quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rodrigo Ho vence no Fighting Arts Club Macau.


O Português Rodrigo Ho foi o único atleta Luso á disputar a modalidade muay thai – boxe tailandês – entre atletas de Macau e Hong Kong, que representaram 30 equipes dos dois territórios.


o evento Fighting Arts Club Macau aconteceu dia 17 de Outubro de 2010 e ele empatou com um adversário de Hong Kong.


“Correu tudo bem. Estive quase sempre na frente mas no final dos três ‘rounds’ deram empate”, disse Rodrigo Ho, que no início estava nervoso, mas confiante num bom resultado.


“As expectativas estavam altas. Os adversários de Hong Kong são sempre perigosos e eu tenho pouco mais de um ano e meio de treinos ”,continuou Rodrigo.


De fato, o semblante dele parecia compenetrado mas também ansioso pelo embate que deveria acontecer por volta das 19 horas.


“É muito tempo de espera mas vou mim focalizar em treinar enquanto aguardo”, afirmou.


O treinador Sio Ji Hong esperava dele uma boa apresentação: “O meu treinador puxou muito por mim e deu-me alento. Espero estar à altura”.


Na categoria de 72 kg e com apenas 14 anos, Rodrigo Ho competiu pela primeira vez num campeonato oficial e explicou o porquê da escolha desta arte marcial:

“Gosto de dar pontapés. É o meu ponto forte. Não tenho muitos pontos fracos, sou equilibrado, mas preciso continuar a treinar para melhorar a minha técnica. A minha família é que tem culpa disto. O meu pai e o meu tio, que já combateram, é que me deram este gosto pelo muay thai”.


Com um adversário de 33 anos (!) e já com seis anos de experiência, o português não se fez de rogado e equilibrou a contenda nos três ‘rounds’ de três minutos cada.


O adversário, bem mais experiente e com mais calma, aproveitou o nervosismo de um estreante e conseguiu anular a fogosidade e juventude do oponente, no primeiro round.


No segundo round, a balança pendeu ligeiramente para o lado do lutador de Macau, mas no round final, a contenda ficou ela-por-ela, com alguma generosidade do adversário.


“Acho que dei mais pancada, mas no fim das contas a coisa ficou equilibrada”, disse Rodrigo, com o corpo todo marcado. “Estou com o joelho direito esfolado. Dói bastante. O esquerdo também não está muito bom. Enfim, são os ossos do ofício”.


A princípio, o atleta só vai lutar agora daqui a seis meses.


“Estou exausto, mas contente. Acho que para um primeiro combate tão á sério nada correu tão mal. No entanto, quero melhorar muito para os próximos eventos que podem ser daqui a uns meses”, concluiu.


O muay thai é uma luta originária da Tailândia, país no qual é o desporto nacional. Arte marcial com mais de 2 mil anos de existência, foi criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obtenção de boa saúde.


Para quem não sabia,esta é a prova da popularização do muay thai numa terra antes dominada pelas artes marciais chinesas.

Se bem que sanshou e sanda - formas de Boxe Chinês - são bem semelhantes ao muay thai acrescido de quedas.

Alguns historiadores dizem que devido á alguma influência da Tailândia na China.




Nenhum comentário:

Postar um comentário