quinta-feira, 28 de maio de 2020
Resultados do show de MMA ARC 001 realizado no sábado na Coréia do Sul
O show de MMA ARC 001 teve a sua estreia no dia 23 de maio, em Seul, capital da Coréia do Sul. A promoção é fruto da parceria entre a consagrada organização Road FC e a emissora AfreecaTV.
Esse ‘card’ inaugural trouxe lutas espetaculares e alguns dos principais prospectos da cena coreana do MMA como destaque.
O ‘main event’ ( ou “evento principal” ) foi uma luta desleixada, mas divertida, onde Bae Dong Hyun venceu Heo Jae Hyuk no último round, após sobreviver aos ataques do seu oponente. Boa parte da luta foi disputada no “clinch”, com muitos golpes sujos no corpo à corpo.
Houve ocasiões em que os lutadores se separaram e deram socos malucos, mas a maioria não acertou o adversário. Mas foi Heo quem teve os momentos mais significativos durante a luta, ao menos até a sequência final.
Heo arrastou Bae para a grade do ‘cage’ no final do primeiro round e acertou socos sólidos que mantinham seu oponente no “modo de sobrevivência”. Bae ainda desabou, no segundo período, mas se recuperou.
Indo para o último round, os dois lutadores continuaram proporcionando momentos emocionantes para o público, e se mostravam dois indivíduos muito resistentes.
Mas Bae aproveitou-se de um desequilíbrio do seu adversário após uma situação de ‘clinch’, e pulou por cima de Heo, desferindo muitos socos para definir a luta à seu favor.
Mesmo com Heo tentando se levantar, já era tarde demais e o árbitro interrompeu o confronto. Infelizmente para Heo ( 1-3 ), essa foi a sua terceira derrota consecutiva por nocaute, enquanto Bae ( 3-1 ) retomou o caminho das vitórias após ter sofrido a sua primeira derrota como profissional no final do ano passado.
No ‘co-main event’ ( ou “evento co-principal” ) tivemos um duelo entre pesos pesados onde o mongol Nandin-Erdene só precisou gastar 33 segundos do round inicial para levar o sul-coreano Kim Se Yeong à nocaute.
Nandin-Erdene acertou uma joelhada na cabeça de Kim Se Yeong para em seguida desferir uma sequência de socos até o juiz interromper a disputa.
Nandin-Erdene aumentou assim a sua série de vitórias para quatro e passa para 12-6 no geral. Kim, por sua vez, caiu para 6-4, mas isso não deve prejudicar sua posição como ‘contender’ da categoria peso pena, já que esta luta foi realizada no peso de 75kg.
Outras performances de destaque vieram dos novatos Min Shin Hee ( 1- 0 ) e Davron Kholmatov ( 1-0 ). Min nocauteou Kim Ha Hun com uma joelhada voadora aos 2:55 do primeiro round, enquanto Kholmatov nocauteou Hong Seung Hyeok em menos de 90 segundos de luta.
O prêmio de “luta da noite” teve que ir para o embate entre Ji Young Min ( 2-2 ) e Kim Yun Joong ( 0-2 ). A luta só foi decidida após três rounds com os dois lutadores sofrendo grandes danos. Ji Young Min acabou vencendo por decisão unânime dos juízes.
Confira abaixo os resultados do “ARC 001” que incluem :
ARC 001
23 de maio de 2020
Hot6ix Afreeca Colosseum
Seul, Coréia do Sul
Bae Dong Hyun venceu Heo Jae Hyuk por nocaute técnico ( nocaute técnico ) aos 1:02 do terceiro round
Nandin Erdene venceu Kim Se Yeong por nocaute técnico ( socos ) aos 0:33 do primeiro round
Park Seung Mo venceu Lee Seong Su por Decisão ( Unânime ) aos 3:00 do terceiro round
Shin Youn Seo venceu Kim San por decisão ( unânime ) aos 3:00 do terceiro round
Ji Young Min venceu Kim Yun Joong por decisão ( unânime ) aos 3:00 do terceiro round
Lee Jung Hyun venceu Ko Dong Hyeok por nocaute técnico ( socos ) aos 2:25 do terceiro round
Park Si Won venceu Min Kyung Min por finalização ( mata-leão ) aos 2:15 do terceiro round
Lee Eun Jung venceu Baeg Hyeon Ju por Decisão ( dividida ) aos 3:00 do terceiro round
Davron Kholmatov venceu Hong Seung Hyeok por nocaute técnico (socos) aos 1:20 do primeiro round
Min Shin Hee venceu Kim Ha Jun por nocaute técnico ( joelhada voadora e socos ) aos 2:55 do primeiro round
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 28/05/2020
_
Foto : O ARC 001, uma ‘joint venture’ entre o Road FC e a AfreecaTV, promoveu o retorno das competições de MMA à Coréia do Sul. ( Cortesia | Créditos : ( C ) Road FC | AfreecaTV | Divulgação ).
terça-feira, 26 de maio de 2020
Morte de Hana Kimura causa comoção entre os fãs japoneses de luta livre
O mundo do esporte está de luto devido ao falecimento da japonesa Hana Kimura, com apenas 22 anos de idade.
Uma estrela em ascensão, Hana era filha da lutadora Kyoko Kimura e seguiu os passos de sua família nos ringues de luta livre profissional. Sua estréia no ‘Telectach’ aconteceu no Wrestle-1.
Em agosto de 2016, Kimura lutou contra sua mãe Kyoko Kimura e, um mês depois, ganhou seu primeiro título, o JWP Junior Championship, derrotando Yako Fujigasaki na final do torneio.
Ela então se juntou oficialmente à Stardom Promotion em 2019 e fez alguns grandes combates na fantástica promoção de Pro Wrestling.
Kimura competiu em eventos no Madison Square Garden e no Tokyo Dome, e os ingressos para as suas lutas costumavam esgotar-se rapidamente.
Uma de suas últimas grandes lutas foi em janeiro de 2020, no Wrestle Kingdom 14, quando ela lutou ao lado de sua parceira Giulia contra Mayu Iwatani e Arisa Hoshiki no show do New Japan Pro Wrestling que teve lugar no Tokyo Dome.
Ela também lutou em 24 de março, quando empatou com Mayu Iwatani em uma eliminatória do Torneio “Cinderela”.
Kimura trabalhou ainda como uma ‘ring girl’ do Pancrase, um dos mais tradicionais shows de MMA do Japão.
Além de ser uma lutadora profissional de ‘Telecatch’, ela também estava construindo uma carreira na TV, estrelando recentemente o reality show da Netflix “Terrace House”, em seu 20º episódio. A sua curta carreira de atriz durou de 2017 até a sua morte, tendo participado também do Tokyo Talk Show, Terrace House Tokyo e Lost Decade.
Hana Kimura já era famosa antes de se juntar à “Terrace House” por ser a líder da facção ‘Tokyo Cyber Squad’, que é a favorita dos fãs japoneses de luta livre.
A noticia de sua morte, aliás, foi inicialmente divulgada em um comunicado da Stardom Wrestling, que - como citamos anteriormente - era a organização da qual Kimura fazia parte.
Embora a causa da sua morte ainda não tenha sido revelada, especula-se que ela possa ter cometido suicídio após ter recebido várias mensagens de ódio e ser ridicularizada através de suas redes sociais. Desde então ela esteve em depressão por semanas.
Pouco antes de morrer, a jovem lutadora japonesa sugeriu em uma série de postagens que ela havia sofrido ‘bullying’ virtual.
Não custa lembrar que, apesar da hipótese de suicídio não ter sido confirmada até agora, a lutadora e estrela da Netflix tinha mais de 59.000 seguidores em sua conta do Twitter, e ela era admirada por fãs de todo o mundo.
A notícia da morte de Kimura teve um impacto imediato nas redes sociais.
Fãs do Japão, EUA, México, Canadá, Irlanda, Reino Unido, França, Espanha, Austrália, Indonésia, Tailândia, Singapura e outros países pelo mundo, uniram-se e enviaram suas condolências à sua mãe no Twitter.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 26/05/2020
_
Foto : Hana Kimura era uma lutadora de Telecatch e estrela da TV japonesa que morreu subitamente aos 22 anos. A causa de sua morte ainda é desconhecida. ( Cortesia | Créditos : Acervo pessoal Hana Kimura | Stardom | Wrestle-1 | Getty Images ).
sexta-feira, 22 de maio de 2020
Boxe programa retorno dos eventos para o dia 9 de junho em Las Vegas, EUA
O consagrado promotor ( “Hall of Fame” ) de Boxe, Bob Arum, da empresa Top Rank, declarou na quinta-feira ( 21 de abril ), que o retorno do boxe nos Estados Unidos está programado para o dia 9 de junho em Las Vegas, Nevada.
O evento composto por um ‘card’ de cincos lutas está previsto para o Hotel MGM, ‘point’ badalado do boxe na capital mundial dos cassinos, e deverá ter como atrações o norte-americano Shakur Stevenson e o irlandês Michael Conlan, que farão o ‘main event’ ( ou “evento principal” ) da programação.
Este será o primeiro de uma série de eventos da ‘nobre arte’ nos próximos dois meses no hotel em Las Vegas.
O evento deverá ter transmissão pelo serviço de “streaming” da ESPN+. Embora o evento ainda dependa da aprovação da Comissão Atlética do Estado de Nevada ( NSAC, na sigla em inglês ), após a reunião da próxima semana, a sua realização já é dada como certa.
Outro ponto é a liberação dos hotéis em Las Vegas, que está apontada para acontecer durante a primeira semana de junho.
Não custa lembrar que o evento deverá ser realizado sem a presença de público.
Arum credita a Jim Murren, ex-CEO do MGM - que atualmente lidera uma força-tarefa estatal no combate ao surto do novo coronavírus - a garantia de que sejam disponibilizados testes suficientes para lutadores, juízes, comissários e qualquer outra pessoa que esteja trabalhando no local. Ele disse que 60 a 70 pessoas podem ser testadas apenas no dia da luta, usando testes que podem dar resultados em algumas horas.
Além disso, os lutadores e suas equipes ( “sparrings”, técnicos e ‘córners’ ) serão testados quando chegarem a Las Vegas na semana da luta e ficarão hospedados no MGM Grand. Eles só terão permissão para deixar os seus quartos para comer em um restaurante aprovado no hotel ou para treinar na academia Top Rank. Os lutadores também serão testados na noite anterior à luta.
Arum gostaria que a ESPN fizesse o anúncio do retorno das lutas em Nevada, mas o “bocão” Dana White, presidente do UFC-Ultimate Fighting Championship, declarou ao site do jornal “Las Vegas Review-Journal”, que o maior torneio de MMA do mundo estará retornando à sua base em Las Vegas no dia 30 de maio, o que configura a aprovação das promoções de lutas no estado.
Confiante na retomada da indústria do boxe, Bob Arum já planeja - também - o primeiro grande duelo pós-pandemia para o mês de setembro, quando deverá colocar frente a frente o ucraniano Vasyl Lomachenko e o norte-americano Teófimo Lopez, pela unificação do título de campeão mundial dos pesos leves.
Mas ‘a luta do século’ que deverá ser promovida por Arum será mesmo a revanche entre Tyson Fury e Deontay Wilder. O mandatário já iniciou as negociações com Fury desde quinta-feira para realizar a revanche - provavelmente em algum lugar fora dos EUA - no final deste ano.
Além de Arum, Oscar De La Hoya ( promotor da Golden Boy ) e Eddie Hearn ( promotor britânico ) também programam lutas para 4 e 15 de julho, respectivamente, na Flórida e em Londres. Hearn, inclusive, já concedeu uma entrevista ao ‘The Athletic’ sobre o seu próximo evento.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 22/05/2020
_
Foto : O anúncio foi feito pelo promotor do “Hall of Fame”, Bob Arum, que também já negocia com Tyson Fury para lutar em uma data posterior. ( Cortesia | Créditos : ( C ) Top Rank | Steve Marcus | Getty Images ).
terça-feira, 19 de maio de 2020
Branko Cikatic é homenageado durante o evento “CHAKURIKI 6” em 17 de maio no Japão
O evento “CHAKURIKI 6-Branko Cikatic Memorial-” foi realizado Domingo, dia 17 de maio de 2020, em Osaka, Japão.
A competição não foi aberta ao público devido à disseminação do novo coronavírus, mas foi distribuída ‘ao vivo’ em todo o mundo no site de vídeos “You Tube”, a partir das 19hs ( horário local ) do mesmo dia. Algumas fontes dizem que a competição foi vista por 6.600 pessoas. Outras sugerem que as lutas ultrapassaram a marca de 8.000 visualizações.
O torneio foi realizado pelo Dojo Chakuriki Japan em memória ao primeiro campeão do K-1 Branco Cikatic, que morreu em 22 de março aos 65 anos de idade.
Uma cerimônia comemorativa foi realizada antes das lutas e Motoyuki Amai, representante do Dojo Chakuriki Japan, leu os pêsames. Tom Harrick, presidente do Dojo Chakuriki, e Peter Aerts - da mesma academia - enviaram mensagens de apoio e pesar pela morte do lendário Kickboxer que podem ser vistas no vídeo e, finalmente, depois de uma homenagem por parte do ícone japonês Pro Wrestling Antonio Inoki, dedicaram um minuto de silêncio em memória ao lutador falecido. Só então as lutas tiveram início.
Estiveram no ‘card’ nomes consagrados do esporte como Shinya Aoki, Hiromi Amada e Yosuke Nishijima, entre outros, que competiram sob as regras do Pro Wrestling ( modalidade conhecida como ‘Puroresu’ no Japão e como “Telecatch” no Brasil ), Boxe, Kickboxing e uma única luta de MMA.
A primeira luta da programação foi realizada sob as regras do Kickboxing na categoria meio-médio ( 3 rounds de 2 minutos ). Hiroki iniciou agressivamente, mas deixou-se aberto a ataques de Ryugi. Ryugi misturou bem suas técnicas antes de parar Hiroki com um chute no corpo no final do primeiro round.
Na sequência, Yu Lizuka derrotou Naoshi Sano com uma finalização no braço ainda no primeiro round de uma luta de “Grappling”. Lizuka estava girando na cabeça de Sano enquanto ele estendia o braço, levando à vitória.
Seguiram-se três lutas profissionais de ‘Telecatch’ onde Rocky Kawamura derrotou Takahiro Tababa por nocaute, o campeão de MMA e ex-estrela do Dream Shinya Aoki finalizou Satoru Suzuki no braço e Yoshiaki Fujiwara venceu Takatoshi Matsumoto por finalização, respectivamente. uma curiosidade à cerca desse último confronto é que o ‘córner’ de Fujiwara atacou o árbitro após a luta do seu atleta.
Dando prosseguimento ao ‘card’, o pugilista e veterano do PRIDE Yousuke Nishijima e o astro do K-1 Hiromi Amada empataram em uma disputa de regras mistas disputada em dois rounds de 3 minutos.
O primeiro round foi de boxe e o segundo round de Kickboxing. Como Nishijima usava sapatos, então ele só foi autorizado a boxear. Amada derrubou Nishijima com um chute alto no segundo round.
Na única luta de MMA do programa, Shun-ichi Shimuzu venceu Takuya por finalização no primeiro round. Shimuzu derrubou Takuya inicialmente e ganhou o controle das costas do adversário antes de vencer com uma chave de braço.
O ‘main event’ ( ou “evento principal” ) contou com uma luta de kickboxing entre Shogun Okamoto e Tenshoyama . Okamoto foi declarado vencedor por decisão.
Após as lutas o próximo evento da série intitulado “Japan Bone Marrow Bank Charity Chakuriki 7 ~ Battle City Battle” foi confirmado para o dia 23 de outubro de 2020. Esse show contará com a presença do público ( portas abertas ) ‘ao vivo’ e os ingressos já estarão à vendo à partir do mês de julho.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 19/05/2020
_
Foto : Hiromi Amada e Yosuke Nishijima participaram de uma luta especial com regras mistas ( regras de boxe para o 1º Round, regras de Kickboxing para 2º Round ). O duelo entre veteranos terminou empatado. ( Cortesia | Créditos : ( C ) Dojo Chakuriki Japan | Divulgação ).
Abaixo : O ‘flyer’ de divulgação do “Chakuriki 7”, próximo evento da franquia que será realizado no dia 23 de outubro de 2020. ( Cortesia | Créditos : ( C ) Dojo Chakuriki Japan | Divulgação ).
sábado, 16 de maio de 2020
MMA retorna à Coréia do Sul com o lançamento do ARC em 23 de maio
Após o retorno dos jogos de Beisebol ( em 21 de abril ) e de futebol ( em 8 de maio ) à Coréia do Sul, agora é chegada a vez da retomada das competições de artes marciais mistas naquele país do continente asiático.
Para esse reinício do MMA na Coréia do Sul, o Road FC assinou um acordo de parceria com a AfreecaTV, um serviço de ‘streaming’ de vídeo baseado na tecnologia P2P, para garantir a realização de um novo evento já no próximo dia 23 de maio.
O novo show se chamará AfreecaTV Road Championship ( ARC ) e a edição inaugural terá lugar no Hot6ix Afreeca Colosseum, uma arena de esportes eletrônicos, dentro da Lotte World Tower, no sul de Seul, capital do país.
O ARC é uma promoção profissional de MMA que visa lançar um conteúdo curto que poderá ser visto mais rápido pelos espectadores mais jovens.
As lutas consistirão de três rounds com duração de três minutos cada. Haverá um bônus em dinheiro para o lutador que vencer seu oponente por nocaute ou finalização nos primeiros 30 segundos do round inicial de cada luta.
Também haverá uma regra de 30 segundos para impedir que os lutadores parem a ação durante a luta no solo.
O ‘main event’ ( ou “evento principal” ) do ‘card’ de 23 de maio será uma luta de pesos-pesados, entre Heo Jae Hyuk ( 1-2 ) e Bae Dong Hyun ( 2-1 ).
Seguindo as diretrizes do governo para combater o novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ), o vírus responsável pela doença Covid-19, o local do evento não permitirá que nenhum membro da platéia entre nas instalações.
Funcionários, treinadores e lutadores deverão usar uma máscara o tempo todo ( exceto durante as lutas, no caso dos atletas ), enquanto uma equipe médica estará de prontidão no local para atender a qualquer emergência. Ao entrar e sair, todos os indivíduos terão sua temperatura corporal verificada e desinfetantes para as mãos também estarão disponíveis.
A Coréia do Sul foi um dos países fora da China que foi mais afetado no início da crise do coronavírus, o que forçou o adiamento dos shows do Road FC programados anteriormente para 18 de abril e 16 de maio, mas na sequência o país conseguiu estabilizar as infecções.
O feito rendeu elogios da própria Organização Mundial de Saúde ( OMS ), que classifica o país como um dos mais gabaritados para se sobressair à essa crise mundial da saúde, com métodos que já se mostraram eficazes para rastrear e controlar possíveis surtos no futuro.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 16/05/2020
_
Foto : O novo evento é fruto da união do Road FC com a AfreecaTV. ( Cortesia | Créditos : ( C ) Road FC | AfreecaTV | Divulgação ).
quinta-feira, 14 de maio de 2020
K-1 lança plataforma on-line “K-1 DX” para continuar avançando em tempos do ‘novo normal’
O K-1, que foi durante muito tempo a maior promoção de “trocação” ( ou ‘lutas em pé’ ) do mundo, está trabalhando para se manter durante esses tempos difíceis e além de continuar à realizar eventos de lutas ( sem público ), está inovando ao promover a mudança digital da indústria do entretenimento, além de criar novas oportunidades de lucro para o segmento das artes marciais.
Na quarta-feira, 13 de maio, a sede de publicidade da CyberAgent anunciou em um comunicado à imprensa que a sua subsidiária OEN Co., Ltd., em cooperação com a GEN Sports Management, lançou uma nova linha especializada on-line chamada “K-1 DX” ( K one DX ).
O lançamento faz parte das medidas para “apoiar os negócios”, e está relacionado à situação atual em que muitos entretenimentos, como os shows de artes marciais e performances ‘ao vivo’ foram cancelados devido à disseminação de novas infecções pelo coronavírus, e está relacionado também ao entretenimento de acordo com a era do ‘novo normal’.
Estes foram alguns dos motivos pelos quais o K-1 Japan Group decidiu estabelecer este novo conteúdo on-line exclusivo através do K-1 DX, com foco em projetos que não podem ser vistos nas competições regulares do K-1 e lutas de exibição como no canal da franquia no YouTube.
Além da possibilidade de realizar eventos de lutas on-line, a plataforma também permitirá que os fãs possam interagir e manter a comunicação com os lutadores e demais fãs, mediante o pagamento de uma taxa mensal por canal.
O “K-1 DX” disponibilizará ainda uma sala on-line, vendas de comércio eletrônico e troca de dinheiro ( digital ), entre outros recursos.
O primeiro “K-1 DX” será realizado de junho a julho e promete ser completamente diferente do K-1 Krush, K-1 KHAOS, e outros shows da famosa franquia, de acordo com o produtor do K-1, Takumi Nakamura.
Desta vez, a OEN Co., Ltd., subsidiária da Cyber Agent Co., Ltd. especializada em suporte à digitalização para monetização na indústria do entretenimento, decidiu apoiar o K-1, mas existe uma boa possibilidade de distribuição dos eventos de MMA e de ‘grappling’ nesse mesmo formato em um futuro bem próximo.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 14/05/2020
_
Foto : O “K-1 DX” é uma nova plataforma digital suportada pelo OEN que promete uma transformação no mundo dos esportes. ( Cortesia | Créditos : ( C ) K-1 Group | ( C ) M- 1 Mídia Esportiva | ( C ) Cyber Agent Co., Ltd. | ( C ) OEN Co., Ltd. | ( C ) GEN Sports Management ).
terça-feira, 12 de maio de 2020
Show de MMA Titan FC 60 será realizado no dia 29 de maio na Flórida, EUA
À medida que o mundo retoma as suas atividades gradativamente, as promoções de MMA também voltam a realizar os seus eventos. Com isso, o UFC não será a única franquia a realizar seus shows no mês de maio nos EUA, enquanto as restrições começam a diminuir.
Os oficiais do Titan Fighting Championship confirmaram que o Titan FC 60 será realizado na sexta-feira, dia 29 de maio, com cinco lutas de MMA e uma luta no estilo ‘Combat Grappling’.
O torneio terá lugar na Flórida, mas será realizado em um local não revelado e também não será aberto ao público. Contudo, será transmitido pelo UFC Fight Pass.
O Titan FC 60 foi anunciado oficialmente após conversas com o governo do estado, a Comissão Estadual de Boxe, o UFC, o prefeito de Miami e os senadores da Flórida, segundo Lex McMahon, diretor de operações do Titan FC.
-“Enquanto estamos empolgados em voltar à competição, trabalhamos duro para garantir a segurança de nossos atletas, nossos funcionários e funcionários da comissão que trabalharão conosco no evento. Trabalhamos no desenvolvimento de nosso plano de segurança com a Comissão de Boxe da Flórida e os governos estaduais e locais. Os principais componentes do nosso plano são: 1) números limitados no local, 2) testes, 3) distanciamento social prático e 4) ênfase no saneamento.”- disse McMahon.
No mês passado, o escritório do governador da Flórida, Ron DeSantis, considerou o esporte profissional de lutas como “atividade essencial”, uma vez que o entretenimento também é essencial para a vida humana, desde que as diretrizes sejam respeitadas em meio à pandemia do novo coronavírus.
Desde então, as gravações da WWE ( shows com lutas de ‘Telecatch’ ) e tês ‘cards’ consecutivos do UFC ( nos dias 9, 13 e 16 de maio, respectivamente ) estão sendo realizados no estado da Flórida e o mundo norte-americano do MMA começou a passar para o próximo nível.
A atração principal do Titan FC 60 será uma luta no estilo ‘Combat Grappling’ entre Gesias “JZ” Cavalcante e Raush Manfio.
O brasileiro Gesias é famoso no continente asiático, principalmente no Japão, onde se apresentou em promoções de MMA do porte do K-1 HERO’S, DREAM e Ganryujima. O lutador também se tornou conhecido na China, onde lutou no Kungfu Union, um show de MMA realizado em Dalian ( uma grande cidade e porto marítimo do sul da província de Liaoning ).
Seu adversário, Raush Manfio, é um ex-campeão dos leves do Titan FC.
Segundo alguns jornalistas, o estilo ‘Combat Grappling’ é regulamentado pela ISKA e suas regras permitem golpes traumáticos ( como socos e chutes ), além técnicas de finalização, portanto o seu formato é bem próximo ao MMA.
Além dessa luta no estilo ‘Combat Grappling’, o Titan FC 60 contará ainda cinco lutas de MMA, como citamos anteriormente.
Veja como está o ‘card’ de lutas do “Titan FC 60” até o momento :
Titan FC 60
29 de maio de 2020
Flórida, EUA
Gesias “JZ” Cavalcante vs Raush Manfio - Combat Grappling
Frank Carrillo vs Ramy Hamed - MMA
Danny Sabatello vs Raymond Ramos - MMA
Mike Lilly vs Kendly St. Louis - MMA
Dany Gonzalez vs Sal Guerierro - MMA
Gustavo Villamil vs TBD - MMA
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 12/05/2020
_
Foto acima : O lutador brasileiro Gesias “JZ” Cavalcante, famoso no Japão, será a atração principal do Titan FC 60. ( Créditos | Cortesia : Acervo pessoal Gesias “JZ” Cavalcante | ( C ) fightsports | ( C ) FEG | Divulgação ).
Abaixo : O Titan FC 60 será transmitido pelo UFC Fight Pass. ( Créditos | Cortesia : ( C ) Titan FC | Divulgação ).
sábado, 9 de maio de 2020
Divulgado o ‘card’ do Shooto 0531 que será realizado dia 31 de maio no Japão
A Japan Shooto Association confirmou a realização do Shooto 0531 no dia 31 de maio. O evento será promovido com a cooperação do ONE Championship e as lutas serão transmitidas pela AbemaTV. Mas essa edição não será aberta ao público em geral e o local do evento não será revelado, assim como aconteceu com o “Road to ONE: 2nd” realizado no mês passado.
Contudo, não custa lembrar que a organização que remota às origens das artes marciais mistas tem experiência em promover ‘cards’ de lutas durante a pandemia.
Regulamentos bastante rígidos estarão em vigor como parte das medidas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
Será realizada uma termometria completa em todos os presentes, desinfecção das mãos com álcool, gargarejo e o local será esterilizado várias vezes ao dia por um especialista.
Os lutadores não poderão permanecer no local após as lutas e serão obrigados a registrar sua temperatura todos os dias no período de preparação que que antecede os combates, além de passar por verificações de temperatura também na noite do evento, como citado anteriormente.
Todos os ‘córners’ dos lutadores também serão obrigados a usar máscaras, luvas e roupas de proteção contra o vírus e os médicos do evento usarão roupas cirúrgicas.
Somente os atletas não utilizarão as máscaras de proteção ( e isso apenas durante as lutas ) bem como os árbitros centrais.
A pesagem agora ocorrerá no mesmo dia do evento e todos serão automaticamente movidos para uma categoria de peso acima, em sistema semelhante ao que será operado pelo ONE Championship, embora sem os testes de hidratação.
Quanto às lutas propriamente ditas, estas incluirão uma disputa de cinturão, algumas lutas casadas e as semi-finais do torneio da categoria peso átomo feminino.
Foi anunciado que o título provisório da categoria peso galo estará em jogo nesse Shooto 0531. O atual campeão Ryo Okada ( 15-4-3 ) estará defendendo o seu cinturão contra o invicto Kazuma Kuramoto ( 7-0 ).
Okada empatou com Tatsuya Ando em sua mais recente defesa do título no “Shooto 30th Anniversary Tour: 7th Round” em setembro passado. Atualmente, o lutador de 31 anos é o campeão incontestável do peso galo.
Kuramoto, por sua vez, iniciou a sua carreira no MMA relativamente tarde. O atleta de 33 anos estreou profissionalmente em 2017 e venceu todas as suas sete lutas, obtendo uma vitória por nocaute técnico sobre o experiente Yuta Nezu no “Shooto 30th Anniversary Tour” em novembro passado.
Também teremos um confronto no peso leve entre Akiyo Nishiura ( 14-9-1 ) e Keisuke Sasu ( 5-1-1 ).
Nishiura não tem competido regularmente no MMA. Ele foi derrotado por Kleber Koike Erbst no “Road to ONE” no ano passado, mas conseguiu uma vitória por decisão sobre Andy Souwer em um ‘card’ do RIZIN em 2017.
O veterano enfrentará um lutador 11 anos mais novo.
Já Keisuke Sasu vingou-se da única derrota em toda a sua carreira quando venceu Derricott Yamamoto por decisão majoritária no “Shooto 30th Anniversary Tour”, em novembro passado.
O ‘card’ também apresentará as semi-finais do torneio da categoria peso átomo feminino.
Saori Oshima ( 1-0 ) enfrenta Mina Kurobe ( 14-5 ), enquanto Mirai Nakamura ( 2-1 ) lutará com Megumi Sugimoto ( 4-1 ).
Os duelos entre Takeaki Kinoshita vs. Yamato Nishikawa ( peso leve ) e Hayato Ishii vs. Tsubasa Saito ( peso pena) completam a programação.
Shooto 0531
31 de maio de 2020
Tóquio, Japão
Ryo Okada (c) vs. Kazuma Kuramoto ( válido pelo título provisório de peso galo )
Keisuke Sasu x Akiyo Nishiura ( peso leve )
Megumi Sugimoto x Miku Nakamura ( semi-final do torneio peso átomo feminino )
Mina Kurobe x Saori Oshima ( semi-final do torneio peso átomo feminino )
Takeaki Kinoshita x Yamato Nishikawa ( peso leve )
Hayato Ishii x Tsubasa Saito ( peso pena)
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 09/05/2020
_
Foto : Megumi Sugimoto e Miku Nakamura lutam em uma das semi-finais do torneio da categoria peso átomo feminino. ( Créditos | Cortesia : ( C ) Japan Shooto Association | ( C ) ONE Championship | AbemaTV ).
sexta-feira, 8 de maio de 2020
Fábio Maldonado se coloca à disposição para lutar com Mike Tyson
Depois de vários anos de dificuldades financeiras, o boxeador Mike Tyson está mantendo outros negócios que caminham em paralelo. Ele dirige o seu popular “podcast” ( Hotboxin’ With Mike Tyson ), montou uma instituição de caridade ( Mike Tyson Cares Foundation ) e cuida de uma fazenda dedicada ao cultivo da erva ‘cannabis’ ( Tyson Ranch ).
Agora, o ex-campeão dos pesos pesados de boxe anunciou que pretende retornar - 15 anos depois de se aposentar - e fazer lutas exibição de três ou quatro ‘rounds’ para ajudar pessoas carentes ou dependentes de drogas, além de arrecadar recursos para ações de caridade com as vítimas do coronavírus.
Mike Tyson, inclusive, já compartilhou com os seguidores de suas redes sociais detalhes de sua rotina de treinamento para voltar aos ringues de boxe.
-“Faço duas horas de cárdio, ando de bicicleta e esteira por uma hora, depois faço alguns pesos leves, 300, 250 repetições. Então começo o treino de boxe, vou lá e bato as manoplas, 30 minutos, 25 minutos, começo a ficar em melhores condições. Estou começando a juntar essas combinações. Pretendo fazer três ou quatro lutas de exibição para ajudar algumas instituições de caridade além de outras coisas.”-disse o pugilista.
Mike Tyson, atualmente com 53 anos, contabiliza ao todo em seu cartel 58 vitórias, sendo 44 delas por nocaute, e 6 derrotas.
Em 1986, então com 20 anos de idade, ele se tornou o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados. Em 1987, Mike Tyson conquistou títulos mundiais da Federação Internacional do Boxe e da Associação Mundial de Boxe.
Atualmente, Tyson se reverteu ao Islamismo. Seu nome muçulmano é Malik Abdul Aziz.
Quem já se colocou à disposição para lutar com ‘Iron Mike’ foi o paulista Fábio Maldonado, lutador de boxe e MMA. Ele torce para ser um dos possíveis adversários de Tyson ( idolatrada por Maldonado ). O atleta - que iniciou a sua carreira nas lutas em 1997 no boxe amador e migrou para o boxe profissional em 2002 - vê com bons olhos essas lutas de exibição em prol da caridade.
A informação nos foi passada por um dos ‘managers’ do “caipira de aço”, como é conhecido o lutador que completou 40 anos no último dia 17 de março.
No MMA profissional desde o ano 2000, Fabio Maldonado tem 26 vitórias e 14 derrotas na carreira e acumula apresentações pelo UFC e RIZIN. O atleta vem de vitória sobre Pelu Adetola em sua última luta realizada sob as regras do MMA no Serbian Battle Championship 27, em 14 de março.
Por outro lado, Maldonado voltou a amargar uma derrota em sua última luta de boxe profissional. No último dia 28 de fevereiro, o brasileiro foi derrotado nas regras da nobre arte por Carlos Takam ( decisão dos jurados ), no Star Boxing Rocking Fights, evento realizado em Huntington, New York, EUA.
O atleta também planeja continuar competindo e revelou ter planos até o fim deste ano, tanto no boxe, quanto no MMA.
Contudo, ainda não está certo se Maldonado irá realizar esse seu desejo de lutar com Mike Tyson. Onde e quando e sob quais regras ?
Se a internet é um guia, certamente há interesse. Segundo o próprio Anderson Silva, ex-detentor do cinturão do peso médio do UFC, existe a possibilidade de realização dessa luta.
Mas e para você ? Quem vence essa provável luta ? Mike Tyson ou Fabio Maldonado ?
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 08/05/2020
_
Foto : Fábio Maldonado vai lutar com Mike Tyson ? Segundo Anderson Silva, ex-campeão peso médio do UFC, vai sim. ( Créditos | Cortesia : Acervo pessoal Fábio Maldonado | Divulgação ).
terça-feira, 5 de maio de 2020
Eventos com lutas de Muay Thai retornarão à partir do dia 15 de Junho
A pandemia de covid-19 atingiu o Muay Thai com força na Tailândia, com torneios e estádios sendo os primeiros a fechar devido a quarentena decretada em Bangkok à partir de 21 de março e que, inicialmente, duraria 14 dias. Com o aumento de casos e mortes, além da prorrogação do confinamento, o toque de recolher foi decretado.
Sem qualquer renda, muitos lutadores voltaram para suas províncias onde o treinamento parou. Os lutadores juntaram-se assim à milhões de desempregados por causa do vírus, que devastou as indústrias de turismo, entretenimento e restaurantes da Tailândia.
Para a maioria dos lutadores profissionais na Tailândia, o ringue serviu como uma saída da pobreza para eles e suas famílias.
O governo prometeu uma entrega mensal em dinheiro de 5.000 baht ( R$ 800 ) aos trabalhadores afetados.
Mas lutadores sem licença específica não são elegíveis para o auxílio, diz Jade Sirisompan, da Organização Mundial de Muay Thai.
Contudo, os lutadores poderão retornar aos ringues em breve, pois com o aparente controle da pandemia, a quarentena deverá terminar já no final de maio e a proibição das lutas nos estádios deverá cair em meados do mês de junho.
Inclusive, já foi anunciado pela mídia geral e especializada que os estádios de boxe tailandês ( Muay Thai ), notoriamente o Ratchadamnoen ( ou Rajadamnern ) e o Lumpinee, deverão reabrir em 15 de junho. A notícia também foi confirmada por um dos organizadores do esporte em Bangkok, capital e cidade mais populosa da Tailândia.
Sumet Suesattabongkoch, um promotor de Muay Thai do Estádio Ratchadamnoen, disse que as lutas provavelmente serão transmitidas apenas pela TV e que o público não poderá assistir às lutas dentro dos estádios.
-“A boa notícia é que há esperança para a indústria do boxe tailandês, pois já se comenta que os [estádios] serão destravados até, mais tardar, 15 de junho.”-disse Sumet.
Ele também expressou condolências por aqueles que morreram na pandemia do coronavírus e pediu ao governo tailandês para ajudar a indústria do Muay Thai que foi atingida com força pelo novo vírus.
-“Gostaria de pedir a todos da indústria do boxe tailandês que aguentem um pouco mais. Tudo ficará bem em breve.”-complementou Sumet.
Dezenas de infecções por coronavírus na Tailândia foram atribuídas a uma noite de lutas em 6 de março no Estádio Lumpinee. As lutas ocorreram nas instalações pertencentes ao exército, apesar de uma ordem de fechamento emitida pelo governo. A arena lotada levou a centenas de contaminações, incluindo o locutor, funcionários do estádio, políticos e oficiais do exército.
Mais tarde, os militares anunciaram uma investigação sobre o incidente, mas nenhum resultado foi publicado até o momento da publicação desta matéria.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 05/05/2020
_
Foto : O boxe tailandês se tornou popular em todo o mundo graças aos filmes de Jean Claude Van Damme e aos lutadores que representaram o Muay Thai nas competições de MMA, além de eventos como o K-1. ( Créditos | Cortesia : tvtoday.de | Pinterest.com | Divulgação ).
segunda-feira, 4 de maio de 2020
Women’s Bushido Rin deverá ter edição de estreia dia 23 de Maio no Japão
A cena do MMA no Japão anda devagar, quase parando, com os eventos sendo remarcados para datas posteriores.
O “Road to ONE: 2nd” realizado em Tóquio no mês passado foi uma exceção a essa regra.
No próximo dia 17 de maio o Dojo Chakuriki Japan estará promovendo o campeonato “CHAKURIKI 6-Branko Cikatic Memorial-”, um torneio realizado sem público em Osaka e com distribuição apenas pela internet.
Já no dia 23 de Maio, ( sábado ),será a vez de uma nova e intrigante organização de lutas chamada Women’s Bushido Rin ou “Bushido Rin feminino” promover o seu ‘card’ inaugural.
A competição deve apresentar uma mistura de regras únicas situadas em algum lugar entre as artes marciais mistas ( MMA ), “Ganryujima”, RINGS e ‘Telecatch’ ( luta livre profissional ).
As lutas serão compostas por um único ‘round’ de 10 minutos ( 5 minutos para as lutas eliminatórias ) e ocorrerão em um tatame circular. As competidoras deverão usar o “Gi” ( quimono ), mas o comprimento das mangas será opcional, e estas deverão usar também calções ou shorts, além de calçar as luvas de MMA.
As lutas começarão em pé e serão permitidos socos, chutes e joelhadas. Cotoveladas serão proibidas. As quedas serão permitidas, bem com os arremessos, desde que estes não joguem as oponentes ‘de cabeça’. No caso de um “knockdown”, será aberta uma contagem de 10 segundos. Será imposto um prazo de 30 segundos para a luta no solo e golpes na cabeça de qualquer tipo no chão serão proibidos.
O Women’s Bushido Rin ou “Bushido Rin feminino” oferecerá uma variedade de maneiras para se vencer uma luta. Um nocaute em que a adversária não consegue se recuperar durante a contagem até 10 garantirá a vitória, assim como um nocaute limpo. No solo, as vitórias podem vir por finalização ou por paralisação médica. Ao contrário das regras do MMA, as participantes também podem garantir uma vitória empurrando ou jogando as suas adversárias para fora da área de luta algumas vezes ( no caso desse evento, em particular, 10 vezes. Ou 5 vezes para as lutas de 5 minutos ). Por fim, imobilizar os dois ombros da adversária no tapete ( encostamento ) por 3 segundos também garantirá a vitória.
O ‘card’ do programa de estréia do Women’s Bushido Rin será encabeçado por lutadoras do “Team Date”, que enfrentam adversárias vindas de vários outros estilos de lutas.
O evento será realizado na Star Rise Tower, que mantêm vários estúdios como Terra, Jupiter, Venus, etc. que são preparados para sediar vários eventos, como filmagens diversas, desfiles de moda, apresentação de novos produtos, exposições, shows, exibições públicas, festas, entre outros.
Veja como está o ‘card’ do “Women’s Bushido Rin” até o momento :
Women’s Bushido Rin
23 de Maio de 2020
Star Rise Tower
Tóquio, Japão
Combate especial de ‘tag team’, 70 kg ( 15 minutos x 1R )
Nao Date vs Yuiga ( Pro Wrestling )
Nori Date vs Yuko Hayashi ( Judô )
Luta casada, 45kg
Hana Date vs Yayoi Inoue ( Kickboxing )
Luta casada, 55 kg
Karen Date x Melty Kira ( anfitriã de combate )
P.S.: Para maiores informações sobre como chegar ao local do evento, acesse o site da Star Rise Tower clicando no ‘link’ abaixo ( ou então, copie e cole no seu navegador ) :
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 04/05/2020
_
Foto : O Women’s Bushido Rin será liderado por lutadoras do “Team Date”. Nao, Nori, Hana e Karen Date. ( Créditos | Cortesia : ( C ) Women’s Bushido Rin | Divulgação ).
domingo, 3 de maio de 2020
Entrevista exclusiva com o Grande Mestre João Rezende, Faixa Vermelha 9° Grau de Jiu-Jítsu
Hoje vamos ter um bate papo com o Grande Mestre João Rezende de Souza Filho, seguidor do Grande Mestre Oswaldo Baptista Fadda e um dos pioneiros do Jiu-Jítsu e Judô na Região de Ilhabela*, assim como em muitas regiões do Brasil.
O Grande Mestre João Rezende é originário da cidade de Muriqui, no estado do Rio de Janeiro, e é Faixa Vermelha 9°Grau nomeado pela FJJRio desde 2007.
Um dos principais GM da história do Jiu-Jítsu, o Grande Mestre Rezende possui uma vida de contribuição à Arte Suave.
Ao longo de sua trajetória esportiva, o Grande Mestre Rezende formou mais de 500 atletas em faixa preta, sempre com o mesmo objetivo : formar cidadãos por meio do esporte, mais precisamente pelo Jiu-Jítsu.
Ele é o fundador, Professor e Mestre da equipe PREV de Jiu-Jítsu.
Confira a entrevista exclusiva à seguir :
1) Mestre, à quantos anos o senhor prática artes marciais e quais foram suas artes de origem ?
Grande Mestre João Rezende : Comecei aos 7 anos de idade à praticar Judô com o Mestre Ricardo Andrade e Jiu-Jítsu com o Mestre Olandi Pinto Tavares, o ‘Faxada’, também responsável pela academia de Polícia sob a supervisão do GM Osvaldo Fadda. Prático Artes Marciais à setenta anos e agora me encontro com setenta e sete anos de idade.
2) Como foi a sua experiência de convivência com o Grande Mestre Fadda ? Conte um pouco sobre a sua migração para a academia Matriz Fadda.
Grande Mestre João Rezende : Eu tinha aproximadamente dez anos de idade, já treinava sob a tutela do GM Osvaldo Fadda, sendo que meus graus anteriores tinham sido reconhecidos pelo mesmo. Um dia, meu professor - na época o GM Olandi Pinto Tavares - chegou e me transferiu para a academia Fadda devido à dificuldade de mobilidade que eu tinha para treinar Judô e Jiu-Jítsu em diferentes academias. Ele me transferiu para a matriz afim de que eu treinasse em uma só academia e também tivesse uma convivência diária com o GM Osvaldo Fadda.
3) Fale pra gente um pouco sobre a sua vida na infância e o que lhe levou à prática das Artes Marciais ?
Grande Mestre João Rezende : Desde pequeno fui um garoto ativo em uma família de quatorze irmãos. Sempre tive que me defender, pois a porrada comia entre os garotos, ( hahaha ), “instinto de sobrevivência”, eu acho. Acredito que daí foi natural o interesse. Uma vez, com 14 anos, lembro que foi minha última briga com um irmão, eu me encontrava em ótima forma física, treinando todos os dias. Meu irmão, por um motivo banal, como a maioria de brigas de adolescentes e jovens veio me agredir e pelo simples fato da minha esquiva e projeção ele se cortou na janela de casa, chegando a dar até polícia ( risos ). Dali em diante, minhas técnicas foram comprovadas apenas nos ringues e na minha defesa fora de casa.
4) Apesar de ser um Fadda, sabemos que tem uma ótima relação com membros da família Gracie. Conte-nos um pouco sobre esse fato.
Grande Mestre João Rezende : Primeiramente, para mim a arte marcial foi feita para a união e para a evolução do ser humano. Não tenho, nem nunca tive, o porque ter algo contra eles, que muito pelo contrário, são grandes amigos que tenho. Por ex: adoro o Robson - “GM Carlos Robson Gracie, Presidente da FJJRio” - tive experiência de treinos com os grandes amigos Rolker, Royler e Rickson, pessoas das quais estimo muito, como também tive vivência em eventos dos meus tempos com Carlson e Hélio, entre outros.
5) Sabemos que você participou tanto de competições de Jiu-Jítsu, Vale Tudo, Luta Livre, e Judô como também de ‘Telecatch’. Conte-nos um pouco sobre isso.
Grande Mestre João Rezende : Há ... Vivíamos em um tempo em que o esporte precisava ser divulgado e mostrado ao país e competir naqueles tempos não era fácil, pois “valia tudo”, a agressividade era muito forte e nem sempre era possível dar um ‘show’ como competições. Dali veio a idéia do ‘Telecatch’, pois além de mostrarmos as técnicas, cada um tinha um personagem. O meu era o “galo valente”.
6) Qual a modalidade que mais lhe agradava disputar ?
Grande Mestre João Rezende : No início, eu gostava muito do Judô, mas depois que o tempo foi passando e as regras do Judô ficaram cada vez mais restritas, eu aderi ao Jiu-Jítsu e ao Vale Tudo.
7) Fale sobre a rivalidade Jiu-Jítsu vs. Luta Livre.
Grande Mestre João Rezende : Eu não diria rivalidade, pois isso denotaria uma inimizade, o que é fora da realidade, pois os esportes de artes marciais buscam os mesmos objetivos, o corpo e a mente sadias. O desejo de domínio sobre outros não faz parte da filosofia do Jiu-Jítsu. A violência e a intenção de infligir danos, a quem quer que seja, nunca é feita por integrantes legítimos de nosso grupo, nem mesmo quando há tensões extremas, pois não é isto que é ensinado nas academias. Lutadores com inclinação à violência, à homofobia, misoginia, são duramente repreendidos ou expulsos do nosso convívio. Não há qualquer estímulo à esse comportamento.
8) Conte-nos um pouco mais sobre a sua rotina em sua época de garoto na Academia Fadda.
Grande Mestre João Rezende : Todos os dias eu caminhava aproximadamente 15 km até o Bangu Atlético Clube, local no qual treinávamos na época, tempos em que treinávamos a parte física e a parte técnica, sendo que na parte física fazíamos muitos treinamentos em conjunto com a equipe de Futebol, além do Jiu-Jítsu.
9) Fale-nos sobre alguns de seus feitos como Mestre de Jiu-Jítsu, faixas pretas formados, número de alunos que passaram por sua equipe, premiações e etc.
Grande Mestre João Rezende : Primeiramente, minha maior honraria foi ter formado grandes homens em diferentes áreas da vida, pois o Jiu-Jítsu e a arte marcial como um todo foram feitos para isso. Depois disso, tive mais de 5 mil alunos que passaram por mim nesses anos, como também mais de quinhentos faixas pretas e honraria como ter sido o único do Jiu-Jítsu a ter carregado a tocha olímpica. Recebi a comenda de Honra do Coronel Telhada Junto ao GM Otávio de Almeida.
10) Cite alguns faixas pretas que passaram por sua academia, apenas alguns que lembre nesse momento.
Grande Mestre João Rezende : Roberto Penedo de Almeida, Vitor de Paula Souza, Eslim Viana, Giliard Xavier dos Santos, Pablo Rangel, Eber Pires, Fernando Rodrigues Mendes, Daniel Alves de Lucena, Thiago Gaia, Fabricio Medeiros, Ricardo Egídio, Alex Nogueira, Henrique ‘Macarrão’, Edson Silva, Renato Costa.
11) Quais foram alguns dos principais lutadores que viu em sua vida ?
Grande Mestre João Rezende : Pedro Hemetério, Shiaki Uchi, Aurélio Miguel, Marco Ruas, Rickson Gracie, Ivan Gomes, Carlson Gracie.
12) Para finalizar nosso bate papo, qual sua missão de vida ?
Grande Mestre João Rezende : Gosto de provar que todas as pessoas são capazes, essa é a missão. Gosto de ensinar o respeito e que todos somos iguais e podemos chegar aonde quiser.
*NOTA .: *Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e está localizado no eixo São Paulo-Rio, próximo de cidades como São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba ( no Litoral Norte de SP ), e Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande ( no Rio de Janeiro ). Distante 210 km da capital paulista, e a 440 km da cidade do Rio de Janeiro, há várias maneiras de chegar à ilha.
*Entrevista concedida ao colaborador Oriosvaldo Costa em 03/05/2020 | Connection Japan
_
Foto acima : O GM Rezende é faixa vermelha 9° Grau desde 2007 e tem uma grande trajetória na arte suave com seus ensinamentos e apoio aos seus atletas. ( Créditos | Cortesia : Acervo pessoal GM João Rezende | Divulgação ).
Abaixo : O GM Rezende recebendo homenagem de Daniel Lucena durante a 2ª edição do Encontro de Mestres e Professores ( em Santa Isabel, interior de São Paulo ), ao lado do Editor da Revista Master, Fábio Bueno, entre outros. ( Créditos | Cortesia : Acervo pessoal GM João Rezende | Revista Master | (C) Bueno Editora ).
Assinar:
Postagens (Atom)