segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Quixadá se torna “morada” de famosos e ganha destaque em produções da ‘Netfilx’


Quixadá, município localizado na região do sertão central no estado do Ceará, é um dos locais mais escolhidos no Brasil para produções cinematográficas, séries, novelas e filmes. 
A proximidade de Quixadá com a sétima arte é uma tradição que assinala mais de meio século. Em 1960, o município foi o cenário da obra “A Morte Comanda o Cangaço”.

Na cidade também já foram gravados filmes como “O Cangaceiro Trapalhão” ( 1983 ); “Área Q” ( 2012 ); “Cine Holliúdy” ( 2013 ); “O Shaolin do Sertão” ( 2016 ) e muitos outros. Tais produções cinematográficas contribuíram para o desenvolvimento cultural e social da ‘Terra dos Monólitos’, além de fomentar a produção local, como o clássico do cinema quixadaense “A Vingança de Chanca”, filme seguido por “A Lenda do Gato Preto” e outros mais.

Há até mesmo uma associação local voltada para o desenvolvimento de projetos audiovisuais, a ‘Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá’ ( ACVQ, fundada em 11 de maio de 1998 ). 
Cada produção destas resulta em centenas de trabalhos temporários e ‘capilariza’ a distribuição de renda como poucas atividades econômicas alcançam. A proximidade com a capital Fortaleza e a infraestrutura hoteleira facilitam a produção destes filmes que geram impacto econômico e divulgam a cultural do Ceará.

Recentemente, a ‘Netflix’ - gigante do entretenimento e maior serviço de ‘streaming’ do mundo, com mais de 200 milhões de assinantes até o ano passado - construiu uma cidade cinematográfica em Quixadá, mais precisamente no Distrito de Juatama, na zona rural, por ocasião das filmagens de “O Cangaceiro do Futuro”, uma nova série do diretor cearense Halder Gomes. O local já foi cenário de outros filmes brasileiros, como “Bem-vinda a Quixeramobim”, do mesmo Halder Gomes.

-“O Sertão Central é um lugar único de belezas e cenários de caatinga irresistíveis de levar às telas. Por ser da região, sempre carrego uma forte relação nostálgica desse universo, e, por isso, escrevo histórias para acontecer nesses lugares.”-comenta Halder Gomes. 

No período das filmagens foram reservados Hotéis e pousadas de Quixadá para acolher atores, atrizes, técnicos, direção e outros envolvidos. Entre estes, Edmilson Filho ( protagonista da série e ‘estrela’ das artes marciais na vida real ), Max Peterson ( cearense natural do Cariri, comediante e ‘YouTuber’ ), Dudu Azevedo ( Ator ), Larissa Goés e Mariana Costa ( Atrizes ), além de Chandelly Braz ( Atriz que faz par romântico com Edmilson na nova série ). 
Sem esquecer, é claro, dos talentos locais. Nomes do porte de Marcondes Falcão Maia, o ‘Falcão’ e Valeria Vitorianno, a ‘Rossicleia’, que compartilham rotineiramente em suas redes sociais fotos dos pontos turísticos de Quixadá como o Hotel Pedra dos Ventos e o açude Cedro.

Na trama, Edmilson Filho interpreta um homem que chega ao sertão central do Ceará vindo direto do futuro.

A parceria entre Halder Gomes e Edmilson Filho já é de longa data. Entre as produções de sucesso da dupla no cinema brasileiro gostaríamos de destacar “Cabras da Peste”, comédia que teve repercussão internacional e foi destaque no pódio de três países: Portugal ( 2º ), Espanha ( 5º ) e Luxemburgo ( 5º ). O filme compõe ainda o ‘Top 10’ em mais de 20 países espalhados por todos os continentes. 
Lembrando que a produção foi lançada para cerca de 190 países e em mais de 30 idiomas.
Esta é mais uma prova de que Quixadá está ganhando o mundo pelas lentes de Halder Gomes e outros cineastas.

Sabendo da potência de Quixadá, já está sendo produzido outro filme no local, “Mais pesado é o Céu”, do Diretor Petrus Cariry. No elenco, os atores Ana Luiza Rios, Matheus Nachtergaele e Silvia Buarque. Desta feita a honraria está sendo dividida com os municípios de Ibaretama e Jaguaribara. 

Contudo, a ‘Terra dos Monólitos’ permanece como a cidade de maior potencial atrativo para o estado, seja no segmento do entretenimento, seja em outros, pois também é um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes de ação e aventura, vide as impressionantes formações rochosas, entre suas características mais marcantes. 

Fontes :

Revista Central :



Jornal do Ceará :


Diário do Nordeste :


*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 21/02/2022
_
Legenda : O ‘flyer’ de divulgação de “O Shaolin do Sertão”, disponibilizado pela ‘Netflix’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © AP Halder Gomes | © AP Edmilson Filho | Reprodução / Mídia “O Shaolin do Sertão” | © Netflix | Divulgação ). 

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

Nenhum comentário:

Postar um comentário