segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

UFC Rio : El Dorado.



Nunca vou esquecer aquela fatídica noite de treça-feira , 30 de setembro de 1997, quando de frente á TV, tive de aturar o apresentador Jô Soares fazer uma gracinha para o seu público e alardear: “...e a Prefeitura do Rio de Janeiro proibiu ontem as lutas de vale-tudo. vale-tudo agora passou á ser vale-nada.”

Havia naqueles idos tempos, uma corrente internacional que estava boicotando geral. Em vários estados norte-americanos e diversos países da Europa já haviam sido proibidas competições de vale-tudo.
Aqui no Brasil, as poderosas organizações Globo aderiram ao “ lobby ”lançando ataques ao esporte sempre que podiam.

Como brasileiro adora macaquear americano e os Políticos daqui se preocupavam com o que a Rede Globo e o Jornal O Globo falavam, a proibição foi a única opção após um quebra-pau generalizado em um evento de vale-tudo realizado apenas três dias antes.

Por conta disso, quando da primeira vinda do UFC para o Brasil em 1998, o show não pode ser realizado na terra do vale-tudo e teve de ir para São Paulo.

Segundo alguns Historiadores, o vale-tudo foi criado no Rio de Janeiro em 1930, outros entendem que foi bem antes disso em Belém do Pará.

De qualquer forma, foi no Rio de Janeiro que a modalidade emplacou com os desafios da Família Gracie.
É por tudo isso, e um pouco mais que esse UFC Rio terá um sabor todo especial.

Programado para acontecer dia 27 de agosto de 2011, na HSBC Arena, o show marcará a redenção dos Políticos, pois contará com o apoio do governador Sérgio Cabral e do Prefeiro Eduardo Paes.
Este, presenteado com um cinturão do UFC. Nada mais justo.

justo também é o retorno de Royce Gracie, em uma única luta ( a chamada luta de contrato ), especialmente para a ocasião.
Royce foi o homem que popularizou o vale-tudo no mundo.
O Jiu-Jitsu criado pela Família de Royce e hoje disseminado por todo o planeta, também deve muito á essa modalidade irmã, hoje conhecida como MMA.

A Rede Globo, nossa algoz á onze anos atrás, já está na briga com a RedeTV e Bandeirantes pela exclusividade das imagens desse UFC Rio.

Quanto ao Jô Soares...
Ele continua tentando ser uma cópia do Jay Leno.
Até o cenário do programa do Jô é bem parecido com o do programa do Jay.

O Vale-Tudo foi além.
Criativo, se reiventou. Hoje se chama Mixed Martial Arts, ou simplesmente MMA.

MMA é hoje o esporte que mais cresce no mundo.
O UFC é a marca esportiva mais valiosa dos EUA na atualidade.
Apesar de o sucesso do show vir desde suas primeiras edições, quando foi considerado o negócio mais rentável no milionário sistema de PAY-PER-VIEW.

Por todos esses fatores combinados, vários setores da sociedade, e até seus antigos opositores, consideram a modalidade hoje, bem mais do que um esporte.
Simplesmente, um novo El Dorado.

ESCREVEU: Oriosvaldo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário