sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Kickboxing profissional novamente legalizado em British Columbia



Após anos assumindo a posição de que o código penal só permite às províncias canadenses supervisionar dois tipos de esportes de combate profissional, quais sejam o boxe e artes marciais mistas ( MMA ), o governo de British Columbia, no Canadá, mudou de sintonia e anunciou que a província também legalizará o Kickboxing profissional.

Embora o Kickboxing já fosse permitido como esporte amador em British Columbia anteriormente, o esporte não era permitido em nível profissional e os ‘Kickboxers’ tinham que enfrentar a escolha de deixar a província de British Columbia, ou então, teriam que ‘migrar’ para as competições de artes marciais mistas ( MMA ) para se tornarem profissionais, se desejassem permanecer em sua jurisdição.

Mas tudo isso mudou depois do anúncio feito na última terça-feira pela ministra do Turismo, Artes e Cultura, Lisa Beare, durante uma conferência de imprensa no evento World Champion Fight Club, em Richmond, Canadá.

De acordo com o anúncio, o Kickboxing profissional poderá ser disputado como um subconjunto das artes marciais mistas ( MMA ), o que significa que os atletas não terão mais que sair da província para se tornarem profissionais.

A decisão foi tomada por Kelly Gilday, da British Columbia Athletic Commission, que autorizou a realização das competições de Kickboxing agora no nível profissional, e não apenas no amador, já à partir do próximo ano.

Gilday disse que sua organização já trabalhava para a inclusão do Kickboxing profissional há algum tempo e essa nova etapa reduzirá o risco para os lutadores, permitindo que eles passem para o próximo nível com uma maior segurança.

A comissária atlética de BC disse ainda que espera ter uma supervisão completa do Kickboxing em 2020, mesmo que esse esporte seja disputado como um subgrupo das artes marciais mistas ( MMA ).

- “Isso também adicionará consistência ao esporte e permitirá que B.C. se junte a outras jurisdições no Canadá que já permitem a promoção do Kickboxing no nível profissional”.-declarou Gilday.

A Comissão Atlética de British Columbia supervisiona as disputas profissionais de artes marciais mistas ( MMA ) e Boxe, bem como os eventos amadores de Kickboxing, Muay Thai, Pankration e MMA em toda a província de British Columbia. A Comissão Atlética está comprometida em garantir a segurança e a integridade dos esportes de combate em toda a província.

Stan Peterec, um veterano canadense do Kickboxing e bicampeão mundial que agora treina e orienta atletas, disse que espera esta decisão há muito tempo.

-“[Estou] muito feliz pelos ‘Kickboxers’ de B.C., agora eles conseguirão ganhar dinheiro com algo que gostam de fazer, [eles] terão patrocinadores locais porque irão lutar localmente. É uma vitória para todos. Todos nós sabemos o que os esportes fazem para os jovens e eu não poderia estar mais feliz pela próxima geração”.-disse ele.

Outro que estava feliz da vida era Josh Jauncey, classificado em quinto no mundo pelo Glory Kickboxing.

-“Com o fim da proibição do Kickboxing profissional em B.C., finalmente poderei me apresentar diante de minha família, amigos e apoiadores ao longo da carreira. Poderei exibir o talento e o potencial que vive nos canadenses e em seus jovens aspirantes e finalmente terei a oportunidade de competir com mais frequência e proporcionar uma vida melhor para minha família. Fazemos parte da comunidade de Kickboxing em B.C. por mais de duas décadas e temos grandes planos para o futuro.”-finalizou Josh.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 30/08/2019
_
Foto : A ministra do Turismo, Artes e Cultura, Lisa Beare ( a segunda pessoa à partir da esquerda ), após a conferência de imprensa no World Champion Fight Club, em Richmond, na terça-feira, quando foi anunciada a legalização do Kickboxing profissional. ( Cortesia : Mark Booth | Maggie MacPherson | CBC ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário