No domingo, 23 de julho de 2023, o “Shooto” sediou o “Shooto 0723”, também chamado de ‘Shooto Professional Official Battle 2023 Volume 5’, no Korakuen Hall, em Tóquio, capital do Japão. O evento foi transmitido ‘ao vivo’ pela ‘Abema TV’, o “lar” das artes marciais na ‘terra do Sol Nascente’. A ‘programação’ da “Abema” pode ser assistida em todo o Japão pela ‘TV’, internet, ou “App”, que pode ser baixado em ‘smartphones’.
O destaque desta edição do ‘Shooto’ foi a veterana e “ex-rainha” do ‘Pacrase’, Emi Fujino, de 42 anos, em luta válida pelo “Colors Produce by Shooto”, uma ‘divisão’ cuja ‘etapa inaugural’ aconteceu no mês de maio. Nesta ‘temporada’, o “Colors” está ‘sediando’ as lutas do “Infinity League 2023 Women’s Strawweight”, que é o primeiro torneio feminino eliminatório do “Shooto” em 17 anos.
Esta foi a 1ª vez que Fujino competiu no ‘Shooto’. Já a sua adversária, Shiho Mori ( também conhecida pelo‘ apelido’ de “Angel” ), havia perdido para Momoka Hoshuyama, em maio passado, também na estreia do “Colors Produce by Shooto”. Mas “Angel” também foi vice-campeã no ‘All Japan Amateur Shooto’ do ano passado.
Mesmo assim, Emi Fujino ( 27-14-0 ) mostrou a diferença de habilidades logo no início do 1° ‘round’, derrubando a sua oponente com um “gancho de direita”. Depois de segurar Shiho “Angel” Mori ( 0-2-0 na carreira profissional de MMA ) na ‘grade’ do ‘cage’, Fujino - também conhecida pela ‘alcunha’ de “Kamikaze Angel” - tentou a ‘finalização’ com uma “guilhotina”. Shiho “escapou” e voltou para a “trocação”, mas levou uma joelhada. Fujino puxou Shiho “Angel” novamente pelo pescoço, mas desta vez a derrubou. Foi uma questão de tempo para a jovem de 26 anos “bater” em ‘sinal de desistência’ com Fujino às suas costas, ainda no solo.
De acordo com as regras do “Infinity League”, Fujino ganhou 4 pontos e saltou para o 2° lugar na “partida” do campeonato de uma só vez, graças à esta ‘finalização’ com um “mata-leão”, classificada como uma vitória ‘por ippon’. Fujino voltará à lutar no mês de setembro com a atual líder Momoka Hoshuyama.
Por falar em Momoka Hoshuyama, ( 4-4-1 ), ela também lutou em outro lugar do ‘card’, e acabou vencendo Haruka Yoshinari ( 0-2 ) por decisão “majoritária” dos juízes ( 20-18, 19-19, 20-18 ) após dois ‘rounds’.
Já no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) deste ‘Shooto 2023 Vol. 5’ vimos Daichi Takenaka ( 14-3-1 ) lutar no “Shooto” pela 1ª vez em 7 anos. Ele venceu Nobuki Fujii, ( 20-13-3 ), campeão do “Pacific Rim” por decisão “unânime” após três ‘rounds’. A luta foi disputada na categoria dos pesos galos, mas o título de campeão da divisão não estava “em jogo”.
Para finalizar, houve o ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’, em que Jo Arai ( 14-9-2 ) venceu Shuto Aki ( 9-4-1 ) por ‘nocaute’ com um “gancho de direita”, seguido de outro soco, com o adversário já ‘caído’ no solo. Isso levou o árbitro à ‘paralisar’ a luta e “decretar” a vitória de Arai, já próximo do término do 1° ‘round’. Esta foi a 1ª defesa de título do peso palha de Arai e ele manteve o cinturão de campeão com sucesso, tornando-se “a cara” do “Shooto”, de acordo com a mídia japonesa especializada em MMA.
Uma curiosidade é que Jo Arai também está ‘pleiteando’ disputar o cinturão de campeão da categoria peso mosca. Mas as ‘regras’ do “Shooto Profissional” no Japão estipulam que “a mesma pessoa não pode ser campeão de ‘várias categorias de peso’ ao mesmo tempo” e “não pode disputar o cinturão de campeão de ‘outras categorias de peso’ enquanto detiver o ‘título’ de campeão”.
É bem verdade que, no passado, Mamoru e Hiromasa Ogikubo venceram as categorias peso mosca e peso galo do ‘Shooto’, mas não ao mesmo tempo.
Será que Arai vai conseguir o mudar o ‘regulamento’ pela 1ª vez após 30 anos de história do ‘Shooto’? O tempo nos dirá.
Confira os resultados do “Shooto 2023 Vol. 5” que incluem :
Shooto 2023 Vol. 5
23 de Julho de 2023
Korakuen Hall
Tóquio, Japão
Jo Arai venceu Shuto Aki por ‘KO’ / “TKO” ( com “gancho de direita” seguido de “soco” do ‘ground and pound’ ) aos 4:41 do primeiro ‘round’
Daichi Takenaka venceu Nobuki Fujii por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Wataru Yamauchi venceu Shingo Yakul por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com “gancho de direita” seguido de “socos” do ‘ground and pound’ ) aos 1:10 do primeiro ‘round’
Yuto Sekiguchi venceu Nobutaka Naito por decisão ‘unânime’ após três ‘rounds’
Su Sung Cho Gotoh venceu Kenji Kato por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com “gancho de direita” ) aos 4:17 do terceiro ‘round’
Shota Takagi venceu Daiki Yuki por decisão ‘majoritária’ após dois ‘rounds’
Emi Fujino venceu Shiho Mori por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “mata-leão” ) aos 3:06 do primeiro ‘round’
Momoka Hoshuyama venceu Haruka Yoshinari por decisão “majoritária” após dois ‘rounds’
Yamato Hamamatsu venceu Tesshin Isobe por decisão ‘majoritária’ após dois ‘rounds’
Hiroto Nei venceu Takuma Satomi por decisão “unânime” após dois ‘rounds’
Kosuke Oishi vs. Kosuke Kinoshita terminou em empate ‘majoritário’ após dois ‘rounds’
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 26/07/2023
_
Legenda : Emi Fujino venceu Shiho “Angel” Mori por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “mata-leão” ) no 1° ‘round’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Susumu Nagao | © Sustain Co., Ltd. | © AbemaTV | Reprodução / © YouTube | © Professional Shooto Japan | © Japan Shooto Association | © shooto-mma.com | © j-shooto.com | @j_shooto | Reprodução / © Instagram | @xshooto | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
Nenhum comentário:
Postar um comentário