terça-feira, 25 de junho de 2013

O dia em que a PM trocou as armas pelo ringue no Rio Grande do Norte




* Por Oriosvaldo Costa

Kimura. Hikari. Kioto. Kawamura. Seiwakai. A simples sonoridade na pronúncia dos nomes das principais equipes de lutas da cidade faria qualquer oriental imaginar que a cidade de Natal estaria incrustada em alguma das ilhas do arquipélago japonês. A capital do estado do Rio Grande do Norte tem realmente um quê de Terra do Sol Nascente.

Natal é a maior vitrine de MMA do nordeste e promove os mais concorridos eventos da modalidade na região. O MMA por lá é, por assim dizer, cultural, desde a época que ainda era chamado de Vale Tudo e hoje abrange quase todas as camadas da sociedade. Desde as décadas de 1950 ou 60 do século passado, quando um então prefeito da capital potiguar passou praticar o Vale Tudo, o incentivo à realização das competições começou a ser maior.

Voltando aos dias atuais, a Policial Militar tem Mário Sérgio, que desde 1997 promove eventos de lutas na região, sendo um dos promotores que mais vêm contribuindo com o lançamento de novos nomes para o esporte.
Seus eventos já contaram com a participação de nomes hoje consagrados, tais como Renan Barão, Jussier Formiga, os irmãos Patrício e Patricky Pitbull, além de Jorjão, Sérgio Júnior, e muitos outros.

Mário conta sempre com o apoio de sua esposa Lécia, uma advogada, na organização de seus eventos, hoje homologados pela FAMERN. Ele também é diretor de eventos da original academia, é representante da CONFBEC (Confederação Brasileira de Esportes de Contato) e filiado também á SEIWAKAI, do Sensei Ademir Costa.

Como a onda agora são eventos de MMA com determinadas temáticas e após algumas edições do Shooto Bope no Rio de Janeiro, ele realizou, no dia 29 de setembro, juntamente com a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, do Rio Grande do Norte (ACS-PM) e ainda teve a supervisão de Roberto Cleiton e Jailson, o terceiro evento da série “PM Combat: O Dia em que os Policiais Militares Trocam as Armas pelo Ringue”.

Essa terceira edição do PM Combat contou com lutas disputadas sob as regras do Submissiom, Jiu-Jitsu, Karatê, Muay Thai e MMA, e teve a participação de policiais militares e também componentes dos bombeiros e das Forças Armadas, além de alguns civis como convidados. Os atletas vieram de estados tais como Pernambuco, Ceará Rio de Janeiro e, claro, Rio Grande do Norte.

Esse foi o maior evento da série e foi realizado com a mesma estrutura do Jungle Fight, quando o evento de Wallid Ismail esteve em Natal em 2010.

Nas lutas de MMA, o atleta Vicente, representante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e também da equipe RFT, protagonizou a principal luta da noite contra o Macaco Louco, da Kioto RN, e levantou o público em uma disputada com muita trocação, com o carioca vencendo por finalização já no segundo round.

Antes da luta entre Vicente e Macaco Louco, o potiguar José Mauricio Rocha Júnior, o Dedinho, da Original Academia, havia derrotado o cearense Oriosvaldo Costa, também no MMA, por intervenção médica.

Dedinho acumula agora um cartel de 14 lutas e 13 vitórias e aceita desafios de MMA ou Muay Thai na categoria até 84kgs. O cearense por sua vez ficou com um cartel de três vitórias, duas derrotas e um No Contest.

A expectativa já se faz sentir pelos Militares que desejam competir na edição seguinte e que será realizada no próxima ano, mas que pretende ser ainda maior.

RESULTADOS COMPLETOS:

3º PM Combat

Ginásio da Sagrada Família, Natal, Rio Grande do Norte
Sábado, 29 de setembro de 2012
Submission:

- Mayara derrotou Sara.
- Lins Bahia derrotou Guimarães;
- Francinelson derrotoou Samuel;
- Benício derrotou Aurélio;
- Fabio empatou com Marlison;

Jiu-Jitsu:
- Perpira derrotou Platini
- Guimarães derrotou Moreno
- Rafael derrotou Eduardo;
- Márcio derrotou Juzai;
- Herculano derrotou Pedro;
- Hudson derrotou Alisson.

Karatê:
- Moreno derrotou Barreto.

Muay Thai:
- Antonione derrotou Bulhões.

MMA:
- Dedinho derrotou Oriosvaldo Costa;
- Vicente derrotou Macaco Louco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário