quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Saiba como surgiram os shows de MMA Quad City Ultimate e Extreme Challenge



O próximo dia 20 de janeiro marcará o 23º aniversário do primeiro evento de MMA promovido por Monte Cox. O evento batizado de Quad City Ultimate foi realizado em 20 de janeiro de 1996, época em que o MMA ainda era chamado de ‘No Holds Barred’, ou simplesmente “NHB”.

Um pioneiro nos esportes de combate nos EUA em muitos aspectos, além de ex-boxeador profissional e promotor de eventos no estado norte-americano de Iowa, Monte Cox é um promotor de lutas sem paralelo. Ele organizou mais de 100 eventos de boxe, incluindo lutas pelo título mundial com nomes como James Toney e Hector Macho Camacho, e mais de 700 shows de MMA.

E talvez ele seja ainda mais conhecido por seu trabalho como “manager”, uma vez que já gerenciou as carreiras de quinze diferentes campeões mundiais de grandes organizações, incluindo oito no UFC e três no Bellator. Entre estes podemos citar Matt Hughes ( Hall da Fama do UFC ), Pat Miletich, Jens Pulver ( campeão peso leve do UFC ), Tim Sylvia ( ex-campeão peso-pesado do UFC ), Rich Franklin ( ex-campeão dos pesos médios ), Sean Sherk ( ex-campeão dos leves ), além de Justin Eilers, Andre Roberts, Tony Fryklund, Joe Slick, Laverne Clark, Dave Menne, Jeremy Horn e Robbie Lawler, entre muitos outros.

Voltando à 1996 ... Esse foi o ano em que Cox começou à abrir caminho para muitos lutadores de MMA hoje consagrados e verdadeiras lendas do esporte.
Ele já havia promovido alguns eventos de boxe, mas a sua experiência no MMA estava limitada a viajar para ver Pat Miletich conquistar seu primeiro título no show ‘Battle Of The Masters’, em Chicago e assistir ao 8º evento do UFC, o Ultimate Ultimate.

Foi então que, depois de muita insistência, Miletich acabou convencendo-o a promover o evento, que foi batizado de ‘Quad City Ultimate’. O show foi realizado no The Mark Of The Quad Cities, uma arena elegante com capacidade para 12.000 pessoas e localizada do outro lado do rio, em Moline, Illinois. Era 20 de janeiro de 1996 e o local tinha apenas dois anos de existência e Cox sabia que isso acrescentaria muita legitimidade ao novo esporte, no geral, e também ao evento, em particular.

Miletich jurou que seria um grande vendedor de ingressos ... isso significava vender 200 ingressos para uma luta de boxe em uma cidade pequena. Ele e seu amigo Mark Hanssen venderam 100 ingressos, depois mais 300 … Depois Cox levou mais de 500 ingressos e eles se foram em uma semana. Na noite anterior ao show, Dan, um outro amigo de Miletich, vendeu mais de 4.000 ingressos para ele.

[ N.E.: Naqueles idos tempos, muitos lutadores competiam apenas por amor ao esporte, e não recebiam bolsas em dinheiro, como acontece ainda hoje em algumas promoções no meio-oeste americano ].

Ninguém sabia com quem iria lutar horas antes do início do show. A reputação de Miletich havia se espalhado pelo Centro-Oeste, então foi difícil conseguir um oponente para ele. Os lutadores que lutaram naquela noite foram indicados por Pat e Mark, sendo que Monte complementou o ‘card’ com alguns atletas locais.

Após as lutas serem definidas através de um sistema de sorteio, o show finalmente teve início, com destaque para Yasunori Matsumoto e Pat Miletich, os vencedores dos dois torneios eliminatórios de 4 homens em suas respectivas categorias.

O japonês Yasunori Matsumoto, quatro vezes campeão de MMA em seu país teve o seu braço quebrado por Miletich em um evento anterior do Battle Of The Masters. Naquela ocasião ele continuou lutando mesmo com um braço, até perder por estrangulamento.
No Quad City Ultimate, Matsumoto ganhou um dos torneios, ao passar por Mark Hanssen e Mike Johnson, respectivamente. O japonês venceu ambas as lutas por “TKO” ( Technical Knock Out ou “nocaute técnico” ).

Miletich, o outro vencedor da noite, venceu Ed McLennan por finalização ( chave de braço ) e o ‘alternate’ ( lutador substituto ) Rick Gravesen, com um estrangulamento, na final.

Aquela foi uma ótima noite e um excelente início de carreira para Monte Cox no MMA. Pois foi à partir daí que centenas de lutadores de MMA decidiram se mudar para a cidade ao longo dos anos, onde passaram a treinar com Miletich e participar dos eventos promovidos por Cox, que aproveitou para gerencias as suas carreiras.

Seis meses depois da segunda edição do Quad City Ultimate ( realizada em 11 de maio de 1996 ), a promoção acabou se tornando uma outra, que foi batizada como ‘Extreme Challenge’.
O show inaugural do Extreme Challenge foi realizado no dia 23 de novembro de 1996 e a franquia continua em atividade até os dias de hoje, já tendo sido promovidas 238 edições.
Nos primeiros dias do novo show, Monte Cox arrumou sua barraca e sua “gaiola” e rodou por todo lugar no meio-oeste americano ( A região Meio-Oeste é também chamada de região Centro-Oeste ). Ele chegava em uma uma cidade onde queria promover um show, alugava algum ginásio ou uma arena, fazia um acordo com algum patrocinador, colava panfletos, divulgava na mídia e dirigia até a próxima cidade. Cox também promoveu seus shows em outros estados norte-americanos.

Logo, ele estava fazendo entre 20 e 25 shows por ano, enquanto o UFC, cercado por forte oposição política naquela época, tinha sorte quando fazia cinco eventos anuais.
Para contornar a possível oposição, ele chancelou seus eventos com as comissões atléticas estaduais e, no caso de seu estado natal de Iowa, foi ele quem ajudou à escreveu as leis legalizando o MMA.
Antes disso, houve apenas um de seus shows que chegou à ser embargado, o Extreme Challenge 18, em Lansing, Michigan. Mas ele manteve os lutadores e transferiu o seu evento para Quad Cities.

Apesar dos desafios dos últimos anos, Cox ainda vê potencial de crescimento no MMA, e talvez mais ainda agora que o UFC está indo para a ESPN. Embora ele esteja na mesma rotina há quase duas décadas, ele ainda tem um ‘portfólio’ com mais de 30 lutadores que está agenciando, e diz que não está pronto para “jogar a toalha”.

-“Eu não quero ser o cara que vai embora quando as coisas ficam realmente grandes”,-disse ele.

Cox é um vencedor no concorrido mercado de MMA e além do Quad City Ultimate e Extreme Challenge, ele também promoveu o Adrenaline MMA, em parceria com a M-1 Global ( maior organização de MMA da Rússia e que continua promovendo cerca de 40 a 50 eventos de luta por ano ), mas depois tornou-se independente.
[ N.E.: Pedimos ao leitor para não confundir o Adrenaline MMA com outro show chamado “ADRYNYLYN”, uma promissora plataforma promocional de MMA baseada em Chicago, Illinois.].
Monte Cox também já foi eleito um ‘top 10’ entre as pessoas mais influentes no mundo do MMA.

Ainda hoje, Monte Cox ( também um ex-editor de esportes do Quad-City Times ) é reconhecido por sua carreira em gerenciamento e promoção de MMA desde os dias da infância da modalidade.
Aqueles que de uma forma ou outra militam no MMA agradecem pela sua contribuição ao esporte.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 17/1/2019
_

Foto acima : O japonês Yasunori Matsumoto é contido pelo juiz Freddie Letuli, após a sua vitória sobre Mark Hanssen, no Quad City Ultimate ( Cortesia : Acervo pessoal Monte Cox ).

Abaixo : Além de gerenciar lutadores e promover shows do porte do Extreme Challenge e Adrenaline, Monte Cox já foi eleito um ‘top 10’ entre as pessoas mais influentes no mundo do MMA. ( Cortesia : divulgação ).





Nenhum comentário:

Postar um comentário