terça-feira, 24 de julho de 2018

Artigo : MMA na “Última Fronteira” com o Alaska Fighting Championship



O Alasca (em inglês Alaska e em russo Аляска) é um dos 50 estado dos EUA, tendo sido um dos últimos elevados à tal categoria e tornando-se o 49º estado americano.
O nome Alasca provém da palavra Alakshak, que significa “grande terra” ou “grande península” em aleúte, um idioma esquimo-aleutiano falado em partes do seu território. Essa palavra foi depois traduzida em russo como Аляска para acabar na língua inglesa.
Por décadas, os Estados Unidos pouco se importaram com o Alasca, até que a região foi comprada dos Russos, por 7,2 milhões de dólares, graças à descoberta de diversas grandes reservas de ouro, entre outros motivos históricos.

Relativamente isolado do restante do país, o Alasca também é o estado mais escassamente povoado dos Estados Unidos, com uma densidade populacional de 0,42 hab/km², a menor entre todos os 50 estados norte-americanos. Tem menos habitantes do que qualquer estado, com exceção de Wyoming, Dakota do Norte e Vermont.
Se fosse um país independente, o Alasca seria o 17° maior país do mundo em extensão territorial.

Mas, apesar da distância relativamente grande que separa a gigantesca península dos principais centros do MMA pelo mundo, a modalidade experimenta um crescente desenvolvimento na região que é famosa mundialmente pelo seu “estereótipo” de possuir ( apenas ) um clima polar.

O principal evento de Artes Marciais Mistas do Alasca na atualidade é o Alaska Fighting Championship ( AFC ).
Fundado em julho de 2004, o AFC 1 apresentava uma noite cheia de ação com os veteranos do UFC Jeremy Horn e Rich Franklin. Posteriormente a franquia também apresentou outros lutadores já famosos pelo mundo, tais como Mike Martelle, conhecido como “O Bibliotecário da Matemática”.

O AFC também já percorreu um longo caminho no cultivo de seus próprios lutadores profissionais, alguns dos quais lutaram posteriormente no UFC.
A reputação de homens e mulheres durões do Alasca atraiu a atenção global e em ação muito parecida com os dias da descoberta do ouro por lá. O AFC minou muitos concorrentes corajosos das fileiras de homens e mulheres do Alasca em seu ‘cage’ , agora apontado como a “Última Fronteira” também no MMA.

O AFC também tem transmissão pelo UFC Fight Pass que também adquiriu os direitos de toda a biblioteca de lutas do AFC. O acordo fechado prevê a transmissão ‘ao vivo’ dos futuros ‘cards’ de lutas do AFC na plataforma de ‘streaming’ digital do UFC.
Não por acaso, O UFC Fight Pass é ( segundo alguns ), o futuro da liga de Dana White e, por extensão, de algumas outras organizações de artes marciais mistas pelo mundo, e à cada dia que passa fica ainda maior, melhor e mais diversificado.

Assim sendo, um acordo com o UFC FIGHT PASS permite que os lutadores de tais shows mostrem seu talento para milhões de pessoas em todo o planeta.
Foi por isso que muitas das franquias do esporte venderam os direitos de toda a sua biblioteca de lutas para dar às pessoas a oportunidade de acessar seus eventos anteriores e acompanhar as próximas edições ( no caso daquelas que continuam em atividade ).
Estas organizações de MMA incluem UFC, Strikeforce, PRIDE FC, WEC, Affliction, EliteXC, Titan FC, WFA, Invicta FC, Pancrase, King of the Cage, Cage Rage, Extreme Challenge, XFO, UCMMA, Hook N Shoot, TKO, King of the Cage, IVC, IMMAF, Shooto Brazil, Tuff-N-Uff , EFN, GLORY, EBI, e logicamente, o AFC.
O UFC Fight Pass também transmite ao vivo uma série de eventos, incluindo Pancrase, Invicta FC e Titan FC, entre outros.

Quanto ao Alaska Fighting Championship ( AFC ), o show andou divulgando recentemente o seu calendário para as temporadas 2018 / 2019 :
AFC 141 ( 19 de setembro de 2018 ), AFC 142 ( 17 de outubro de 2018 ), AFC 143 ( 28 de novembro de 2018 ), AFC 144 ( 16 de janeiro de 2019 ), AFC 145 ( 13 de fevereiro de 2019 ), AFC 146 ( 27 de março de 2019 ), AFC 147 ( 17 de abril de 2019 ) e AFC 148 ( 22 de maio de 2019 ).

Nesse mês de julho a franquia completa 14 anos de existência e demonstra que ainda tem muito folego para as temporadas vindouras, sempre hospedando seus eventos de MMA em seu estado de origem, é claro.
A novidade fica por conta da nova casa do show, o Alaska Airlines Center, que à partir de agora irá receber o ‘cage’ do AFC.
O Alaska Airlines Center é uma arena multiuso de 5.000 lugares em Anchorage , no Alasca . Localizado no campus da Universidade do Alasca Anchorage ( UAA ) e adjacente ao Providence Alaska Medical Center ( PAMC ). A arena teve sua inauguração em 5 de setembro de 2014.

O Alaska Fighting Championship ( AFC ) também já revelou lutadores para a série Tuesday Night Contender de Dana White,tais como Maurice Mitchell, que deverá participar do sétimo episódio da série.

*Escrito por: Oriosvaldo Costa | 24/07/2018

_

Foto acima : O esporte que mais cresce no mundo já chegou até mesmo à região do planeta famosa pelo fenômeno óptico conhecido como “aurora polar” ou “aurora boreal” ( Cortesia : Divulgação ).

Abaixo : “Alaska e as pessoas aqui são incríveis !!!” Postou Dana White em sua conta no Instagram ( Foto : Cortesia AFC Media ).









Nenhum comentário:

Postar um comentário