sábado, 21 de janeiro de 2012

Legisladores esperam fazer MMA mais seguro em Washington


Por Oriosvaldo Costa

O Promotor de lutas de Boxe e MMA Brian Halquist ,baseado em Tacoma,Washington,EUA, foi aos Legisladores pedir uma regulamentação para os eventos de MMA tido como amadores em seu estado. Contudo, Os Legisladores locais tem um histórico de ignorar a votação de projetos de Lei que objetivem uma regulamentação mais forte nesse sentido. Estes, inclusive, questionam se tem havido uma série de acidentes em lutas amadoras ou se eles estariam apenas antecipando um problema.
Segundo Halquist, hoje, em Washington, um lutador pode sofrer uma concussão em um dia e ainda assim,ter a permissão para lutar no dia seguinte. Á cada poucas semanas são realizadas lutas de Boxe e MMA Amadoras e Profissionais no Cassino Emerald em Tacoma, e estas são bastante populares em Washington. Um dos problemas é que cada promotor define suas próprias regras, tidas como amadoras, e não há um apoio significativo entre as pessoas envolvidas para que se crie uma regulamentação estatal.
Halquist concluiu que é uma questão de tempo para que alguém morra em uma luta de MMA amador não regulamentada em seu estado.
Foi publicado um estudo pela Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins em 2006 que concluiu ser o MMA mais seguro que o Boxe e essa segurança se dá pela diversidade das Artes Marciais Mistas. Ainda segundo esse estudo, a taxa de lesões sofridas em 100 lutas de MMA são aproximadamente as mesmas em lutas de igual número no Boxe. Quase a metade destas em MMA foram cortes faciais. A taxa de Knockout é de 6,4 % no MMA contra 11,3 % no Boxe. Ainda segundo o estudo, as lesões do MMA seriam também inferiores á do Wrestling. A interrupção de lutas por juízes e vitórias por decisões unanimes seriam algo em torno de 40 % do percentual total. ( á época da realização dos estudos ).
Aqui no Brasil, Mário Yamazaki, árbitro do UFC, disse estar lutando para que seja utilizado um regulamento unificado em todo o País, junto á uma Comissão da qual está fazendo parte.
Mas ainda existe um outro problema. A disputa entre a CBAMM-Comissão Brasileira de Artes Marciais Mistas ( de Carlos Barreto e Yamazaki ), a ConfBrasMMA ( de Wallid Ismail ), e uma outra de Amaury Bitetti. A pioneira foi a CBVT-Confederação Brasileira de Lutas de Vale Tudo.
Ainda segundo Yamazaki,o Brasil é uma terra de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário