sábado, 23 de julho de 2016
Ving Tsun Museum : do Shaolin Wing Chun para o MMA
A arte marcial chinesa conhecida nos dias atuais como Wing Chun teve sua origem, muito provavelmente, no templo Shaolin do Sul tendo sido lapidada pelos monges guerreiros de Shaolin em campos de batalhas durante um tempo de guerra e revolução no Sul da China.
Após concluída essa fase de provação, o sistema que tornara-se completo avançou para fora do templo Shaolin e sofreu modificações e perdas sob os diferentes mestres e gerações seguintes o que resultou em perda de eficiência.
Nos dias atuais, Mestre Benny Meng , Fundador e proprietário do Ving Tsun Museum, o qual está localizado em Dayton, Ohio, USA, desejoso de encontrar as raízes de sua arte, empreendeu uma verdadeira maratona de artes marciais, iniciada em 1993, pesquisando e treinando extensivamente sob os diferentes mestres das mais variadas linhagens de Wing Chun.
Ao longo dessa jornada de mais de duas décadas foram registradas mais de 2.000 mil milhas de viagens em 75 expedições de pesquisas em vários países do mundo, 17 artigos em revistas especializadas, 1 livro publicado e outros 4 à caminho, 60 seminários, 20 torneios e 15 grandes demonstrações de artes marciais.
Sendo que hoje, o descendente direto de Mêncius ( Confúcio ) pode finalmente comemorar algo realmente grandioso,que é o término de sua pesquisa válida pelo Ving Tsun Museum.
A pesquisa trata de fatos históricos do Wing Chun, sobre sua filosofia e diferentes linhagens e classificações desse sistema de Kung Fu, sendo que através destes esforços mestre Meng conseguiu conectar os fragmentos destas diferentes linhagens, assim sendo o Ving Tsun Museum dispõe atualmente de informações as quais permitirão ao público ver como era o Wing Chun, através de uma perspectiva completa, como um todo.
Essa totalidade é denominada por agora como Shaolin Wing Chun, que é apenas um termo para representar toda essa visão e já que o Wing Chun vem de Shaolin e a essência de Shaolin é Wing Chun eles não podem ser separados.
O Ving Tsun Museum está de portas abertas para aceitar qualquer pessoa, sejam estudantes ou mestres, que queiram conhecer o resultado deste trabalho sem o envolvimento em questões políticas.
Agora após a conclusão desta pesquisa o foco está em testar a implementação das habilidades e a arena escolhida para tanto são as competições de MMA ( Mixed Martial Arts ).
Pois o MMA não é um estilo em separado, é uma competição esportiva, onde representantes de várias modalidades podem testar suas habilidades de uma forma civilizada e com regras de segurança.
Assim sendo, mestre Meng também classifica o MMA como um esporte e também como uma arena final para os lutadores de Wing Chun e quaisquer outras artes marciais testarem as suas técnicas combativas.
Ele está esperançoso em ver um representante de sua família de Wing Chun participando destas competições para fazer jus ao novo nível técnico alcançado, definitivamente.
Para tanto, mestre Meng manterá um ” camp training ” com combatentes de Wing Chun que serão selecionados entre concorrentes de todo o mundo e então irá treiná-los para competirem nos ringues e Cages de MMA.
A idéia nos remete à época dos anos 1980 quando eram realizadas competições de natureza Full Contact entre adeptos das artes marciais chinesas no no estádio rainha Elizabeth, Hong Kong,e mesmo em Chinatown, em New York.
Mestre Benny Meng, hoje uma das maiores autoridades mundiais do Wing Chun, iniciará sua nova peregrinação em busca de selecionar potenciais combatentes de Wing Chun após sua próxima vinda ao Brasil.
Na qualidade de representantes do Wing Chun nas competições de MMA, Benny Meng já conta com seus alunos Johnatan Martinez ( Colômbia ), Oscar Choco ( Equador ), Daniel Duran ( EUA ) e seu próprio filho, Vincent Meng, que já deu os seus primeiros passos participando de competições de Pankration.
Em sua próxima vinda ao nosso país, ele estará visitando os seus representantes, Marco Mourão e Marcos Teixeira, quando realizará treinamentos privativos de Wing Chun Kung Fu, palestras e eventos específicos sobre cultura chinesa e exames internacionais para certificação em Wing Chun.
No próximo dia 10 de Setembro de 2016 Mestre Meng está ministrando mais um seminário internacional de Wing Chun, em Fortaleza – CE.
Esse evento faz parte da expansão do Instituto Wing Chun ( Sifu Marcos Teixeira ), juntamente com o Instituto Han de Cultura Chinesa, de Brasília-DF (Sifu Marco Mourão) e o Ving Tsun Museum – Ohio, USA (Grão-Mestre Benny Meng).
O Ving Tsun Museum está avançando na divulgação em todo território nacional e já comemora mais de 10 anos de atividades em nosso país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário