quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Entrevista com Rodrigo Cruz, o “ Bruce Buffer ” do Nordeste



Rodrigo Cruz desenvolve várias funções no cenário do MMA brasileiro. Conhecido nacionalmente por seu trabalho como " Announcer " ele é ainda Presidente e CEO do Potiguar Combat, promoção de MMA idealizada para revelar novos valores e mesmo manter em atividade os lutadores do seu estado, Rio Grande do Norte.
Apesar de sua agitada rotina, Rodrigo ainda encontra tempo para treinar artes marciais, modalidade que é, sem dúvida, a sua grande paixão.
Para fechar o ano com chave de ouro, bastaria uma indicação para concorrer ao prêmio de " Melhor Announcer do Brasil " no Osvaldo Paquetá, o "Oscar" do MMA nacional. Nada mais justo e tal indicação seria o reconhecimento do patamar que Rodrigo atingiu profissionalmente.
Nesta entrevista exclusiva, Rodrigo nos fala sobre vários assuntos. Dentre os quais, as estratégias para manter o seu Show nessa momento de crise para as promoções do MMA nacional, além do seu trabalho como " Announcer " e como supera os obstáculos no caminho rumo à concretização dos objetivos traçados por ele.
Confira :



1) Quais os eventos que você já trabalhou como “ Announcer ” ?
Rodrigo Cruz : Sou novato no ramo de anunciar lutas, com pouco mais de um ano. Mas Deus tem me abençoado com muitos admiradores do meu trabalho, e essa raiz só se expande. Hoje, sou “ announcer ” de alguns dos maiores eventos do Brasil, como o Natal Fight Championship, Limofight, faço as edições do Áspera no Norte e Nordeste, trabalho no maior evento de Muay Thai do Nordeste, o Litorâneos Stadium, e agora vou assumir também os microfones do Potiguar Combat, evento que eu presido. E, claro, vários outros eventos regionais que venho fazendo ao longo dos últimos 16 meses.


2) Como você consegue administrar as funções de “ Announcer ” e promotor de eventos ?
Rodrigo Cruz : Ah, é tranquilo. Graças a Deus o Potiguar Combat já consegue andar sem me sugar tanto as energias, pois eu divido as responsabilidades com meu sócio Gorka Sanchez e com os parceiros locais de cada cidade em que aportamos. A carreira de “ announcer ” é tranquila, pois trata-se de coisas que eu já pratico diariamente, como muito “ networking ”, além de ver vídeos e ler bastante sobre comunicação. Quando fecho um evento pra anunciar, pra mim é como se fosse um “ reveillon ”, é uma alegria grande poder estar pelo Brasil conhecendo pessoas novas, trocando ideia com todo mundo e levando emoção para o público e ajudando a descarregar aquela adrenalina nos lutadores. Ser “ announcer ” é algo que complementa a minha felicidade.


3) Até onde pretende chegar em ambas as carreiras ?
Rodrigo Cruz : São diferentes carreiras mas que estão ambas inseridas no universo do MMA, tenho planos distintos. Sobre minha carreira de “ announcer ”, estou estudando, trabalhando e, principalmente agindo, para ser reconhecido como o melhor comunicador de “ cages ” do Brasil já nos próximos meses. Isso não é ego, mas sim, meta. Quem não se sente preparado ou em preparação para ser o melhor no que se faz, é melhor mudar de ramo. Sobre o Potiguar Combat pretendo continuar com a produção dos shows e sempre realizando a pesagem para as lutas no dia do evento.


4) Poderia nos falar um pouco mais sobre os seus planos futuros para o Potiguar Combat ?
Rodrigo Cruz : O Potiguar Combat faz seu papel de revelar talentos para os grandes eventos nacionais, além de mandar seu recado sobre a importância de pesar no dia e não desidratar. Pode ser que eu mude de ideia, mas já recebi convites para transmissões ao vivo, mas não tenho essa pretensão.

5) Quando iniciou a sua prática no Karatê e que outras artes marciais pratica ? Quais são seus professores nestas modalidades ?
Rodrigo Cruz : Treino karate desde 1994, portanto, há 22 anos nesta arte, que só deixarei de praticar quando parar de respirar. Apesar de gostar de intercâmbio e treinar com muita gente, o cara que me ensinou tudo que eu sei, é o sensei Diomar Praxedes, um dos homens mais íntegros que eu tive a oportunidade de conhecer e conviver. É um cara que literalmente vive em harmonia com os lemas ensinados no karate. Pratico também, Muay Thai, com meu kru Moisés Silva e beach wrestling com o grande mestre Flávio Tattoo. Dificilmente eu coloco um quimono de jiu-jitsu.

6 ) Para fechar o ano com chave de ouro, bastaria uma indicação para concorrer ao prêmio de " Melhor Announcer do Brasil " no Osvaldo Paquetá, o "Oscar" do MMA nacional. Tal indicação seria o reconhecimento do patamar que você atingiu profissionalmente. Quais as possibilidades de você ser indicado e quais as suas expectativas quanto à isso ?
Rodrigo Cruz : Rapaz, não quero parecer arrogante, mas tenho que ser sincero. Eu definitivamente não me enxergo fora das indicações. Pelo trabalho que venho apresentando, um trabalho totalmente humano, real, me preocupando em dar meu melhor sem copiar, cuidando de minha aparência, de minha voz, evoluindo nas minhas performances, sinceramente, eu não vejo como não ficar entre os cinco indicados. Eu já me vejo na noite da premiação e,com certeza,coroará um trabalho feito com o maior amor do mundo.

7 ) Quais as cidades que já receberam edições do seu Show, O Potiguar Combat e quais as provaveis candidatas à receberem as próximas edições ?
Rodrigo Cruz : O Potiguar Combat, além de Natal, já teve edições em mais duas cidades do Rio Grande do Norte: Umarizal e Currais Novos. Estamos negociando com mais 6 cidades para receber pela primeira vez o evento, mas não posso falar sobre isso até assinar os contratos.

8 ) Quais as cidade que você já conheceu graças ao seu trabalho como " Announcer " ? Alguma delas lhe marcou em especial ?
Rodrigo Cruz : Na verdade, eu já tive a oportunidade de conhecer o Brasil todo, devido ao meu trabalho como jornalista e como promotor. Os únicos estados que ainda não pisei foram Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão e Pará. O Acre já está na minha lista, pois farei o Áspera lá em outubro. Mas, de toda forma, independente da cidade que eu esteja, é sempre maravilhoso. Se não estive como " announcer ", a atmosfera é nova. Se eu já estive, eu me sinto em casa. Atenção, promotor de MMA, eu quero estar no seu evento. Quero ir pra agregar, pra levar emoção, pra levar uma palavra de apoio para os lutadores no vestiário, e para marcar seu show !

9 ) Que conselhos você daria para aqueles desejos em montar uma promoção de lutas e que queiram vê-la prosperar ?
Rodrigo Cruz : Ame o que faça, conheça muito sobre o esporte, sobre produção de eventos, logística, financeiro, promoção, vendas. Tenha uma segurança financeira, ou seja, não dependa do dinheiro investido no evento para viver. Não seja oportunista, respeite os atletas, eles são os donos do show, dê a eles um palco digno e divulgação digna, promova a segurança deles. Respeite o público, dando um show de qualidade e conforto. Esses são alguns princípios para começar a pensar em fazer um evento que, mesmo pequeno, seja digno.

10 ) Fale-nos sobre a sua parceria com Gorka Sanchez, renomado promotor do NFC ?
Rodrigo Cruz : Gorka é um irmão. Foi um dos primeiros caras que conheci no mundo do MMA, e aqui a parceria é de mão dupla. Ele faz tudo pelo Potiguar Combat, eu faço tudo pelo NFC. Aqui não existe rivalidade, e sim parceria. Se um evento cresce, o outro também cresce. Um evento complementa o outro. O NFC é um dos maiores eventos do Brasil, e não existe uma revelação no Potiguar Combat que não lute lá. Aqui a parceria é pra vida toda, em prol do crescimento do MMA nacional.

11 ) Para finalizar … Deixe um recado para seus amigos e companheiros de trabalho, familiares, leitores, enfim : esse espaço é seu.
Rodrigo Cruz : Muito obrigado pelo espaço, Oriosvaldo. Vou utilizar o espaço pra deixar uma mensagem positiva, como sempre faço: não espere estar pronto para agir. Aja agora, e, quando já estiver velejando, você vai ajustando a vela para chegar aonde quer. Se você esperar um momento que julgue " certo " para agir, nunca sairá do lugar. Tem poder quem age !


Nenhum comentário:

Postar um comentário