O dia 11/03/2011 foi mesmo uma catástrofe para o Japão.
Horas antes do terremoto e do tsunami que atingiram o país, foram divulgadas notícias que abalaram o mundo do MMA japonês.
Sobre o desastre natural propriamente dito, que pode arrastar o país de volta á crise econômica da qual já vinha se recuperando, as consequências são á longo prazo.
a economia só cresce na saturação,e o Japão estava acomodado, agora ele tem novamente uma meta e serão feitos investimentos para a reconstrução do país.
A ajuda internacional fará diferença, mas o espírito de samurai também conta muito.
Após o fim da segunda guerra mundial, o país estava arrasado e havia sido atingido por duas bombas atômicas, contudo recuperou-se na ocasião e o fará novamente.
Esse momento é propício para que organizações internacionais de MMA realizem alguns de seus shows no país.
Á ocasião do término da segunda grande guerra, os japoneses se acotovelavam em frente ás TVs públicas nas estações de trens, para prestigiar os eventos de Pro Wrestling, cuja popularidade no país se deu á partir desse momento oportuno.
As vitórias dos lutadores locais sobre os estrangeiros enchiam de esperança o povo japonês.
( naquela época, ter TV em casa era um luxo que a população não dispunha ).
Os eventos programados para este final de semana foram adiados devido á comoção nacional, mas já estão sendo agendados para os próximos.
Sobre as noticias propriamente ditas, elas vieram em sequência, tal qual o terremoto seguido do tsunami.
A primeira noticia dava conta de que a revista Kamipro não mais será publicada.
Em seguida, uma outra noticia que poderá causar o fim do evento Sengoku Raiden Championship, pois a empresa World Victory Road, que produz o show, perdeu o patrocínio da Don Quijote.
A empresa, contudo, vai continuar patrocinando os eventos do Shooto, Pancrase e grupos de Wrestling amador.
Por fim, a nota que mim deixou mais chocado.
Apesar de um dossiê á ser publicado sobre um escândalo de evasão fiscal no evento Shooto, Don Quijote continuará á apoiar o evento, pois sabe que no Japão, os grandes shows tem fortes ligações cada qual com uma revista de artes marciais,e que é comum estas publicarem tais matérias no intuito de minar os eventos concorrentes.
Contudo, não foi isso que mim chocou.
Foi sim, o fato de que á partir de agora, os eventos do Shooto no Japão irão utilizar as regras unificadas profissionais de MMA, como as do UFC e as lutas serão realizadas num octagon também e não mais num ringue de cordas, tudo para peneirar lutadores para a organização de Dana White.
Outras mudanças serão com as luvas e o uso de vaselina no rosto dos lutadores.
Parece que esse terremoto e tsunami que atigiram o Japão vão mesmo causar muitas transformações na Terra do Sol Nascente.
ESCREVEU : Oriosvaldo Costa.