quinta-feira, 25 de maio de 2017

Artigo : Polêmica na regulamentação do MMA 2 X 2 nos EUA



A Carolina do Sul, estado norte-americano, saiu na frente e tornou-se o primeiro dos EUA à regulamentar o MMA de duplas, também conhecido como MMA 2 X 2 ou Double Fighting aqui no Brasil.

A SCAC ( South Carolina of Athletic Comission ) tem a distinção de ser a primeira Comissão provincial à aprovar esse esporte combativo como profissional. ( Mas foi a Comissão Atlética do Estado do Mississippi quem primeiro sancionou um evento de MMA nos EUA ainda em 1996, quando legalizou o International Fighting Championship ( IFC ) em sua segunda edição ).

Agora, aproveitando-se do fato que um evento de MMA de duplas foi realizado na Virginia e sem o consentimento da Comissão Atlética daquele estado, os dirigentes da Comissão Atlética da Carolina do Sul querem sair na frente e legalizar o novo esporte, visto que ela ( a SCAC ) foi criada com amplos e suficientes poderes para aprovar novas formas de esportes combativos.

Ao contrário de muitas jurisdições que têm uma lista definida de quais esportes combativos suas comissões podem aprovar, a Carolina do Sul adotou uma abordagem mais aberta quanto a essa questão assim definindo o que pode legalizar como esporte combativo profissional :

"qualquer modalidade esportiva onde os participantes podem e, na verdade, se utilizem de chutes, socos, e outras técnicas que possam ser usadas para atingir ou por fora de combate um oponente em um evento ou exposição diante de uma audiência em uma plataforma, uma almofada, ou em uma área cercada por cordas ou outras marcas ".

Assim sendo, Blake Grice, juiz principal na Carolina do Sul e Geórgia, juntou-se à Comissão em uma reunião via teleconferência para discutir o pedido de licença feito por Casey Oxendine, Presidente e CEO do Arena Combat para decidirem também a respeito da segurança dos lutadores, regras do evento, número de médicos presentes, Árbitros, etc.
Ficou decidido que haverá a presença de 3 ( três ) médicos durante a luta e 3 ( três ) juízes de ringue, além de outros procedimentos.

O que é mais louco nisso tudo é que dois lutadores de MMA já morreram, há relativamente pouco tempo, em competições na Carolina do Sul, sob o resguardo da Comissão Atlética daquele estado e agora a mesma Comissão vai regulamentar também o MMA 2 X 2.

Já foi incluída uma luta de MMA de duplas no “card” de um evento de MMA promovido pelo Desert Rage, realizado no Paradise Casino, em Yuma, no Arizona e há – também – um movimento nesse sentido para promover esse novo esporte na Califórnia.
Países como Rússia e Brasil também já realizaram competições com essa variação do MMA.

As propagandas para a divulgação do Arena Combat já estão sendo veiculadas e estas dão contas que o Show será realizado no Myrtle Beach Convention Center,no dia 26 de Setembro.

Portanto se você está olhando para novos mercados com vistas à alavancar variações de esportes extremos de combate modernos, a Carolina do Sul é o lugar para obter sua licença e trabalhar junto com a lei.

Desde que você não inclua no “card” nenhuma luta de um atleta contra um canguru, pois "A Comissão Atlética da Carolina do Sul não irá sancionar eventos envolvendo animais, apenas com seres humanos ", informou em nota a Comissão Atlética mais polêmica do planeta e agora, mais do que nunca, sob o bombardeio de criticas dos fãs de MMA.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa

_

Foto acima : A ação no Arena Combat que promove as polêmicas lutas no formato do MMA 2x2 nos EUA.
Abaixo : a logo da Comissão Atlética da Carolina do Sul ( South Carolina Athletic Commission ).





Nenhum comentário:

Postar um comentário