terça-feira, 25 de junho de 2013

Novidades e Rumores do MMA na Ásia




Por Oriosvaldo Costa

Depois de algum tempo volto com as mais quentes noticias e rumores do mundo do MMA em alguns Países da Ásia.
O MMA continua causando polêmica na Tailândia, apôs o boicote politico promovidos por promotores locais de eventos de Muay Thai que temiam ver seus lucros minguarem frente ao crescente interesse do público pela nova modalidade.
Os eventos de MMA continuam sendo realizados na Tailândia,mas na clandestinidade.
Inclusive, quem está sendo cotado para fazer sua estréia por lá é o ex-campeão mundial de boxe ( por duas vezes ) Riddick “Big Daddy” Bowe. O evento está programado para o dia 13 de maio de 2013 em Banguecoque, Tailândia. Outros nomes que deverão se fazer presentes são Dewey “Black Cobra” Cooper e Marvin “Beastman” Eastman. As lutas serão divididas entre Muay Thai e MMA e os promotores afirmam terem encontado uma brecha na legislação que permitem a realização de tais confrontos. Esperamos que o Show realmente aconteça.

Enquanto isso, No Japão, foi anunciado o fim da parceria entre a Real Entertaiment e a Glory que buscava apenas fazer uma transição mais suave para o mercado japonês.
A Real Entertaiment planeja um novo evento de MMA para Julho,mas é dificil que ele aconteça.
Outro balde de água fria nos Nipônicos foi o anúncio da organização de Pro Wrestling AJPW que negou estar planejando uma nova série de eventos de MMA.
Única organização de Pro Wrestling no País que continua promovendo lutas de MMA com regularidade é o IGF.
Continuam firmes por lá Shooto, Pancrase, DEEP, ZST, HEAT e Jewels, este último exclusivamente com lutas femininas. No aguardo de mais uma edição este ano do Grabaka Live,mas não foi anunciado nada até agora.
De Confirmado mesmo está mais uma rodada formada pelo conglomerado ZST, SWAT !, The Outsier e Rings ( Tradicional evento de Akira Maeda e que teve seu revival ano passado ) para 23 de Março e já há anuncios para 04 de Julho.
Também foi anunciada mais uma edição do Vale Tudo Japan para o dia 22 de Junho. O Vale Tudo Japan faz parte da organização Shooto e sua última edição em Dezembro passado foi realizada dentro de uma gaiola e sob as regras unificadas de MMA. Não se sabe ainda qual a estrutura que eles vão utilizar esta ano. Quem sabe os Japas não apostam em um novo formato que misture Ringue e Octagon como o apresentado pela organização Russa do M-1.

Saindo do Japão para aquele mercado que pode ser o seu substituto no futuro,no caso o Chinês, foi anunciado em Hong Kong que o Show Legend FC,fechou um parceria de transmissão com a ESPN para a exibição de seus eventos em Países tais como
Austrália, Nova Zelândia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana e navios de cruzeiro nestes territórios. O acordo vai até o final de 2014. Legend FC já havia assinado uma parceria também também com o AXN da Sony.

Quem também assinou com a ESPN para a transmissão de seus eventos foi a Super Fight League da Índia, este terá a duração de 5 anos e foi definido com a ESPN STAR Sports “(agora Fox Sports), através da divisão regional, ESPN Software Índia. Começará com o SFL de 29 de março, que terá coberta ao vivo no sul da Ásia e continuará ao longo do ano a cada duas semanas na 2 ª temporada.

Alguém ainda duvida que o mercado de MMA da Ásia está crescendo ?
P.S. : Este artigo já esava escrito,quando apenas um dia após nos chega a noticia que um dos donos do Suepr Fight League, o Indiano Sanjay Dutt ( foto ), foi condenando á 5 anos de prisão devido á um ataque terrorista realizado em 1993, um dos maiores da história do País. Sanjay também já exerceu as funções de ator, produtor e político.
O Novo dono do evento ( na prática ), Raj Kundra, vai tentar contornar a situação e afastar a imagem do ex-sócio do evento. Ele manterá o show programado para o dia 29 de março, mas há rumores que ele acabe após esta edição.
Esperamos que não,pois não é qualquer dia que um evento de MMA que poderia juntar forças com outros e impedir o monopólio do Ultimate consegue um acordo com a ESPN.

Um comentário:

  1. cara não acho que esteja crescendo o mercado asiatico sempre existiu principalmente no japão,os outro paises eram mais tradicionalistas comparando com o japão,exemplo hoje tailadia e exemplo antigo china,
    nesse dois paises suas lutas nacionais são simbolos,tesouros nacionais porem hoje a china ja é resolvida sobre isso.
    o que esta acontecendo agora é que esta se popularizando no ocidente o MMA ASIATICO(coisa que so o PRIDE antigão tinha"POPULARIEDADE MUNDIAL/RESPEITO") mas não tem como alcançar o ocidente pq as grandes marcas estão aqui(patrocinadores)um lutador do ufc ganha menos que um do SENGOKU por exemplo(é relativo pq depende de como o lutador esta ou seja com muitas vitorias ou derrotas) porem o que ele não ganha com lutas ganha com publicidade e direitos de imagem como reality show,game,os games do ufc como usam imagens de lutadores é necessario pagar a eles por isso agora SENGOKU,SHOOTO e etc tem games?serio eu não sei se tem,havendo ele não alcança o numero de vendas que um game que é comercializado mundialmente é ja que SENGOKU,SHOOTO so são popular a nivel de japão e TFC nivel mundial.
    devido ao ganhos(dinheiro e fama mundial) sem lutas que um lutador de UFC ganha é melhor do que lutar no oriente,a fama ganha ajuda na aposentadoria,caso ele perca ou se machuque seriamente
    pessoalmente eu prefiro os eventos japonese eles ainda estão na vanguarda e é possivel ver coisas unicas,pra quem gosta de esporte marcial recomendo eventos ocidentais pra que quer arte marcial recomendo oriente não apenas eventos de MMA mas tbm de artes tradicionais

    ResponderExcluir