segunda-feira, 5 de março de 2012

MMA como exemplo de segurança


Por Oriosvaldo Costa

Enquanto no Brasil o MMA é visto pelos detratores do esporte como uma modalidade absurda e perigosa, em países de primeiro mundo a realidade está sendo analisada em outra perspectiva. Lá fora ele também é visto como um esporte de contato pleno, onde o objetivo é danificar fisicamente seu adversário, mas os requisitos de segurança utilizados em cada evento realizado levou as autoridades do Havaí, estado norte-americano, a considerarem a utilização das normas preventivas do MMA em demais modalidades de lutas, como no Kickboxing, Muay Thai e Pankration, dentre outras, que não as utilizam na promoção e realização de seus eventos de combates.

A ideia é que se exigiam, além destas medidas, também a apresentação de exames de sangue e outras medidas, como médicos licenciados e ambulâncias, além de árbitros e juízes especializados. A medida visa a proteção dos atletas em competições de qualquer gênero.

O Departamento de Estado do Comércio e Assuntos do Consumidor é quem está dando a maior força para que estas demais disciplinas marciais sejam regulamentadas da mesma forma que o MMA. Eles se reuniram com um Comitê da Câmara do Estado para tratarem destas mudanças na próxima quarta-feira (22), mas ainda não foram divulgados os acertos feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário