouviu aquele velho ditado afirmando que “idade é apenas um número”, mas não levou à sério ?
Steve Barnett, 50 anos, é um dos mais antigos lutadores profissionais de artes marciais mistas ( MMA ) dos EUA e continua melhorando.
Sua vitória mais recente ocorreu no sábado ( 24 de agosto ) durante o evento California Fighting Championship IV : Fury, realizado no Chicken Ranch Casino, em Jamestown, CA, EUA.

Barnett estava programado para lutar na categoria dos meio-médios, mas seu oponente original ficou muito abaixo do peso estipulado e teve que ser remanejado para categoria dos super leves. ( seu adversário acabaria sendo retirado do ‘card’ posteriormente, pois não pôde competir por razões médicas ).

Para não ficar sem lutar, Barnett acabou enfrentando Jeremy Bonderer em uma divisão de peso acima da sua e terminou a luta vencendo seu oponente em apenas dois minutos e 38 segundos ao desferir golpes com os cotovelos. Com a vitória, Barnett melhora o seu registro no MMA para 2-2.

-“Eu estava realmente nervoso quando entrei nessa luta porque meu oponente estava bem mais pesado do que eu. Assumi o controle da luta graças ao meu treinamento e disciplina, que me permitiram controlar e superar as situações de adversidades. Acabei vencendo a luta com um desempenho dominante. Foi uma experiência incrível e faria novamente. Sou um dos promotores do SF Combat e tenho muito a cumprir”.-afirmou ele após a luta.

Mas a trajetória vitoriosa desse veterano não é um caso isolado no esporte.

No dia 24 de julho de 2010, em Moncton, Canadá, John Williams - um senhor de 70 anos - marcou a história do MMA ao se tornar a pessoa ‘mais velha’ a competir no MMA profissional, enfrentando e vencendo Larry Brubaker de 49 anos.

15 anos depois de ter lutado no UFC 2, Fred Ettish ( 1-1 ) retornou ao MMA já com 53 anos e venceu um adversário quase 30 anos mais novo que ele no CFX-Gladiator Evolution, em 2009.

O que dizer então de Skip Hall ( 2-5-1 ), que lutou MMA profissional até os 63 anos de idade, e também do lendário Dan Severn ( 101-19-7 ), que só se aposentou aos 54 anos ?

Até mesmo o Ultimate Fighting Championship ( UFC ) já teve os seus ‘coroas’ figurando em seu plantel.
Entre estes gostaríamos de citar Ron Van Clief, que teve a sua estreia no octógono mais famoso do mundo aos 51 anos de idade.
Apelidado de “dragão negro” e faixa preta em dez diferentes estilos de artes marciais, ele lutou na quarta edição do Ultimate por 3min49s até cair em um mata-leão aplicado por Royce Gracie.

Isso para citarmos apenas alguns nomes que competiram até uma “certa idade”, mas ainda há outros lutadores veteranos que continuam em atividade.

Shannon Ritch ( 128-93 ), de 49 anos e Ken Shamrock ( 28-17-2 ), de 55 anos, são apenas dois entre alguns outros atletas que também continuam competindo no MMA de alto nível.

E você aí já se sentido velho com 43 anos de idade ...

Gostaríamos de parabenizar à todos esses senhores pelo trabalho bem feito e, principalmente, ao ‘casca grossa’ Steve Barnett, personagem principal da nossa matéria.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 02/09/2019
_
Foto : Steve Barnett, 50 anos, voltou à vencer no MMA e melhorou o seu cartel para 2-2. ( Cortesia : Shannon Newton Photography | CFC media ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário