A partir de hoje, o leitor do Mr-Kung-Fu terá uma nova atração esporadicamente “Os grandes eventos de MMA”.
Infelizmente para muitos o MMA se resume ao UFC, DREAM, Strikeforce, Sengoku, WEC e eventos nacionais. Porém, outros eventos fazem sucesso e ajudam no crescimento do nosso esporte.
Os artigos não englobaram todos os eventos existentes, pois são centenas espalhados em todo o mundo. Abordaremos apenas os eventos de portes grande e médio. A intenção do artigo não é fazer propaganda de A ou B, e sim, disseminar o MMA.
Rage in the Cage – Onde o EUA é mais EUA
Rage in the Cage poderia ser resumido como um evento regional que não interessa muito ao mundo do MMA, mas o RITC, abreviação do evento, significa mais do que apenas uma organização regional.
Alguns números impressionam: são 11 anos promovendo eventos e, segundo as estatísticas do Sherdog, o RITC é o quinto evento com mais lutas realizadas, 1377, porém vale ressaltar que nem todas as edições, nem lutas, constam no site. O quarto colocado é o Pancrase, que tem 1501 lutas. Algumas outras estatísticas segundo o Sherdog.
Arizona é a casa do RITC. Todos os eventos aconteceram no estado, porém, durante algum tempo o MMA foi proibido no Estado, mas como existem terras de preservação indígena, a Comissão Atlética não tem poderes para legislar por lá, o que fez com que alguns eventos fossem realizados em cassinos dentro das reservas indígenas.
São oito divisões masculinas de peso na organização, além de uma categoria para as mulheres.
Apesar de ser um grande evento entre as pequenas organizações, o RITC sempre esteve voltado para os lutadores norte-americanos, principalmente do Arizona, Califórnia, Novo México e Nevada. Poucos lutadores estrangeiros passaram por lá. A lista de brasileiros então é muito reduzida, Rômulo Barral, Reynaldo Duarte, Kubis Bandeira são exemplos de brazucas que pisaram a gaiola do RITC. Apesar disso, O Rage in the Cage no seu evento de número 103 teve o nome de USA vs Brazil, porém só o main event realmente fazia jus ao nome do evento: Kubis Bandeira vs Adrian Valdez, com vitória do brasileiro.
Outra característica marcante do evento é de levar luta de lutadores ditos freaks, Jimmy Ambriz é um exemplo, como Vince Lucero e Shannon Ritch, além de vários outros. Outra característica importante de ser ressaltada é que muitos lutadores praticamente só lutam por lá. Poucas vezes saem para outras organizações, apenas os que mais se destacam tem uma carreira fora do RITC.
Porém a grande importância do RITC é o fato de lutadores que lá começaram terem uma oportunidade no TUF-The Ultimate Fighter ( o reality show do UFC ) e ter algum destaque nos programas, como já foi o caso do Kyle Kingsbury, Efrain Escudero e atualmente de Santino Defranco.
Alguns lutadores que começaram ou fizeram a carreira no Rage in the Cage: Drew Fickett, Edwin Dewees, Homer Moore, Jason Miller, Tim Credeur, Joe Riggs, Steve Cantwell, Gilbert Aldana, George Roop, Jamie Varner.
Lutadores conhecidos que já passaram por lá: Antonio McKee, Joe Stevenson, Todd Medina, Travis Fulton, Brodie Farber, Mike Whitehead, Ricco Rodriguez, Melvin Guillard, Alberto Crane, Dan Christison, Dan Severn.