quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Pro Wrestling - o “Rei dos esportes” mostra a sua força no MMA



Puroresu é abreviação de “purofesshonaru resuringu”, que significa “Pro Wrestling” em inglês ou “luta profissional” em português, mas é bem verdade que a modalidade se popularizou mesmo como “Telecatch” aqui no Brasil e como “Lucha Libre” no México.
Se você é realmente fã de artes marciais e esportes de contato em geral, eu recomendo que passe à acompanhar com certa regularidade essa modalidade que é tratada como um esporte de combate com misturas de artes marciais.
Os eventos de lutas dessa natureza tem muito contato físico e movimentos mais complexos e perigosos do que outros tipos de lutas profissionais.

Nesse artigo eu vou dissertar um pouco sobre o “os anos obscuros da NJPW” ( que hoje em dia é 2ª maior organização de pro-wrestling do mundo ), além de outros assuntos relacionados às lutas no Japão e até mesmo em outros países. Mesmo abordando temas relacionados ao esporte no Japão ( em sua maioria ), eu vou usar o termo “pro-wrestling”, por este ser o mais popular e aceito universalmente.

O vídeo - cujo link vou disponibilizar abaixo - mostra que lutadores famosos de pro-wrestling eram forçados à lutar MMA pelo antigo dono da NJPW, à época, o ex-senador e lutador Antonio inoki. Entre estes você reconhecerá nomes como Naoya Ogawa, Tadao Yasuda, Kazuyuki Fujuta, Shinsuke Nakamura, Yuji Nagata, Manabu Nakanishi e Katsuyori Shibata, entre outros.
Todos estes lutadores são familiares para quem acompanhou a ‘era dourada’ do Pride.

Não custa lembrar que os lutadores que costumam alternar sua careira de competidores de MMA com as participações no pro-wrestling tem se mostrado honestos com os públicos de ambas as modalidades esportivas e registrando os seus recordes adequadamente, nos sites Sherdog e WrestlingData, respectivamente.

O fato ( a ida dos pro-wrestlers para o MMA ) coincidiu com o auge da popularidade do MMA no Japão e vários nomes do MMA também passaram à se apresentar no pro-wrestling. Mas estes lutadores eram inseridos nos shows, sem qualquer experiência e novamente pro-wrestlers foram obrigados a lutar MMA para tentar trazer mais credibilidade aos shows da NJPW.

Mais uma vez foi mostrado que é possível trabalhar nas duas modalidades, basta respeitar os fãs, dando a eles o entretenimento que eles procuram dentro da ‘realidade’ de cada modalidade.
Contudo, é preciso que os atletas sejam qualificados em cada uma delas.
O que ( ainda ) não era o caso, naquela oportunidade.

O fato é que Antonio Inoki amava ver lutas entre os representantes do MMA e de outras artes marciais em geral. Tanto é que, ainda hoje, ele ainda mantêm promoções de lutas que mesclam lutas de pro-wrestling e lutas de MMA.
Mas naquela época nada encaixava e a obsessão de Antonio Inoki por promover o ‘Strong Style’ colocava a empresa cada vez mais no fundo do poço.
Isso fez com que começo de século fosse terrível para a New Japan Pro Wrestling.

Conheçam a história dos “anos obscuros” da NJPW.
Link para o vídeo :

OS ANOS OBSCUROS DA NJPW :
https://www.youtube.com/watch?v=kTodmuUaUwk

[ N.E.: clique no ‘link’ acima, ou então copie e cole no seu navegador ].

Foi Antonio Inoki quem popularizou o pro-wrestling como o “Rei dos esportes”, assim como o seu mestre, o coreano Rikidozan, que apesar de toda a popularidade que desfrutava no Japão, foi esfaqueado por um membro da Yakuza, a máfia japonesa, dentro de uma boate.
Para conhecer um pouco mais sobre esse triste episódio bem como sobre o início do pro-wrestling no Japão, veja o vídeo abaixo.

Máfia e Pro Wrestling – O Assassinato de Rikidozan :
https://www.youtube.com/watch?v=x3npAdGVrlc

Ou ainda, leia o artigo, se preferir :
http://wrestlemaniacos.com.br/o-assassinato-de-rikidozan/

Mas o pro-wrestling também é repleto de histórias de intrigas nos bastidores. Não foram poucos os casos de homens fortões se pegando na porrada por motivos banais. É hilária - e ao mesmo tempo sinistra - a história da morte ( ou quase ) de Ken Shamrock, que posteriormente ficou conhecido como o “homem mais perigoso do mundo”. Antes de competir no MMA, Ken já participava do pro-wrestling. Em 1990, ele se envolveu em uma treta “GIGANTE” com os Nasty Boys e ficou “ABSOLUTELY PUTASSO” ( risos ). O desenrolar disso é narrado pelo menino Tanaka no Rádio de Pilhadriver, canal que ele mantêm Youtube.

A MORTE ( OU QUASE ) DE SHAMROCK :
https://www.youtube.com/watch?v=DnLAFdT23Zc&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3dDTZZhb5Lpb6Ef0lyz2cIWXoskwb5VulYxgTa9FKGX5cnJeA92i39GjA

Contudo, se você continua pensando que lutar pro-wrestling é moleza, então leia esse artigo e conheça os pro-wrestlers mais casca-grossas da história. Você não acreditará no que esses caras já fizeram na vida real.

Estes pro-wrestlers continuaram lutando em suas carreiras mesmo tendo sofrido queimaduras, lesões e ossos deslocados. Teve até mesmo a história de um deles que bateu à vera em alguns jovens folgados em um restaurante quando já estava com quase 70 anos.

O que dizer então do pro-wrestler que salvou uma garota de dois meliantes mesmo com uma bala no ombro ?

Isso para não falar de Vader, um cara que era tão ‘phoda’ que colocou de volta o olho que pulou da órbita ocular durante uma luta e continuou distribuindo sopapos.

Depois não venha me dizer que você vai querer desistir de sua próxima luta de MMA só por causa de uma simples contusão no dedo.

Os pro-wrestlers mais casca-grossas :
http://trincheiranerd.blogspot.com/2016/01/os-wrestlers-mais-cascas-grossas.html

As companhias independentes, também conhecidas como “indies” ( ou Indys ) nos EUA, costumam explorar em sua maioria o estilo Hardcore ( ou Extreme Rules Match, Hardocore Match, Unsanctioned Match ) bem mais violento e por vezes, sangrentos, quando até mesmo objetos são utilizados pelos lutadores, tais como arame farpado, cacos de vidros, cadeiras e qualquer outro objeto capaz de causar ‘danos significativos’ ao adversário.

Eu volto à insistir : o sangue é real.

Entre as “indies”, as mais violentas empresas de pro-wrestling do mundo, podemos citar a companhia japonesa BJW ( Big Japan Pro Wrestling ), as Mexicanas XLAW e DTU (Desastre Total Ultraviolento ), além da CZW ( Combat Zone Wrestling ), wXw ( Westside Xtreme Wrestling ), IWA ( Independent Wrestling Association ).

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o pro-wrestling sangrento e veja um guia de Deathmatch Wrestling para iniciantes nos próximos links.

Combates Sangrentos-1ª parte :
http://brazillivewrestling.blogspot.com/2013/01/combates-sangrentos.html

Combates Sangrentos-2ª parte :
http://brazillivewrestling.blogspot.com/2012/11/combates-sangrentos-2.html

O mundo hardcore do “Deathmatch Wrestling” :
https://www.vice.com/pt/article/pa8amy/o-mundo-hardcore-do-deathmatch-wrestling

Como mais uma prova de que os pro-wrestlers são realmente os lutadores mais durões do planeta ( muito mais do que os lutadores de MMA, sem dúvidas ) conheça a dura vida de Kurt Angle, que não somente venceu na vida com dores no joelho e no pescoço, mas também com um coração destroçado.

Tais injúrias não impediram Kurt Angle de seguir adiante e construir uma carreira como um professional wrestler em empresas do porte da TNA Wrestling, entre outras.

Ainda sobre as lesões de Angle, saiba também que nem 2 vértebras cervicais fraturadas, 2 hérnias de disco e 4 músculos rasgados no pescoço foram capazes de deter o homem na Olimpíada de Atlanta.

A dura vida de Kurt Angle :
http://wrestlemaniacos.com.br/dura-vida-de-kurt-angle/

Para finalizar, gostaria de parabenizar o menino Tanaka pelo belíssimo trabalho. Ele é, na minha opinião, o melhor jornalista especializado em pro-wrestling aqui no Brasil.
Sim, também reconheço que me utilizei muito do material distribuído por ele como fonte de consulta na elaboração desse artigo.

Canal do RÁDIO DE PILHADRIVER no Youtube :
https://www.youtube.com/channel/UCo05fM5A4uvIPt0nQvbNPvw

SERVIÇO : Aproveite e junte-se aos fãs de pro-wrestling nas redes sociais.

- GRUPO DO RÁDIO DE PILHADRIVER NO WHATSAPP - https://goo.gl/TqAOoy

- CURTAM A PÁGINA DO RÁDIO DE PILHADRIVER NO FACEBOOK - http://goo.gl/n788Pa

- ENTRE NO GRUPO DO RÁDIO DE PILHADRIVER NO FACEBOOK - https://goo.gl/zbFzWU

- TWITTER: @RDPilhadriver - https://goo.gl/z8FYgc

APROVEITE PARA ACESSAR OUTRAS PLATAFORMAS DE PRO WRESTLING DO BRASIL :

WRESTLING PT - https://goo.gl/ovIwAH

WRESTLEMANIACOS - http://goo.gl/dvooKo

FÓRUM DE PRO-WRESTLING - http://goo.gl/TUDOWs

GRUPO PRO-WRESTLING NO BRASIL - http://goo.gl/jxSbaM

PÁGINA WWE BR - https://goo.gl/Xy8E2M

CANAL NBO WRESTLING - http://goo.gl/3o9RXp

CANAL PRO-WRESTLING NEWS BR - http://goo.gl/pXYEJi

CANAL EDGETV - https://goo.gl/5BPvK7

CANAL SMARKDOWN - https://goo.gl/cyXM44

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 06/02/2019
_

Foto acima : Desde os anos 90 que os lutadores de pro-wrestling representam a modalidade em competições de MMA realizadas em países como Japão e México, maiores pólos dos shows popularizados por Antonio Inoki e Hulk Hogan ( Cortesia : Susumu Nagao ).

Abaixo : conhecido como o “homem mais perigoso do mundo” no MMA, Ken Shamrock quase morreu em um “causo” hilário - e ao mesmo tempo sinistro - nos bastidores do pro-wrestling ( Cortesia : Rádio de Pilhadriver ).






Nenhum comentário:

Postar um comentário