segunda-feira, 5 de novembro de 2012

News EUA: eventos da América Escondida

Por Oriosvaldo Costa

O Que se pode esperar de um estado como Nova Iorque onde alguns Políticos não possuem apetite nenhum para aprovar uma Legislação que vise á dar segurança aos eventos de MMA ? Combates clandestinos tem uma rica estória em Nova Iorque desde 1881, quando o Pugilista John L. Sullivan boxeou sem luvas em uma barca sobre o Rio Hudson, passando pelos eventos de No-Holds-Barred, até o moderno MMA, com a Undergorund Combat League realizando suas edições em academias de Boxe, e mais alguns novos shows no Metrô do Bronx.

O conceituado Jornalista Jim Genia, autor da obra-prima Raw Combat : The Underground World of Mixed Martial Arts,e que está escrevendo sobre lutas por anos á fio, presenciou um evento de teor cinematográfico e sangrento recentemente.

Realizado na cidade que leva o mesmo nome do estado, o evento prometia a realização de lutas de Kung Fu e Hip-hop juntos, mas com um cunho de resgate do autêntica arte marcial chinesa, uma tentiva de reavivar combates de outrora no País Ásiatico que originou a modalidade. O Cartaz afixado na porta de entrada do local do evento deixava isso bem claro, anunciando o show como : o Verdadeiro Kung Fu.

Foi quando a ficha caiu e Genia deixou de esperar caras do estilo das produções cinematográficas dos Shaw Brothers da década de 1970 e passou acreditar que ali estariam se apresentando Toungh Boys. As lutas na foram realizadas em octagon ou ringue,mas sobre um simples tapete. " Nós vamos trazer os estilos antigos de volta ", anunciou um dos organizadores, ante dos anúncios das lutas, compostas por representantes de estilos tais como Baguazhang, Bagua Urbano,San bao, Jeet Kune Do e Hung Gar ( que já conta com um representante em eventos de MMA nos EUA : Joseph Witkins,mestre do estilo ).

Durante o evento as palavras " estilo interno ", " medicina chinesa" e " Si Fu " foram corriqueiras.

Por falar em " SiFu " ou " Su Hu ",que significam Mestre, dois deles lutaram no evento. Mestres Jesse e Ben Hill se confrontaram em uma luta que lembrava os primórdios do UFC.

Outros destaques foram para as lutas de Steve, de 57 anos, que levava a pior, mas conseguiu a vitória sobre Kelly, após o intervalo, e já no chão.

Outra luta que merece nota foi a do garoto Rinson, que obteve seu primeiro nocaute no show.

Os competidores vieram de lugares tais como Utah, Boston e Syracuse. Para os campeões nenhuma espécie de bolsa, prêmios ou troféus. Apenas atendimento gratuito de Acupuntura pós-luta. Nada mais tradicional e ao estilo Oriental.

Término do evento e farto material para Jim Genia, que assim como eu, aprecia combates Underground, cada vez mais populares em Nova Iorque, onde lutadores se encontram em escolas, academias e outros lugares onde possam se reunir sem chamar muita atenção.

O que me deixa intrigado é essa vontade dos representantes das Artes Marciais Chinesas irem á luta, literalmente, para mostrarem a eficiência do verdadeiro Kung Fu.

2012 é definitivamente o Ano do Dragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário