sábado, 23 de outubro de 2010

Entrevista Exclusiva com o chinês campeão de MMA,Tie Zhang Quan.


Tie Zang Quan conseguiu um monte de estréias em sua carreira.


Ganhou sua primeira luta de MMA no primeiro show de MMA promovido pela consagrada organização Art of War.


É o primeiro chinês faixa-roxa de jiu-jitsu.


É também o primeiro chinês á fazer sucesso no mundo do MMA no Ocidente.


Mas uma outra estréia poderá superar todas as outras.


Ele poderá ser o primeiro chinês á participar do primeiro evento do UFC á ser realizado na China.


Com a abertura do escritório do UFC na China, não é mais nenhum segredo que o país mais populoso do mundo é o alvo no radar da Zuffa (companhia que promove o UFC ).


Recentemente eu discuti com Zhang sobre sua idéias á respeito do UFC, sua formação nas artes marciais, Sanda, jiu-jitsu e até mesmo jackie Chan (que não gosta nem um pouquinho de MMA ).


Confira á baixo o que ele tinha á dizer:




Mr-Kung-Fu: Esta é a sua primeira entrevista para o público brasileiro. Vc pode se apresentar ao seus fãs brasileiros?


Zhang: sim, sem problemas.


Meu nome é Zhang Tie Quan, eu sou um lutador Mongol-chinês da Mongólia Interior.


Treino com Ruy Menezes na China Top Team. Comecei no Shuai Chiao (wrestling chinês ) quando eu era criança.Aos 16 anos eu ganhei o Inner Mongolian Wrestling Championship e fui recrutado para lutar por uma das principais academias de Boxe Chinês Sanshou e Sanda da China.


Treinei lá por cerca de cinco anos e conquistei alguns títulos até Andy Pi vir de pequim recrutar lutadores para lutarem MMA no seu evento Art of War.


Eu e meus amigos Ao Lin hai e Dai Shuang Hai aceitamos.


Cinco anos depois, somos todos faixas-roxas de jiu-jitsu e eu estou invicto no MMA desde então.




Mr-Kung-Fu: o MMA tem cerca de cinco anos de existência na China, mas a maioria dos lutadores chineses ainda parecem contrários á idéia de treinarem o jiu-jitsu brasileiro. Por que isso?


Zhang: Dinheiro.


Os caras ainda estão mais preocupados em fazer dinheiro e é mais lucrativo competir em Sanda do que em MMA na china.


Uma vez que a grande mídia comece á cobrir o esporte e o dinheiro dos empresários esteja por trás disso, os lutadores se mostrarão mais interessados em fazer esta transição.


Todos os lutadores de Sanshou e Sanda sabem dar socos e chutes como muay thai e derrubar como Wrestling ou Judô.Então para fazer a transição para o MMA será muito fácil.


A verdade é que o Boxe Chinês (Sanshou e Sanda ) e jiu-jitsu se complementam muito bem.




Mr-Kung-Fu: vc é o primeiro chinês á conseguir a faixa-roxa de jiu-jitsu brasileiro.Como se sente sobre isso?


Zhang: sempre há o que melhorar.Eu ainda tenho muito trabalho pela frente e ainda desejo melhorar muito.




Mr-Kung-Fu: seu adversário no Legends FC 2 em Hong Kong foi outra faixa-roxa de jiu-jitsu e vc conseguiu finalizá-lo em menos de um minuto com uma guilhotina. Como se sentiu?


Zhang: Bem. mesmo os faixas-azuis de jiu-jitsu tem dificuldades em fazer a transição para o MMA.




Mr-Kung-Fu: como foi o show?


Zhang: Foi muito bom. A alimentação, transporte, alojamento, tudo foi muito profissional. os meios de comunicação que ali haviam eram de fora da china, de modo que era muito bom. Agora eu quero que o mundo saiba que os lutadores chineses estão prontos para competirem internacionalmente no MMA.




Mr-Kung-Fu: vc ganhou a luta de apresentação do Legends FC 2. Como são as bolsas na china?


Zhang: o esporte ainda não é tão grande na china. mas eu não tenho do que reclamar. pelo menos eu não preciso trabalhar um dia inteiro de trabalho.




Mr-Kung-Fu: Alguns dos maiores nomes em Sanda, tais como, Ba Te Er e Bao Li Gao lutaram MMA antes, mas desde então, continuaram focando suas carreiras no sanda. Por que isso acontece?

Zhang: Na verdade esses caras realmente gostam de lutar MMA, mas agora há mais dinheiro envolvido em Sanda. Eles serão sempre bem-vindos para treinar na china top team.


Mr-Kung-Fu: o que vc acha de lutar com Ole Larsen que tem um muay thai de alto nível ?

Zhang: Eu não tenho nenhum problema em lutar com ele. Na China acontecem muitos eventos de Sanda contra muay thai.

A melhor forma de lutar com ele é derrubando-o no momento que ele for chutar.


Mr-Kung-Fu : Recentemente o UFC foi retirado do ar na TV da Alemanha por ser considerado muito violento. Como vc acha que os chineses vão reagir ao esporte ?

Zhang : Na verdade, nós tivemos o mesmo problema aqui, com os funcionários das TV´s achando que era muito violento.

Mas no final das contas, o povo chinês realmente gosta de artes marciais e esportes de combate em geral.

Acredito que dentro de dez anos o MMA substituirá o Sanda como o maior esporte de combate na china. Assim como o MMA fez com o Boxe nos EUA.


Mr-Kung-Fu: se o UFC realizar um show na china sem participantes chineses, vc acha que o público irá prestigiar em bom número ?

Zhang : Eu acredito que a maioria das pessoas não gostará.


Mr-Kung-Fu: vc poderia vencer Jackie Chan em uma luta? ( risos )

Zhang: Eu iria esmagá-lo.


Mr-Kung-Fu: como seria uma luta sua contra Jet Li ?

Zhang: (risos ) Eu iria matá-lo.


Mr-Kung-Fu : e com Bruce Lee ?

Zhang : Eu adoraria ter tido a oportunidade de descobrir pessoalmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário