quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Macau sediará encontro de mestres e atletas de Kung Fu ( Wushu ) em Agosto



Atualmente, Macau é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China, sendo a outra de Hong Kong.
Anteriormente, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na Ásia.

Por tudo isso, o português falado em Macau sofreu muita influência dos povos nativos, mas a tal influência não é bem percebida na fala quotidiana, sendo assim muito semelhante ao português europeu.
O português é co-oficial, juntamente com o cantonês.

O território - que é um local efervescente para a prática das artes marciais - já possui um novo evento que se firma a cada ano e que poderá ser incluído oficialmente no calendário desportivo e cultural local.

Estamos falando do Encontro de Mestres de Wushu ( Kung Fu ) que já parte para a sua 3ª edição e será realizado nos dias 2 à 5 de Agosto, em Macau.

Este ano o 3.º Encontro de Mestres de Wushu ( Kung Fu ) no território contará com atletas e mestres de 26 países ou regiões diferentes para participarem em competições e demonstrações.

Alguns dos principais estilos das artes marciais chinesas se farão representados.
Do vigor elegante do Shaolin Quan ( como também é conhecido o Wushu de Shaolin ), à eficácia letal do Wing Chun de Hong Kong – estilo condensado pelo célebre Yip Man, que teve em Bruce Lee o seu discípulo mais afamado – passando pela suavidade coreográfica do Tai Chi Ch’uan, haverão demonstrações dos vários estilos, pela mão de alguns dos mais conceituados mestres da atualidade.

Concebido inicialmente para resgatar a memória de um acontecimento que ficou célebre em Macau nos anos 50 – o Encontro entre os Mestres de Wushu, Ng e Chan – essa é mais uma razão pela qual o novo evento deverá ser incluído no calendário desportivo e cultural do território.
Além de congregar os melhores praticantes das mais variadas vertentes do Kung Fu , o evento também promove a cultura ancestral junto aos moradores do território e turistas, conscientizando-os para a prática do esporte e os seus benefícios.

Assim sendo, o 3.º Encontro de Mestres de Wushu ( Kung Fu ) é um evento diversificado que envolve três grandes modalidades, além das exibições de Wushu tradicional, está também previsto o Festival Wushu de Verão e o campeonato de Taolu ( formas ), sem esquecer das competições Sanda ( uma versão chinesa do Kickboxing ) e danças do dragão e do leão ( comuns em dias de celebração ).

Nas modalidades de Taolu e Sanda, vão participar equipes da Malásia, Singapura, Foshan, Zhongshan, Anhui, Yangchun e de Macau.
Já para participarem na atividade das Danças do Dragão e do Leão se farão presentes as equipes da China, Hong Kong, Malásia, Singapuira, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Birmânia, Vietename e Macau.
No evento também vão estar presentes vários especialistas de renome, nomeadamente Zhu Tancai, herdeiro da décima geração de Taijiquan – estilo Chen e um dos “quatro Grandes Mestres”, La Bin, Zhu Xianghua, e o campeão nacional de Taijiquan estilo Wu, Liu Wei. Macau vai-se fazer representar pelos mestres Lei Man Iam, Lam Hong Sang, Leong Sio Nam e Hoi Io Kong.

-“O Wushu é muito rico, tem vários estilos, praticantes jovens ou mais experientes e o nosso intuito - tal qual nos anos anteriores - é ter uma combinação de características desportivas, turísticas e culturais (…) para transmitir a cultura ancestral chinesa”. Declarou Pun Weng Kun, presidente do Instituto do Desporto ( ID ).

Este ano a iniciativa também está repleta de novidades.
Uma destas é a parceria com a IBF que permitirá a inclusão do campeonato denominado “2018 IBF Silk Road Champions Tournament”, sancionado pela Federação Internacional de Boxe das regiões pertencentes ao projeto “Uma Faixa, Uma Rota”.
O projeto “Uma Faixa, Uma Rota” permitirá a possibilidades de cooperação entre a China e Portugal dentro do contexto da iniciativa.

O orçamento para a realização de uma competição desse porte gira em torno de 18 milhões de patacas ( A pataca de Macau ou pataca macaense é a moeda oficial de Macau ).

O evento, à semelhança das últimas duas edições, terá uma parada com todas as equipes, em zonas emblemáticas do território.
Com inicio no Largo de São Paulo, passando pelo Ruínas de São Paulo e terminando na praça do Tap Seac.

A iniciativa é organizada em conjunto pelo Instituto do Desporto e a Associação Geral de Wushu de Macau, com a colaboração da Direção dos Serviços de Turismo, do Instituto Cultural e do Fundo das Indústrias Culturais.

*Contributed by Senior GPG Writer, Oriosvaldo Costa, “Mr Kung Fu.”

Sobre o Autor : Oriosvaldo Costa é cronista esportivo, apaixonado por artes marciais. Pratica Kung Fu desde 1990 e compete no MMA desde 1998.

_

Foto acima : As lutas de Sanda serão uma atração à parte no evento. A modalidade é consagrada no MMA graças à nomes como Muslim Salikhov. O russo é conhecido como “King Of Kung Fu” ( Cortesia : M-1 Global / sherdog.com ).

Abaixo : O ‘poster’ de divulgação da 3ª edição do Encontro de Mestres de Wushu ( Cortesia : Turismo de Macau Media ).















Nenhum comentário:

Postar um comentário