terça-feira, 3 de maio de 2011

Discussões sobre lutas


Por Oriosvaldo Costa


Á medida que o esporte de MMA cresce no Brasil,se tornam mais frenquentes as discussões sobre o que pode acontecer OU NÃO nos bastidores de um evento com o UFC.


Um dos tópicos mais debatidos dá conta de lutas com resultados pré-determinados.

Selecionei alguns itens com dúvidas e respostas.


1 - No boxe não tinha isso!


Mentira, esse esporte ficou conhecido exatamente por suas "marmeladas", juizes comprados pra encerrar lutas antes da hora, jurados votando a favor de quem claramente perdeu, acido na luva, forjas de dopping, vista grossa em exames, entre outras coisas que parece algo so visto em desenho animado. Fazer essa afirmação so mostra desinformação, o boxe so esta refinado atualmente porque precisa desesperadamente de publico.

2 - O dono do evento escolhe quem vai ganhar e quem vai perder!

O esporte esta em pleno crescimento, porque diabos ele arriscaria perder toda a credibilidade pra fazer algo assim? O pior que isso é alegar que essa pratica so acontece no Main Event, porque ele não poderia fazer isso com lutadores que lutam muito mal ou "amarram"? Lutadores são demitidos com o acumulo de derrotas, eles não podem ser pagos pra perder, é uma logica estranha.


3 - Os caras esperam o nocaute e fingem que foram nocauteados!

Na boa, tem que ser um otimo ator pra convencer ate na camera lenta. Era comum no boxe, os expectadores leigos confundirem escorregões e desmaios de fadiga com nockdowns, não é muito diferente de um cara que não pratica nenhum esporte, não perceber nenhuma tentativa de defesa em golpes que entraram, o que voce ve na cena em que Lyoto machida nocauteou Randy Couture no UFC 129 sábado passado?



a) Vejo um cara que esperou o outro dar um chute na cara dele.

b) Vejo um cara que foi pego de surpresa com o falso movimento de chute da perna esquerda do adversario e tentou defender o chute da perna direita com o proprio braço esquerdo tarde demais.

Se voce respondeu a, não fique com vergonha, é comum para um espectador que não pratica esportes ou não costuma assistir na TV, mais nunca use sua falta de discernimento pra fazer julgamentos, ninguem que assiste so os jogos da seleção conversa sobre o campeonato Brasileiro com os mesmos argumentos por desinformação, isso é obvio.

Se o UFC so é convincente quando o cara leva porrada ate jorrar sangue ou inchar ate desfigurar o rosto, meu deus, esporte errado. Apresente-se no posto de alistamento mais proximo e va pra guerra.


4 - O dono do evento paga bonus pros lutadores, porque ele não pode pagar pro cara perder?

Vamos la denovo, ele paga os lutadores pra lutarem melhor, não pra perderem, é justamente o contrario. Quando a luta é representada por lutadores de estlos semelhantes, ele cria o espetaculo dando bonus extras caso um lutador finalize e o outro nocauteie, assim incentivando um a se mover em pé e o outro a procurar movimentos de subimissão. Fora os proprios bonus dados pelo evento.

5 - Os caras fingem lesão pra evitar lutar somente com quem o chefe mandar.

Problema do lutador, se ele prefere escolher quem vai lutar fazendo isso, meus pesames, isso tambem ocorre no boxe com os lutadores mais famosos. É um despercicio pro publico que quer assistir otimas lutas, melhor ser lembrado aposentado ou demitido pelos nocautes e chutes ninja do que ser lembrado como o poderoso lutador que venceu todo mundo com o sovaco por cima do oponente, ja que a bolsa e o resto dos ganhos não vão acompanhar esse tipo de lutador.

6 - Os juizes são pagos pelo dono do evento pra escolher quem ganhar em caso de duvida.

Se isso fosse padrão, não teriamos revanches, afinal elas servem como recurso pra evitar a duvida. Qualquer problema relacionado a tentativa de dar vantagem a qualquer lutador é punido pela comissão, "roubo" é diferente de "erro".

7 - O Matchmaker coloca lutadores fracos e se aposentando pra serem vencidos pelos "bons" e parecer que o cara é foda.

Ahan, muito diferente do boxe que tinha lutadores ruins com cartel negativo que lutavam exclusivamente pra dar pontos aos astros iniciantes ne? O fato do cara estar se aposentando ou ser ruim e lutar contra um bom não mostra marmelada, se ele é ruim, so pode lutar contra um ruim? Quem vai assistir a luta dele? Como ele vai conseguir o cinturão? Se o cara vai se aposentar, vai ter que lutar pela ultima vez não?

O card preliminar serve principalmente pra lutadores inicantes serem avaliados antes de participarem do card principal. Uma hora ou outra, ele vai lutar contra um lutador de nivel alto, marmelada seria o cara escolher sempre lutadores fracos como adversarios.

8 - Chutes Ninja e subimissões de um braço são marmelada do UFC, isso é coisa de filme.

Hahaha, a voadora do Bruce Lee só não matava porque ele não queria, Steven Seagal apesar de ter um monte de filmes toscos, sabe muito bem Aikido, nenhum lutador do UFC vai aprender o que ele sabe em 4 meses de treinamento, no maximo um golpe e olhe la.

Ninguem ali esta fazendo algo impossivel, so incrivel, qualquer lutador com talento o suficiente pra treinar um golpe, consegue com um pouco de sorte desferir ele com sucesso, fora do UFC em torneios de Karate e Muai Thay tambem temos cenas absurdas, que parecem coisa de filme, e esses torneios não são menos serios que o UFC. Da pra simular isso na luta do Anderson Silva com o Forrest Griffin ?


Marmelada pra golpes dificeis? Isso requer ensaio e treinamento de dias pra ser simulado como vemos no replay de um evento ao vivo, reflexos defensivos antecipados de rosto e corpo seriam visiveis na camera lenta no momento do golpe e denunciariam a farsa, isso é comum em filmes, não em competições de artes marciais. Assim como vimos no exemplo do pobre Forrest Griffin contra Anderson Silva.







Nenhum comentário:

Postar um comentário