O esporte de lutas mais polêmico dos últimos anos, o “Bare Knuckle Boxing”, também conhecido por aqui como boxe ‘sem luvas’, finalmente chegou ao Brasil. No dia 06 de novembro de 2022 foi realizado o primeiro evento da modalidade em nosso país, mais precisamente em Curitiba-PR, a “capital nacional da porrada”.
O ‘Bare Knuckle Fighting Brasil’ teve lugar no Ginásio Major Severo, dentro do Círculo Militar do Paraná, que já sediou eventos do porte do ‘Meca World Vale Tudo’, “Storm” e ‘Storm Samurai’ - no outro ginásio conhecido como Palácio de Cristal - entre outros importantes eventos que entraram para a história das artes marciais mistas.
Não custa lembrar que o ‘BKF Brasil’ é a primeira e única competição autorizada a realizar lutas de boxe ‘sem luvas’ em nosso país com o aval da Associação Brasileira de Bare Knuckle Fighting. Fundamentado no conjunto de regras elaboradas por esta associação, o ‘BKF Brasil’ tem como objetivo máximo incentivar a evolução do esporte, não se limitando às premissas do boxe “tradicional” ou ‘enluvado’.
Iniciando o ‘card’, os lutadores John Wesley e João Nunes “entraram para a história” ao protagonizar a primeira luta de boxe ‘sem luvas’ do Brasil. Vitória de Wesley por ‘nocaute técnico’ aos 31 segundos do segundo ‘round’.
Vindo da cidade de Ponta Grossa, no interior do Paraná, Rani “Rex” - membro da única e maior família com pais e filhos em ação no mundo do MMA - não levou sorte em sua estréia lutando boxe ‘sem luvas’. Já nos primeiros segundos de luta, Rani virou o pé direito e lesionou o tendão de aquiles, não conseguindo terminar o primeiro ‘round’ do seu combate no “BKF Brasil”. Como não conseguia boxear, ficou tomando golpes e depois da 3ª queda o árbitro encerrou a luta.
Na sequência, mais um representante da Família Zendim esteve em ação, o Pai de Rani e Patriarca do Clã, Paulo Bueno - o ‘Imperador dos Campos Gerais’ - que venceu Djalma Borges, do estado de Santa Catarina, por decisão ‘unânime’, após três ‘rounds’ de 2 minutos cada.
Após a vitória, o agora “Vovô do MMA” mostrou ‘empolgação de garoto’ e prometeu seguir nas artes marciais mistas e no boxe ‘sem luvas’, revelando que já está em negociações para lutar na 2ª edição do evento. “Paulão” também pediu uma oportunidade para lutar fora do Brasil em entrevista concedida à equipe do ‘site’ 1° ‘Round’.
Outro destaque da ‘programação’ foi a luta entre o atleta da equipe Evolução Thai, Loibe Neto ( 30 anos, 71 kg e 1, 74 m ) e André Luiz “Toquinho” ( 50 anos, 64 kg e 1,60 m ), da equipe Noguchi. Vitória de Loibe Neto por “nocaute” aos 56 segundos do segundo ‘round’.
Não custa lembrar que, apesar de regulamentado nos países mais importantes pelo mundo, o boxe sem ‘sem luvas’ é um esporte “hardcore”. Por isso mesmo, “Toquinho” mostrou que ‘idade é apenas um número’.
Falando em idade, com a tecnologia de hoje, não devemos ficar surpresos com atletas desafiando as probabilidades e competindo com 50 ou até mesmo 60 anos.
Existem exemplos em outros países, entre estes citamos Houston Alexander ( 17-16-1, 2 ‘NC’ em MMA ) e que venceu suas três lutas de boxe ‘sem luvas’, todas por “nocaute”. A última foi realizada em 18 de novembro de 2022. A idade dele é 50 anos, a mesma de “Toquinho”.
Agora, se a luta deve ser casada com outro atleta da mesma faixa etária, peso, altura .... Isso deve ser negociado com a direção do evento.
Por falar nisso, após o ‘show’ muitos fãs comentaram em fóruns de debates pela internet e alguns destes pediram a luta “Toquinho vs. Zenidim” para a 2ª edição do evento.
Para finalizar, gostaríamos de parabenizar o Sr. Gustavo Borsani, presidente e CEO do ‘BKF Brasil’, pela iniciativa de promover a 1ª edição de um evento de boxe ‘sem luvas’ no Brasil. Homem de visão, Gustavo Borsani sabe - assim como nós sabemos - que o boxe ‘sem luvas’ é o “esporte do futuro”.
[ P.S. : ] Para informações detalhadas de todas as lutas, favor seguir as redes sociais do evento, @bareknucklebr ( Instagram ) ou acesse o ‘site’ oficial : https://www.bkfbrasil.com.br/
Para ver os vídeos das lutas, se inscreva no canal do YouTube : @bareknucklefightingbrasil
Deixe o seu ‘like’, procure interagir e comente.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 29/11/2022
_
Legenda : Paulo “Imperador” Bueno agora também é campeão de boxe ‘sem luvas’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Acervo Pessoal Paulo Bueno | © Reprodução Facebook / ZENIDIM | @ bareknucklebr | © bkfbrasil.com.br | © tapology.com | © Instagram | © Reprodução / © YouTube | @bareknucklefightingbrasil | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
Nenhum comentário:
Postar um comentário