terça-feira, 21 de maio de 2019

ONE e UFC disputam a liderança mundial dos esportes de combate



Com a derrocada do Pride FC no longínquo ano de 2007, a cena das artes marciais mistas mudou-se para o mundo ocidental e com isso, o Ultimate Fighting Championship tornou-se, inquestionavelmente, o rei das promoções de MMA.

Agora, esse posto está novamente em risco, uma vez que o surgimento do ONE Championship ( no leste , onde a promoção oriental é ainda mais dominante ), tem incomodado cada vez mais o gigante ‘yankee’.

Com a sua ascensão meteórica à proeminência nos últimos sete anos, o ONE Championship aparentemente tem pressionado “os botões certos” para estabelecer-se como um rival viável para o seu homólogo ocidental.

Na Ásia, o ONE já é a maior organização de artes marciais mistas da atualidade. Uma das missões da promoção tem sido unir os 4 bilhões de habitantes do continente nos ombros das muitas conexões do país com as várias disciplinas de artes marciais, por isso que o fã verá cada vez mais lutas de Muay Thai versus Tae Kwon Do, ou Tae Kwon Do versus Kung Fu, entre muitas outras combinações.

A estratégia é válida, uma vez que em seus planos de expansão pelos demais países daquele continente, a franquia tem procurado enfatizar o caminho do guerreiro, a integridade, a humildade, a honra, o respeito, a coragem, a disciplina e a compaixão, tão presentes nas artes marciais originárias das mais variadas culturas asiáticas.

Ainda perseguindo esse objetivo e como forma de diversificar o seu produto, a promoção também lançou o ONE Super Series ( kickboxing ) e o Rich Franklin’s ONE Warrior Series.
Mas as ambições de Chatri Sityodtong, o CEO do ONE, não param por aí e o cartola já almeja até mesmo a inclusão do MMA nas Olimpíadas.

Foi com essa finalidade que ele se associou à GAMMA ( Global Association of Mixed Martial Arts ), um órgão independente para o esporte de artes marciais mistas e que, assim como o ONE Championship, também compartilha os mesmos valores listados acima.
Com o alinhamento de valores e visão, que são muito semelhantes ao espírito dos Jogos Olímpicos, o ONE e a GAMMA esperam conseguir o reconhecimento do COI ( Comitê Olímpico Internacional ), no futuro.

-“O UFC é uma espécie de ‘versão americanizada’ do que realmente são as artes marciais, e a forma como o show é promovido na América parece ser uma ‘preferência pessoal’ de Dana White”-insiste Sityodtong.

Enquanto isso, na América do Norte, Dana White já prometeu anúncios ‘sensacionais’ nos próximos meses quando mostrará ao mundo o futuro dos combates. Comenta-se nos bastidores que Dana ainda insiste no plano de entrar no mundo da promoção das lutas de boxe.

Os rumores acerca da Zuffa Boxing ( uma companhia de esportes especializada na promoção do boxe ) foram iniciados logo após o UFC ter sido comprado por mais de 4 bilhões de dólares pelo grupo WME-IMG ( agora Endeavor ).

Com o UFC ramificando-se no mundo do boxe, Dana poderá fazer pela Zuffa Boxing o mesmo que fez pelo UFC, ou seja, transformar a companhia em uma das maiores propriedades esportivas do mundo. O feito poderia reacender o interesse pela “nobre arte” em todo o planeta.

Para que os pugilista voltem à ganhar muito dinheiro e trazer toda a energia e vida de volta ao boxe, Dana aposta em confrontos entre alguns dos melhores boxeadores da atualidade e já estaria trabalhando nos bastidores para a promoção de uma luta entre ícones como Anthony Joshua e Deontay Wilder, ou entre um destes e Tyson Fury, conforme relatou o mandatário em uma entrevista concedida para a CNN Sport, no final do mês passado.

Ainda segundo comentários de jornalistas especializados e declarações do próprio Dana, ele poderia estar se movimentando em direção ao mundo do boxe após o verão.

-“Estarei fazendo todos os meus movimentos de boxe depois deste verão. Quando este verão acabar, você ouvirá muito sobre o que eu estou fazendo no esporte do boxe”.-declarou Dana, nos fazendo crer que não teremos que esperar muito pouco para vermos como ele planeja fazer isso.

Uma outra possibilidade é que o interesse por outras modalidades combativas poderá se intensificar, posteriormente, se a concorrência com o ONE Championship continuar.
Lembrando que shows de Muay Thai e Lethwei já são transmitidos pelo UFC Fight Pass, um serviço de assinatura digital líder mundial para esportes de combate.
O UFC também chegou à um novo acordo com o Fight Sports Asia ( do Grupo Henimo ), uma marca dedicada a elevar os esportes da Ásia em nível global, sedimentando a sua presença no principal mercado do ONE.

Por outro lado, se o UFC ainda mantém uma forte pressão sobre a atenção dos fãs ocidentais de MMA, é lógico que a organização está prosperando, mas o ONE não fica atrás e também está lutando para manter a sua região, além de estar avançado igualmente pelo globo.

Os fãs podem até torcer para que um dia possamos ver um evento de promoção cruzada entre os principais campeões de cada organização.
Mas a história das organizações de MMA ( desde o seu surgimento até os dias de hoje ) tem nos mostrado que isso é uma fantasia e a beligerância deverá continuar.

Assim sendo, essa disputa entre os gigantes do MMA ainda nos reservará muitas surpresas para o futuro, até que haja um vencedor.

Mas e você, caro leitor ? Acredita que será o ONE ou o UFC à se consolidar como a maior promoção de lutas no futuro ?

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 21/05/2019
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Foto : Chatri Sityodtong e Dana White. ( Cortesia | créditos : fotos de Brandon Magnus / Zuffa LLC / Zuffa LLC via Getty Images e ONE Championship ).






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