quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pancrase:o Pai do Vale Tudo no Japão.


o Pancrase é a competição no “estilo” vale tudo mais popular do japão.


É no “estilo” pois,pois nem tudo vale:


cotoveladas na cabeça e chutar o adversário quando ele estiver caído no chão são técnicas proibidas.


Também é proibido socar o rosto do oponente com os punhos fechados quando estiver montado,mas pode fazé-lo no tronco para mostar superioridade da posição e obter vantagem na contagem de pontos se a luta for para a decisão dos juízes.


Pode se chutar a cabeça do adversário com ambos em pé,e socos de todos os tipos são permitidos do pescoço para baixo,no rosto só pode se bater de mão aberta.


Não existe limite de tempo para a luta no chão,mas se um advesário segurar nas cordas,a luta volta em pé.Se um lutador usar esse recurso mais de uma vez,ganha uma falta,sendo esse critério usado para desempate em lutas que forem parar na decisão dos juízes.


As lutas são bem técnicas e atletas originários do Pancrase vieram a se destacar em eventos de vale tudo posteriormente,pois quando estes começaram a ser realizados no Japão,o Pancrase já era uma febre.


Hoje,os eventos do Pancrase são realizados em duas formas de lutas distintas:


a tradicional,cujas regras foram citadas acima,e aquelas com luvas para poderem socar com punho fechado no rosto e demais regras atuais de MMA como as usadas nos eventos DREAM e UFC.


A lista com lutadores vindos do Pancrase é extensa e dentre os que mais se destacaram estão os irmãos Ken e Frank Shamrock,Guy Metzger,Yoshiki Takahashi e Yuki Kondo.


Mas,o mais famoso de todos é o Holandês Bass Rutten,que ficou mundialmente conhecido como “o Rei do Pancrase”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário