quarta-feira, 8 de maio de 2019

Ex-modelo é destaque nas competições de MMA em Hong Kong



Nascida em Hong Kong, Ashleigh Martin teve que superar o transtorno dismórfico corporal ( TDC ) - ou Body Dysmorphic Disorder ( BDD ), em inglês - na época que trabalhava como modelo, até tomar a decisão de abandonar as passarelas e iniciar uma nova carreira como competidora de MMA. Hoje, o seu principal objetivo é inspirar outras mulheres à entrar no ‘cage’ e ajudar as pessoas em geral à superar os obstáculos à saúde mental.

Esse tipo de transtorno mental afeta cerca de uma em cada 50 pessoas em todo o mundo e tem como principal característica uma preocupação extrema com a aparência do próprio corpo, ou com algum aspecto ou “defeito” em particular.

A “falha” pode não ser distinguível para os outros, mas alguns pacientes podem sentir-se tão envergonhados ( por não terem um corpo perfeito ) que desenvolvem fobias sociais, transtorno obsessivo-compulsivo ou pior.

Para sair desse ‘ciclo vicioso’ Ashleigh - atualmente com 27 anos - começou à frequentar academias de artes marciais há quatro anos atrás.

- “Há muita pressão para ser magro quando você está modelando. Eu estava com uma ‘espiral’ sombria e meio complacente com a minha rotina de exercícios. Ganhei muito peso devido a ansiedade, estava muito deprimida e não era capaz de trabalhar.”-esclareceu Martin, para em seguida justificar a sua escolha.

-“É muito fácil desconsiderar isso como uma luta, porque é uma coisa mental. É tão estranho quando olho para minhas fotos de modelo - me ver tão magra - mas tudo que lembro daquela época foi que nunca fiquei satisfeita e como precisava perder mais peso. Eu comecei à frequentar academias de artes marciais e a competir no MMA não porque pensava que era gorda, mas pela busca constante de novas conquistas. Sabendo que a melhoria é inevitável e com muito trabalho, encontrei a felicidade ”.-complementou.

Além de praticar boxe e técnicas fundamentais de Muay Thai e de Jiu-Jitsu, ela também aprendeu a ser a única mulher no ginásio da equipe Versus Performance, até que expressou suas intenções de lutar seu primeiro evento há mais de dois anos.
Foi então que o seu técnico Quinton Arendse e seus colegas de treino no Versus Gym à ajudaram a se tornar uma das lutadoras mais promissoras de Hong Kong.

- “Não estou acostumada a chorar no ginásio. Não é nada contra alguém ou alguma coisa, é porque eu quero ir duro nos treinos, mas eu simplesmente não posso fisicamente. Eles entendem isso e me deixam parar até que eu esteja pronta para começar de novo. Contudo, há dias em que não posso andar direito ( devido aos treinos de chutes nas pernas ). Eu não pude andar por uma semana durante o ‘camp’ porque doía muito, mas eu não teria aprendido de outra maneira.”-disse Ashleigh.

Tanto esforço acabou valendo à pena.
Ashleigh Martin venceu a sua segunda luta de MMA - realizada em 16 de março de 2018 - no evento “JUST Challenge - Hong Kong” ( registrado no site do sherdog como JUST MMA 3 - JUST CKF : Hong Kong 2 ), por meio de um nocaute técnico devastador ainda no primeiro round ( 2 min. e 38 segs. ) sobre Amanda Chan.

Essa luta no JUST MMA aconteceu após outra vitória, no evento IMPI-World Séries Asia’s, que foi realizado no mês de setembro de 2016.
No momento, Ashleigh continua aperfeiçoando as suas técnicas, com vistas às próximas competições.

Mas, como dissemos no início desse artigo, não é o desempenho da ex-modelo nos shows de MMA - em particular - que a está fazendo feliz, e sim, a auto-aceitação, uma vez que ela não recebe mais cobranças para estar sempre magra.

Por isso mesmo, agora Ashleigh deverá encorajar mais meninas a entrar no mundo das artes marciais, para ajudá-las a lutar contra distúrbios semelhantes aos que ela enfrentou e encontrar a solução certa para elas. Esse é o seu objetivo imediato.

Ao longo prazo, além de continuar trabalhando para o evento local Just MMA, Martin também pretende lançar a sua própria promoção de MMA em Hong Kong e, se tudo correr bem, deverá contratar atletas de vários países para lutar em seu evento no futuro.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 08/05/2019
_

Foto acima : Conheça a história da ex-modelo Ashleigh Martin, que trocou as passarelas pelo ‘cage’ de MMA. ( Cortesia : Arquivo pessoal Ashleigh Martin ).

Abaixo : Ashleigh Martin comemora a sua vitória no IMPI-World Séries Asia’s. ( Cortesia : SportSoho Magazine ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário