segunda-feira, 29 de maio de 2023

Emelianenko vence um “youtuber” e ‘blogueiro’ após curioso “stop-and-start” na Rússia; entenda


Na sexta-feira, 26 de maio de 2023, o “REN TV Fights” sediou o “REN TV Fight Club!”, também chamado de ‘REN TV Superfight Series’, no Dynamo Volleyball Arena, em Moscou, capital da Rússia.
Todas as lutas foram inspiradas no formato de regras do MMA, mas não tinham tal “status”. A transmissão ‘ao vivo’ teve inícios às 23h00 ( horário local ).

No ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’ vimos um envelhecido e aparentemente cada vez menor Alexander Emelianenko adentrar ao ‘cage’ para encarar o “youtuber” e ‘blogueiro’ Evgeny Ershov, de 24 anos. 
O peso pesado de 41 anos é irmão do lendário Fedor Emelianenko e busca reestabelecer a sua carreira nas artes marciais mistas. A escolha do seu oponente não nos pareceu estranha, uma vez que a participação de personalidades das mídias sociais como Ershov em esportes de combate tornou-se uma ocorrência regular nos últimos anos.

A ‘celebridade da internet’ conquistou um “nocaute técnico” ao encurralar o adversário na ‘grade’ ainda no primeiro ‘round’, quando o árbitro interrompeu e parecia sinalizar o fim da luta.

Mas, estranhamente, o jovem ‘digital influencer’ indicou que gostaria que a luta continuasse. Isso permitiu que Alexander se recuperasse e a luta foi reiniciada - aparentemente - sem nenhum argumento do árbitro. 
Na sequência, Ershov levou o combate para o chão, mas permitiu que o veterano do ‘Pride FC’ e do ‘M-1 Global’ encaixasse uma ‘finalização’ ( “chave kimura” ) aos 20 segundos do segundo ‘round’ para garantir o seu triunfo no ‘show’.

Contudo, o curioso “stop-and-start” fez alguns fãs suspeitarem que a luta teria sido “armada” ( ou seja, ‘combinada’, uma “marmelada” ), o que a organização negou de imediato.

-“A luta teve um ‘status de exibição’, mas não havia um resultado ‘pré-determinado’. Então não foi ‘fake’. O ‘formato esportivo’ ( ou “tempo” ) da luta foi alterado para três ‘rounds’ de dois minutos cada, tornando-se assim uma ‘luta de exibição’, porque não existe esse ‘formato’ ( ou “tempo” ) nas regras oficiais.”-disse Vladimir Khryunov, promotor russo e organizador do evento.

O “youtuber” e ‘blogueiro’ Evgeny Ershov também negou que a sua luta com o ‘popular’ peso pesado russo tenha sido de “natureza contratual”.

Emelianenko, que não venceu suas duas últimas lutas de MMA, também perdeu seus dois últimos duelos de boxe : para Viacheslav Datsik, por ‘nocaute’, passados apenas 13 segundos de luta, em setembro de 2022 e para outro blogueiro, Svyatoslav Kovalenko, em dezembro passado. Esta última foi uma luta de boxe com ‘regras personalizadas’ onde ele “foi mais longe”.

Empolgado após encerrar a longa seqüência de derrotas, Alexander anunciou em entrevista após a luta que estava pronto para lutar novamente com Evgeny Ershov, especificando que agora gostaria de lutar com ele de acordo com as regras do boxe, mas com luvas de MMA.

Desde que retomou a sua carreira, o veterano tem tentando sua sorte em desafios no boxe “de celebridades” e em lutas de MMA com ‘regras personalizadas’ ( ou seja, diferentes daquelas “ditadas” pelas comissões atléticas estaduais dos EUA ).

Do jeito que está, Emelianenko mantêm um ‘recorde’ profissional de MMA de 28-9-1. Por sua vez, Evgeny Ershov está com 4-2-0 em seu “cartel”. Lembrando que em 2022, ele lutou cinco vezes em uma mistura de lutas amadoras e profissionais.

Já no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘show’, outra “estrela” do MMA russo, Alexey Oleinik ( 60-17-1 ), de 45 anos, acabou não sendo páreo para o britânico Oli Thompson ( 21-16-0 ) e acabou sofrendo um “nocaute” brutal na reta final do primeiro ‘round’, o que forçou o árbitro à encerrar o confronto.

Com o resultado Oli Thompson “elevou” o seu ‘recorde’ para 22-16-0, enquanto Alexey Oleinik “caiu” para 60-18-1 em MMA.

Em outro lugar do ‘card’, o irmão mais jovem de Alexander, Ivan Emelianenko, finalmente fez a sua estreia no MMA, já aos 35 anos de idade. Esta luta também foi realizada sob ‘regras especiais’. 
Mesmo assim, os fãs adoraram as habilidades de Ivan. Ele até ‘marcou’ um “knockdown”, depois de ‘desferir’ um “cruzado” no campeão russo de Judô, Alexei Ledenev. Ivan acabou vencendo por ‘decisão unânime’. 
Para seu crédito, a vitória de Ivan pareceu muito mais convincente do que a do seu irmão, que assim mesmo foi ‘classificado’ como a “estrela” da noite.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 29/05/2023
_
Legenda : O irmão de Fedor Emelianenko venceu diante da sua torcida em Moscou.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Al Zullino / @phre | © VK | © REN TV | © Vladimir Khryunov | © Acervo Pessoal Alexander Emelianenko | @ alexander.emelianenko_official | Reprodução / © Instagram | @phre | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

quinta-feira, 25 de maio de 2023

O japonês Hiroshige Tanaka vence o brasileiro Loibe Neto por “decisão unânime” no ‘Shooto 2023 Vol. 3’ em Tóquio


No domingo, 21 de maio de 2023, o “Shooto” sediou o “Shooto 0521”, também chamado de ‘Shooto Professional Official Battle 2023 Volume 3’, no New Pier Hall, em Tóquio, capital do Japão.
O evento foi realizado na sequência da ‘edição inaugural’ do “Shooto” feminino : “Colors Produce by Shooto”, cujas lutas tiveram lugar no mesmo local. Os torneios diurno e noturno foram transmitidos ‘ao vivo’ pela ‘Abema TV’.

O ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’ trouxe o bom duelo entre os japoneses Shoji Saito e Takuma Sudo.

O 1° ‘round’ foi “marcado” por uma pequena vantagem para Saito. Este também causou maiores danos com ‘golpes’ do ‘ground and pound’ já no 2° “assalto”. Por outro lado, a estratégia de Sudo não foi muito bem compreendida pelos jurados e a sua “quase finalização” ( com ‘chaves’ nas ‘articulações do tornozelo’ ), já no 3° e último ‘período’, também não impressionou muito. A luta foi então para a “decisão dos juízes”, que declararam Saito vencedor por “unânimidade”.

Assim sendo, Shoji Saito ‘elevou’ o seu “cartel” para 6-2-1, enquanto Takuma Sudo “caiu” para 7-2.

Já no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) deste ‘Shooto 2023 Vol. 3’ vimos o atleta de 41 anos, Hiroshige “Hanzo” Tanaka, “bater de frente” com o especialista em ‘trocação’ Loibe de Oliveira Neto. 

O veterano japonês construiu boa parte de sua carreira no ‘Shooto’, mas também lutou em promoções do porte do ‘One Championship’ e do “Pancrase” e vinha de vitória sobre Daiki Yuki, no ano passado.
Já Loibe Neto também vinha embalado por vitórias, sendo uma destas no 1° evento de boxe ‘sem luvas’ do Brasil ( o ‘BKF Brasil 1’ ). Na sequência, o brasileiro também venceu em sua 1ª participação no “Shooto” do Japão, em janeiro deste ano.
Contudo, no ‘show’ do último domingo, o atleta da equipe Evolução Thai ( de Curitiba-PR ) foi parado por “Hanzo”, que acabou vencendo por ‘decisão unânime’ dos juízes : 3 a 0 ( 29 a 28 x 3 ).  

Com o resultado Hiroshige “Hanzo” Tanaka “ampliou” o seu ‘recorde’ para 15-8-0, enquanto Loibe Neto “desceu” para 6-4-0 em MMA.

Em outros lugares do ‘card’, Tsubasa Saito ( 10-7-1 ) e Takeshi Kunito ( 12-9-4 ) venceram à Tatsuma Okada ( 3-3-0 ) e Taichi Aoi ( 1-4-1 ) com técnicas de ‘finalização’ ( por “mata-leão” e “triângulo de braço” ), respectivamente.

Confira os resultados do “Shooto 2023 Vol. 3” que incluem :

Shooto 2023 Vol. 3
21 de Maio de 2023
New Pier Hall
Tóquio, Japão

Shoji Saito venceu Takuma Sudo por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
Hiroshige Tanaka venceu Loibe Neto por “decisão unânime” após três ‘rounds’
Tsubasa Saito venceu Tatsuma Okada por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “mata-leão” ) aos 1:43 do segundo ‘round’
Yoshihiro Koyama venceu Toshihiko Yokoyama ‘decisão majoritária’ após dois ‘rounds’
Yamato Hamamatsu e Taira Uehara terminou em “empate majoritário” após dois ‘rounds’
Kaisei Takehara venceu Tesshin Isobe por ‘decisão unânime’ após dois ‘rounds’
Yoshizumi Kobayashi e Yusuke Matsushita terminou em ‘empate unânime’ após dois ‘rounds’
Sota Nagai venceu Takumi Arai por ‘KO’ / “TKO” ( “soco” ) aos 1:13 do primeiro ‘round’
Yuhei Koga venceu Yo Otake por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( “socos” ) aos 0:50s do segundo ‘round’
Takeshi Kunito venceu Taichi Aoi por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “triângulo de braço” ) aos 2:14 do segundo ‘round’

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 25/05/2023
_
Legenda : A luta foi o ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘card’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Mizumasa Wakahara | © Gong Martial Arts | ©ゴング格闘技 | © Japan Content Management Co., Ltd. | © Sustain Co., Ltd. | © AbemaTV | Reprodução / © YouTube | © Susumu Nagao | © Professional Shooto Japan | © Japan Shooto Association | © shooto-mma.com | © j-shooto.com | @j_shooto | Reprodução / © Instagram | @xshooto | Reprodução / © Twitter | Divulgação ). 

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

quinta-feira, 18 de maio de 2023

O ‘UFC’ realmente “esnobou” Yan Xiaonan ao confirmar a luta de Weili Zhang com Amanda Lemos no ‘UFC 292’ ?


A próxima luta de Weili Zhang já está confirmada. A chinesa irá defender o seu cinturão de campeã da categoria peso palha feminino ( até 52,1kg. ) pela segunda vez no ‘UFC 292’, dia 19 de agosto, no TD Garden, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos.

Conhecida pela ‘alcunha’ de “Magnum”, Zhang ( 23-3-0 ) voltou ao “trono” em novembro passado, quando venceu Carla Esparza ( 19-7-0 ) por ‘finalização’ no ‘UFC 281’. Desde então, ela está aguardando sua próxima desafiante.

Sua oponente será a paraense Amanda Lemos, que poderá tornar-se a segunda brasileira à “afivelar” o cinturão da categoria. Lemos ( 13-2-1 ) é 4ª colocada no ‘ranking’ do peso palha feminino e vêm de duas vitórias consecutivas. 

No entanto, houve alguma especulação de que uma compatriota de Zhang poderia vir à ser sua próxima adversária. 

Yan Xiaonan ( 17-3-0-1 ) vinha de uma impressionante vitória sobre a brasileira Jéssica “Bate-Estaca” Andrade ( 24-11-0 ) no ‘UFC 288’, no início deste mês. 
Com o resultado, Yan Xiaonan classificou-se no 3° lugar do ‘ranking’ e todos esperavam que ela fosse “a próxima da fila” em uma oportunidade pelo título. 
Até porquê, o presidente do ‘UFC’, Dana White, foi rápido em revelar seu desejo de ter as duas atletas chinesas lutando em seu país natal ainda este ano.

Mas o ‘UFC’ confirmou nesta semana que Zhang lutará mesmo com Amanda. 
Ao escolher a brasileira, o ‘UFC’ meramente “esnobou” a chinesa ‘apelidada’ de “nine”, já que Lemos ocupa uma posição abaixo de Yan Xiaonan na “hierarquia” da categoria peso palha feminino.
Ao menos é este o pensamento do jornalista Harvey Leonard, em artigo escrito para o conceituado ‘site’ especializado “MMA News”.

Por outro lado, a escolha do ‘Ultimate’ não nos parece tão estranha, se observarmos que Amanda vêm de vitória sobre Marina Rodrigues. Esta, por sua vez, foi a última mulher à vencer Yan Xiaonan no octógono.

Controvérsias à parte, resta saber se o ‘UFC’ ainda tentará que Zhang defenda seu cinturão em casa, contra Xiaonan, caso a atual campeã vença Lemos em 19 de agosto.

O duelo “Weili Zhang X Amanda Lemos” será o ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘UFC 292’.

Já a disputa pelo título de campeão da categoria dos pesos galos entre o atual detentor Aljamain Sterling ( 23-3-0 ) e o desafiante local Sean O’Malley ( 16-1-0 ) será o ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’.

De acordo com o ‘site’ da companhia, o “UFC Fight Pass” transmitirá o evento ‘ao vivo’ e com exclusividade no Brasil.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 18/05/2023
_
Legenda : A próxima adversária de Weili Zhang já foi confirmada.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Jeff Bottari / © Zuffa LLC | © Jason Vinlove / © USA TODAY Sports | © Sports Illustrated | © Getty Images | © ufc.com.br | © Zuffa LLC | Reprodução / © Facebook | © Endeavor Group Holdings Inc. | © WME - IMG | © UFC | @ufc_brasil | © Reprodução / © Instagram | @ufc | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

terça-feira, 16 de maio de 2023

O duelo “Weili Zhang X Yan Xiaonan” marcará um momento ‘histórico’ para o MMA asiático


Considerada a nação mais populosa do mundo, a China deverá contar com 1,4257 bilhões de habitantes até meados de 2023, de acordo com as recentes estimativas divulgadas pela ‘ONU’.
Os chineses têm grande interesse em atividades esportivas e as modalidades mais populares por lá são o tênis de mesa, badminton, basquetebol, voleibol, futebol e, claro, as artes marciais.

Não existe nenhum outro país no mundo que tenha tantos lutadores quanto a China. São 65 milhões de praticantes ( 5% da população de 1.3 bilhões de habitantes ). O Kung Fu é para os chineses assim como o futebol é para os brasileiros.
O MMA é outra modalidade que está se desenvolvendo bastante na China e, assim como a maioria dos esportes praticados no país na atualidade, também é considerado um negócio.

Classificado pelos próprios chineses como a “propriedade esportiva internacional de mais rápido crescimento”, o ‘Ultimate Fighting Championship’ não poderia ficar de fora deste importante mercado, pois, presumivelmente, também almeja a sua “fatia do bolo”.

Não é de hoje que a China é uma “peça” importante para os negócios do ‘UFC’. O ‘Performance Institute’ foi inaugurado ainda em julho de 2018, em Xangai, centro do comércio e da cultura na China.
Além de produzir “conteúdo” para os fãs chineses de MMA, o ‘Performance Institute’ fez de Xangai uma espécie de “novo polo” dos esportes naquele país asiático e ainda aproximou o ‘UFC’ do Comitê Olímpico Chinês, mas ainda há mais por vir.

O ‘Ultimate’ está prestes à promover a sua primeira luta pelo título “China X China”, algo pelo qual os outros esportes “matariam por isso”, mas que por enquanto, só podem sonhar.
O “trunfo” do ‘UFC’ são duas lutadoras chinesas que deverão disputar o cinturão de campeã da categoria de peso palha.

Weili Zhang ( 23-3 MMA, 7-2 ‘UFC’ ) conquistou o cinturão de campeã no “UFC Shenzhen”, em agosto de 2019, e a sua ascensão está contribuindo para a popularização do MMA entre as ‘massas online’ da China. 
Para se ter uma ideia, ainda em 2020, ela foi nomeada a melhor atleta na lista de celebridades da conceituada publicação ‘Forbes’ na China, que incluía alguns dos maiores atores e músicos da China, Hong Kong e Taiwan.

[ NOTA .: A lista anual da ‘Forbes’ classifica as celebridades por influência e não por ganhos ].

Desde então, a comunidade ‘online’ de Zhang se expandiu para mais de 1,2 milhões de seguidores em casa ( no ‘Weibo’ ) e impressionantes 500.000 no exterior ( no ‘Instagram’ ), à medida que a atleta aproveita sua crescente fama internacional.

A atual campeã do peso palha feminino não luta desde novembro passado, quando venceu Carla “Cookie Monster” Esparza ( 19-7 MMA, 10-5 ‘UFC’ ) por ‘finalização’ no ‘UFC 281’, realizado em New York, EUA, e não há notícias de que ela tenha uma luta marcada.

Já a sua compatriota Yan Xiaonan ( 17-3 MMA, 8-2 ‘UFC’ ) venceu a brasileira Jéssica “Bate-Estaca” Andrade ( 24-11 MMA, 15-9 ‘UFC’ ) com um “nocaute técnico” no primeiro ‘round’ durante o ‘UFC 288’ no início deste mês, em Newark, New Jersey, EUA. 
Com a vitória, ela “subiu” para o terceiro lugar no ‘ranking’ e conquistou uma chance de disputar o título.

Yan Xiaonan disse ao jornalista Ariel Helwani, ( do “The MMA Hour” ), no início deste mês, que espera que a sua luta com Weili Zhang se concretize até o final deste ano.

Nós não tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de Weili Zhang sobre a possibilidade de uma luta contra a sua compatriota. Mas, logo após o ‘UFC 281’, a atual campeã já havia manifestado o desejo de defender o seu cinturão na China. Naquela ocasião, ela pediu ao ‘Ultimate’ para fazer um grande evento em seu país.

Dana White já está ansioso para fazer acontecer essa luta que promete “quebrar a internet” na China. Até porquê, o ‘UFC’ já superou 5,6 milhões de seguidores no ‘Douyin’ ( também conhecido como “TikTok” nos países do Ocidente ).
Lembrando que esta plataforma - o ‘Douyin’ ( ou “TikTok” ) - é o “lar” de uma comunidade ‘online’ que chega a cerca de 400 milhões.

Caso o duelo “Weili Zhang X Yan Xiaonan” realmente se concretize, este marcará um momento ‘histórico’ para o MMA asiático, com duas lutadoras chinesas “disputando o ouro” pela primeira vez dentro do octógono mais famoso do mundo.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 16/05/2023
_
Legenda : A luta “Weili Zhang X Yan Xiaonan” poderá ser disputa em um próximo ‘UFC’ na China.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Ed Mulholland / © Aaron Meullion / © Jessica Alcheh / © USA TODAY Sports | © Sports Illustrated | © Zuffa LLC | Reprodução / © YouTube | © Endeavor Group Holdings Inc. | © WME - IMG | © UFC | @ufc_brasil | © Reprodução / © Instagram | @ufc | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

domingo, 14 de maio de 2023

Jacarta, na Indonésia, retorna “ao mapa” do MMA com o ‘One Pride MMA 68’


No sábado, 13 de maio de 2023, o “One Pride MMA” sediou o ‘One Pride MMA Fight Night 68’, no Tennis Indoor Senayan, em Jacarta, na ilha de Java, na Indonésia. O evento foi transmitido na íntegra ‘ao vivo’ pelo canal do “One Pride MMA” no ‘YouTube’ e também pela “ANTVRame”.

Um dos destaques da ‘programação’ foi a luta casada entre Lipin Sitorus ( 5-4-0 ) e Kennedi Sihombing ( 3-0-0 ) na categoria peso átomo. 

Ambos os lutadores demonstraram agressividade na luta em pé logo no início do primeiro ‘round’. Foi então que Kennedi conseguiu derrubar Lipin e a luta seguiu para o “jogo” de chão, onde os dois atletas continuaram “ferozes” e tentavam dominar as ‘táticas’ e “golpes” um do outro.

No segundo ‘round’ Kennedi Sihombing acertou o rosto de Lipin Sitorus com socos e chutes, mas este ‘rebateu’ com uma queda. Contudo, Kennedi começou à dominar a “luta de chão” e tentou até mesmo uma ‘finalização’ com “chave de braço”, mas Lipin conseguiu escapar e se levantou. Lipin ainda “sobreviveu” à uma ‘guilhotina’ antes do término deste segundo “período”.

Já no terceiro e último ‘round’ Lipin Sitorus derrubou Kennedi Sihombing com um “suplex”. No entanto, o ‘golpe’ não causou muitos danos, então Kennedi ainda conseguiu revidar. À partir daí, nenhum dos dois lutadores realizou ataques significativos até o término da luta.

A decisão foi então para os juízes que decidiram pela ‘vitória unânime’ de Lipin Sitorus. 
Com o resultado, Lipin “estendeu” o seu ‘recorde’ para 6-4-0, enquanto Kennedi “amargou” a primeira derrota na carreira de MMA.

Dando sequência, houve o ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘card’, onde aconteceu o duelo entre Andrey Pakaryanto e Mario Satya Wirawan na semifinal da categoria peso galo.

Os dois atletas lutaram mais no chão no ‘round’ inicial. Mario Satya Wirawan tentava o domínio e chegou a conquistar a posição de “montada”. Porém, Andrey Pakaryanto não se rendeu e “lançou ataques”, mesmo da posição ‘descendente’.

Já no segundo ‘round’, a pesar de ter sido aberto com a “trocaçao” em pé, os dois lutadores acabaram partindo novamente para o “jogo” de chão. Ao final deste “período”, os rostos dos dois lutadores estavam igualmente machucados dos socos um no outro.

No terceiro e último ‘round’ Mario Satya Wirawan continuou a dominar a batalha, castigando o rosto de Andrey Pakaryanto sem piedade, até que a “partida” finalmente acabou e Mario foi declarado vencedor por decisão do júri.

Com o resultado Mario Satya Wirawan “escalou” o seu ‘recorde’ de MMA para 11-7-0, enquanto Yuki Motoya “caiu” para 4-3-0.

Finalmente, no ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) deste ‘One Pride MMA Fight Night 68’, vimos a disputa pelo título interino da categoria peso palha entre Lalu Sofian ( 6-0-0 ) e Rustam Hutajulu ( 5-4-0 ). 

O título dos palhas do “One Pride MMA” está atualmente ‘no limbo’, já que o atual campeão Billy Pasulatan lutará no torneio do ‘Road to UFC’ no final deste mês.

Lembrando que Rustam Hutajulu já lutou recentemente pelo cinturão de campeão desta categoria, mas acabou sendo derrotado por Billy Pasulatan graças à uma ‘finalização’ por “mata-leão” no quinto ‘round’. Antes disso, porém, Rustam Hutajulu havia ‘finalizado’ Gideon Manurung ( que estava com 5 a 0 na época ) com um “triângulo invertido”.
Já Lalu Sofian tentaria se consolidar como o próximo candidato ao cinturão.

Mas, na noite de 13 de maio, Rustam Hutajulu acabou vencendo por “TKO” depois de quatro ‘rounds’ e Lalu Sofian, que estava invicto, finalmente conheceu a primeira derrota na carreira composta por 7 lutas de MMA.

Agora, Rustam Hutajulu ( que “melhorou” para 6-4-0 ), já ‘coroado’ campeão interino, desafiará novamente o legítimo campeão na categoria dos palhas do “One Pride MMA”.

Confira os resultados do “One Pride MMA Fight Night 68” que incluem :

One Pride MMA Fight Night 68
13 de Maio de 2023
Tennis Indoor Stadium Senayan 
Jacarta, Indonésia

MMA : Rustam Hutajulu venceu Lalu Sofian por ‘KO’ / “TKO” após quatro ‘rounds’
MMA : Mario Satya Wirawan venceu Andrey Pakaryanto por “decisão unânime” após três ‘rounds’
MMA : Lipin Sitorus venceu Kennedi Sihombing por “decisão unânime” após três ‘rounds’

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 14/05/2023
_
Legenda : O “duelo” entre Lipin Sitorus e Kennedi Sihombing foi um dos destaques do ‘card’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Ridsha Vimanda Nasution | © onepride.net | Reprodução / © YouTube | @oneprideimma | Reprodução / © Instagram | @onepride_mma | Reprodução / © Twitter | Divulgação ). 

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

terça-feira, 9 de maio de 2023

Kai Asakura vence Yuki Motoya por ‘nocaute’ no “Rizin 42” ; Confira os destaques e os resultados completos do ‘card’ realizado no Japão


No sábado, 06 de maio de 2023, o “Rizin FF” sediou o ‘Rizin 42’, na Ariake Arena, em Tóquio, no Japão. O ‘card’ foi composto por 13 lutas, incluindo 10 de MMA, duas de ‘Kickboxing’ e também uma outra com “regras personalizadas”. O evento foi transmitido na íntegra ‘ao vivo’ pela ‘Fite TV’. 

Visualmente, o tradicional ringe de cordas - raramente visto no MMA, mas sinônimo de esportes de combate - voltou neste final de semana, ao contrário do moderno ‘cage’ usado durante o ‘Rizin Landmark 5’, no fim de semana anterior.

Este evento - que fez parte da ‘série numerada’ do ‘Rizin’ - trouxe antigos e atuais campeões de MMA, veteranos do ‘UFC’, ‘kickboxers’, “estrelas populares” como Kota Miura e muito mais.

O ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) do ‘show’ marcou a volta de Kai Asakura aos ringues após um ano de ausência. Seu adversário, na luta casada pela categoria dos pesos galos, foi Yuki Motoya, que vinha de quatro vitórias consecutivas. 

Asakura já havia ‘ligado’ o seu “sinal de alerta” no ‘round’ inicial quando acertou uma joelhada voadora em seu rival.

Foi com outra joelhada, esta “endereçada” ao corpo do seu oponente, que Asakura garantiu um violento ‘nocaute’ sobre Yuki Motoya aos 2 min. e 25s do terceiro ‘round’. 

Com o resultado, Kai Asakura “elevou” o seu ‘recorde’ de MMA para 20-4, enquanto Yuki Motoya “desceu” para 33-11.

Anteriormente, no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) da ‘programação’, Juan Archuleta ( 28-4 ) derrotou o japonês Naoki Inoue ( 16-4 ) em luta que proporcionou algumas “trocas” de ‘grappling’, mas foi o sul-americano que levou a melhor, ao vencer por ‘decisão unânime’. 
Lembrando que o “espanhol” já havia vencido no Japão em dezembro, quando derrotou Soo Chul Kim por decisão ‘dividida’ no ‘card’ especial do “Bellator x Rizin”.

Agora Archuleta e Kai Asakura vão se enfrentar pelo cinturão vago da categoria dos pesos galos. Inicialmente, a luta está ‘programada’ para o mês de julho.

Em outro lugar do ‘card’, Roberto Satoshi Souza ( 15-2 ) chegou perto de ‘finalizar’ o americano Spike Carlyle ( 14-5 ) em diversas oportunidades durante a luta que não contava com o cinturão em jogo. Mesmo assim, o brasileiro alcançou a sua 15ª vitória na carreira ao ‘bater’ o seu oponente por decisão “unânime” dos juízes.

Em luta especial de ‘kickboxing’ inserida neste evento, o duas vezes campeão do ‘K-1’, Buakaw Banchamek, empatou com o também veterano Rukiya Anpo após o término do ‘período’ regulamentar. 

Em outra luta de MMA, John Dodson (24-13 ) venceu Tatsuki Saomoto ( 18-3 ) por decisão “unânime”. Cogita-se que o campeão possa vir à enfrentar o também veterano do ‘UFC’ Kyoji Horiguchi em uma disputa que será válida pelo título inaugural do categoria peso mosca do “Rizin FF” já em seu próximo compromisso.

Antes desse confronto, o japonês Kazumasa Majima ( 15-4 ) chamou a atenção ao conquistar sua primeira vitória no ‘Rizin’. Ele venceu Takahiro Ashida ( 26-13-2 ) com uma ‘finalização’ por “estrangulamento” aos 4 min. e 43s do primeiro ‘round’.

Confira os resultados do ‘Rizin 42’ que incluem : 

Rizin 42
06 de Maio de 2023
Tokyo Ariake Arena
Tóquio, Japão

MMA : Kai Asakura venceu Yuki Motoya por ‘KO’ / “TKO” ( “joelhada no corpo” ) aos 2:25 do terceiro ‘round’
MMA : Juan Archuleta venceu Naoki Inoue por decisão ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
MMA : Roberto de Souza venceu Spike Carlyle por “decisão unânime” após três ‘rounds’
‘Kickboxing’ : Buakaw Banchamek e Rukiya Anpo terminou em “empate” após três ‘rounds’
“Regras Personalizadas” : Ya-Man venceu Kota Miura por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( “socos do ground and pound” ) aos 3:13 do primeiro ‘round’
MMA : John Dodson venceu Tatsuki Saomoto por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
MMA : Kazumasa Majima venceu Takahiro Ashida por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “Von Flue Choke” ) aos 4:43 do primeiro ‘round’
MMA : Ulka Sasaki venceu Boyd Allen por “decisão unânime” após três ‘rounds’
MMA : Viktor Kolesnik venceu Atsushi Kishimoto por ‘KO’ / “TKO” ( “chute na panturilha” ) aos 2:57 do segundo ‘round’
MMA : Erson Yamamoto venceu Yuki Ito por decisão ‘unânime’ após três ‘rounds’
MMA : Takeji Yokoyama venceu Takuya Yamamoto por ‘finalização’ via “chave de braço” ( ‘arm-lok’ ) aos 1:24 do primeiro ‘round’
MMA : Ramazan Temurov venceu Yuta Hamamoto por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( “socos” ) aos 4:06 do primeiro ‘round’
‘Kickboxing’ : Sota Kimura venceu Yasuhiro Kido por decisão “unânime” após três ‘rounds’ 

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 09/05/2023
_
Legenda : Kai Asakura venceu Yuki Motoya por ‘nocaute’ com uma “joelhada no corpo” neste ‘Rizin 42’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Mizumasa Wakahara | © Gong Martial Arts | ©ゴング格闘技 | © Japan Content Management Co., Ltd. | © RIZINFF | © jp.rizinff.com | © Nobuyuki Sakakibara | © FiteTV | @rizin_pr | © Reprodução / © Instagram | @rizin_PR | Reprodução / © Twitter | Divulgação ). 

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

sábado, 6 de maio de 2023

O “Kung Fu Kid” Song Yadong vence Ricky Simón por ‘nocaute’ no “UFC Vegas 72”


No sábado, 29 de abril de 2023, o “UFC” sediou o ‘UFC Fight Night: Song vs. Simón’, também chamado de ‘UFC Vegas 72’, no UFC Apex, em Las Vegas, Nevada, USA. O ‘card’ foi marcado pela volta ao UFC Apex pela segunda semana consecutiva. O evento foi transmitido ‘ao vivo’ na íntegra pelo “ESPN+”. 

Destaque da ‘programação’, Song Yadong provou porque merecia competir no ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) de um ‘show’ do ‘UFC’ pela segunda vez consecutiva. 

O atleta chinês, também conhecido pelo ‘apelido’ de “Kung Fu Kid”, vinha de derrota por “nocaute técnico” para Cory Sandhagen, enquanto seu adversário, Ricky Simón, vinha de duas vitórias seguidas, sobre Raphael Assunção ( por ‘nocaute’ ) e sobre Jack Shore ( por ‘finalização’ ), respectivamente.

Após passarem o primeiro ‘round’ quase todo se estudando, os lutadores aumentaram o ritmo no segundo ‘período’ e Song passou a levar a melhor na “trocação”, usando sua velocidade nos ‘golpes’ e evitando a luta agarrada.  

No final do quarto ‘round’, o chinês conseguiu um ‘knockdown’ e repetiu o golpe no ‘round’ final, mas desta vez não deixou a oportunidade escapar, partindo para cima e decretando a sua vitória por “nocaute”, passados 1 min. e 10s do 5° ‘round’.

Com o resultado, Song Yadong “estendeu” o seu ‘recorde’ para 20-7-1-1, enquanto Ricky Simón “caiu” para 20-4 em MMA.

Posteriormente, o “Kung Fu Kid” recebeu um ‘bônus’ adicional de $ 50.000 pelo seu desempenho e se recuperou imediatamente de sua derrota anterior no “UFC Vegas 60”.

Agora, Song - nascido em Harbin, na Província de Heilongjiang, na China - está sendo “apontado” pela ‘mídia especializada’ em MMA como o primeiro atleta chinês do sexo masculino “à ter chances reais” de se tornar campeão do ‘UFC’ na categoria dos pesos galos.

Anteriormente, no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘UFC Vegas 72’, o brasileiro Caio Borralho ( 14-1 ) finalizou Michał Oleksiejczuk ( 18-6 ) com um “mata-leão” na metade do segundo ‘período’ de sua luta casada na categoria dos pesos médios.

Em outros lugares do ‘card’, Rodolfo Vieira ( 9-2 ) ‘finalizou’ o americano Cody Brundage ( 8-4 ), enquanto Marcos Rogerio de Lima, o “Pezão” ( 21-8-1 ), superou o dominicano Waldo Cortes-Acosta ( 9-1 ) por decisão “unânime”, garantindo assim 100% de aproveitamento para o Brasil neste ‘Ultimate’.

Confira os resultados do “UFC Vegas 72” que incluem :

UFC Vegas 72
29 de Abril de 2023
UFC Apex
Las Vegas, Nevada, Estados Unidos

Song Yadong venceu Ricky Simón por ‘KO’ / “TKO” ( “socos” ) aos 1:10 do quinto ‘round’
Caio Borralho venceu Michał Oleksiejczuk por ‘finalização’ via “estrangulamento” ( “mata-leão” ) aos 2:49 do segundo ‘round’
Rodolfo Vieira venceu Cody Brundage por ‘finalização’ via “estrangulamento” ( “triângulo de braço” ) aos 1:28 do segundo ‘round’
Fernando Padilha venceu Juliano Erosa por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( “gancho de direita” ) aos 1:41 do primeiro ‘round’
Marcos Rogério de Lima venceu Waldo Cortes-Acosta por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Trey Waters venceu Josh Quinlan por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
Martin Buday venceu Jake Collier por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Cody Durden venceu Charles Johnson por decisão ‘unânime’ após três ‘rounds’
Irina Alekseeva venceu Stephanie Egger por ‘finalização’ com uma “chave de joelho” aos 2:11 do primeiro ‘round’
Marcus McGhee venceu Journey Newson por ‘finalização’ com um “mata-leão” aos 2:03 do segundo ‘round’
Jamey-Lyn Horth venceu Hailey Cowan por  decisão “unânime” após três ‘rounds’

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 06/05/2023
_
Legenda : Song Yadong é “apontado” pela ‘mídia especializada’ em MMA como o primeiro atleta chinês “à ter chances reais” de se tornar campeão do ‘UFC’ no peso galo.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Jeff Bottari | © Zuffa LLC | © Getty Images | © Zuffa LLC via Getty Images | @_khvisions_ | Reprodução / © YouTube | © Endeavor Group Holdings Inc. | © WME - IMG | © UFC | @ufc_brasil | © Reprodução / © Instagram | @ufc | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Após nova vitória no ‘Knock Out’ Rina “Panchan” Okamoto deixa o Japão para treinar no exterior

Após participar de uma ‘luta de exibição’ de boxe em 4 de março de 2023, Rina “Panchan” Okamoto voltou à “lutar para valer” e conquistou a sua primeira vitória como uma ‘kickboxer’ profissional desde 2021.

A ‘popular’ atleta, modelo e ‘digital influencer’ venceu a lutadora taiwanesa Wang Chin Long por decisão majoritária dos juízes ( 2 a 0 ) em seu bem-sucedido retorno ao ‘Knock Out’ em 22 de abril de 2023. 

Com o resultado, Rina “Panchan” Okamoto ‘ampliou’ sua sequência de vitórias para 14 ( 2 “KO” ) desde sua estreia em 2019, permanecendo invicta. 
Agora, ela tentará reconquistar o seu ‘cinturão’ de campeã do peso átomo feminino ( versão ‘Black Rules’ ) do “Knock Out”, uma vez que “abriu mão” do seu ‘título’ de campeã no início deste ano.

Na coletiva de imprensa após a luta Rina “Panchan” Okamoto anunciou que estaria viajando para o exterior para intensificar os seus treinamentos de artes marciais :

-“Eu gostaria de melhorar a minha técnica. Então estou pensando em deixar o Japão por um tempo e vou treinar no exterior. Pretendo ir para a Tailândia, onde poderei praticar com mais atletas do sexo feminino, que estão competindo no ‘ONE Championship’ e estou pensando em treinar em várias academias onde as mulheres são as principais lutadoras, as melhores do mundo.”- comentou.

Naquela ocasião ela já havia dito aos repórteres que iria embora em breve :

“Estou pensando em ir na próxima semana. Escolhi a Tailândia como meu primeiro destino porque já a conheço bem. Mas também gostaria de ir para outros países. O exterior é bom. Quero deixar o Japão.”-disse ela.

Rina deixou o Japão em 2 de Maio de 2023. 
Após sua chegada à Tailândia, ela foi imediatamente para o seu primeiro destino, a Looksaikongdin Gym, a academia mais próxima do aeroporto.

Curiosidades sobre a Looksaikongdin Gym. 
A academia - que frequentemente é destaque nas revistas especializadas do país - foi criada em 2007 por Noparit Yoohanngo, um ex-lutador profissional, e está situada no distrito de Min Buri, um dos maiores distritos muçulmanos de Bangkok, onde fica a grande Mesquita Madanee. 

Noparit Yoohanngo, sua esposa, seus filhos ( 7 meninas e 4 meninos ), assim como todos os atletas do ‘camp’ são muçulmanos.

Uma das filhas de Noparit Yoohanngo, Aida Looksaikongdin, se casou com Rodtang Jitmuangnon em 14 de fevereiro deste ano. Rodtang se converteu ao Islamismo antes do casamento com Aida. 
( Na verdade, o veterano do Muay Thai havia se tornado monge budista por um breve período, mas, na sequência, ele declarou a shahādah, a conversão para a fé islâmica e agora Rodtang é muçulmano ).

Bem, Aida Looksaikongdin e Rina Okamoto agora estão treinando juntas. 
Lembrando que a Looksaikongdin Gym atualmente era uma academia só para a família, onde nenhum atleta vinha do exterior para treinar, mas todos foram muito gentis com “Panchan”.

Rina revelou que fará um “treinamento de guerreiro” centrado no ‘sparring’ e que também irá visitar outras academias em várias áreas da Tailândia.

Quanto à sua próxima luta, Rina deverá participar do ‘Knock Out 2023 Vol. 2’ de 11 de junho, novamente no Korakuen Hall, em Tóquio, no Japão. 

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 03/05/2023
_
Legenda : Rina ‘Panchan’ Okamoto venceu Wang Chin Long no “Knock Out” em 22 de abril. 
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Acervo Pessoal Chin Long Wang | © 王靖蓉 | © Acervo Pessoal Rina Okamoto | © AbemaTV Inc. | © SamuraiTV | Reprodução / © YouTube | © MAROOMS | © Knock Out | @kb_knockout | @wang_chin_long | @panchanrina | @panchan_chicket | © Reprodução / © Instagram | @c_ling_sai | @panchanrina | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Mikuru Asakura vence Juntaro Ushiku no “Rizin Landmark 5” ; Confira os destaques e os resultados completos do ‘card’ realizado no Japão


No sábado, 29 de abril de 2023, o “Rizin FF” sediou o ‘Rizin Landmark 5’, no Yoyogi National Stadium, em Shibuya, Tóquio, Japão. Segundo comunicado dos organizadores, o número de fãs presentes no ginásio foi de 13.837. As lutas foram transmitidas ‘ao vivo’ pela “Abema TV”, ‘U-NEXT’, “SKY PerfecTV” e haverá uma outra transmissão posterior pela ‘Fite TV’. 

Como este evento do ‘Rizin’ fez parte da série “Landmark” - que é separada dos ‘shows numerados’ da promoção - foi usado um moderno ‘cage’ ( a “gaiola” de MMA ) para a competição, em vez do já tradicional ringe de cordas adotado pela principal promoção de Nobuyuki Sakakibara.

Ao contrário da série ‘Landmark’ anterior e de sua série predecessora “Trigger”, esta “programação” esteve repleta de atletas ‘populares’ no Japão, mas isso infelizmente não se traduziu em muita ação, com 6 das 9 lutas de MMA indo parar na “decisão dos juízes”.

No ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) do ‘show’, a “superestrela” Mikuru Asakura ( 17-3 ) enfrentou o ‘ex-campeão’ dos penas Juntaro Ushiku ( 22-10-1 ). Asakura retornava ao “Rizin” pela primeira vez desde que enfrentou Floyd Mayweather. Mas a sua vitória por decisão “unânime” após três ‘rounds’ foi classificada como “sem brilho” pela imprensa japonesa especializada em MMA. Por outro lado, o irmão mais velho de Kai Asakura está agora com uma sequência de três vitórias consecutivas no MMA.

Anteriormente, no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) do ‘Rizin Landmark 5’, Yutaka Saito ( 21-7-2 ), outro ‘ex-campeão’ dos penas ( que na verdade havia perdido o título para Juntaro Ushiku ), conquistou uma vitória por ‘decisão dividida’ sobre o “kickboxer” que se tornou um artista marcial misto Ren Hiramoto ( 2-3 ).

Em outro lugar do ‘card’, Shinobu Ota ( 3-2 ), um medalhista olímpico na “Rio 2016”, ‘nocauteou’ o também lutador de “wrestling”, Kazuma Kuramoto ( 10-4 ), passados apenas 27 segundos do primeiro ‘round’.

Entre as mulheres, Kanna Asakura ( 20-7 ) - que vinha de derrota para Si Woo Park no “Rizin 37” - superou “VV” Mei Yamaguchi ( 21-15-1 ), veterana do “Valkyrie”, ‘Deep Jewels’, “One Championship” e ‘Rizin FF’, por decisão indiscutível após três ‘rounds’ da luta na categoria de peso super átomo ( 49 Kg ).

Na outra luta feminina ( esta foi uma ‘luta de contrato’ até 51 Kg ), a francesa estreante no ‘Rizin’ Claire Lopez ( 8-4 ) venceu a ‘estrela’ japonesa Rena Kubota ( 13-5 ) com uma rara “chave de joelho” que muitos dos fãs presentes só viram quando a ‘finalização’ foi mostrada durante o “replay” no telão do ginásio.

Roque Martinez e Masanori Kanehara também foram escalados para competir. Mas, embora as lutas de ambos tenham ido parar na ‘decisão’ dos juízes, os veteranos do ‘UFC’ obtiveram resultados distintos. Enquanto Martinez ( 16-9-2 ) foi superado pela ‘ex-estrela’ do Sumô Tsuyoshi Sudario ( 7-2 ), Kanehara ( 30-14-5 ) acabou vencendo Sora Yamamoto ( 16-9-2 ). 

Confira os resultados do “Rizin Landmark 5” que incluem :

Rizin Landmark 5 in Yoyogi
29 de Abril de 2023
Yoyogi National Stadium
Shibuya, Tóquio, Japão

Mikuru Asakura venceu Juntarou Ushiku por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Yutaka Saito venceu Ren Hiramoto por decisão ‘dividida’ após três ‘rounds’
Shinobu Ota venceu Kazuma Kuramoto por ‘KO’ / “TKO” ( “soco” ) aos 0:27s do primeiro ‘round’
Luiz Gustavo venceu Koji Takeda por decisão “dividida” após três ‘rounds’
Kanna Asakura venceu Mei Yamaguchi por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
Claire Lopez venceu Rena Kubota por ‘finalização’ com uma “chave de joelho” aos 4:21 do terceiro ‘round’
Tsuyoshi Sudario venceu Roque Martinez por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
Masanori Kanehara venceu Sora Yamamoto por “decisão unânime” após três ‘rounds’
Ali Abdulkhalikov venceu Tatsuya Saika por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( “soco” ) aos 3:30 do primeiro ‘round’

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 01/05/2023
_
Legenda : O irmão mais velho de Kai Asakura está com uma sequência de três vitórias consecutivas no MMA.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Mizumasa Wakahara | © Gong Martial Arts | ©ゴング格闘技 | © Japan Content Management Co., Ltd. | © RIZINFF | © jp.rizinff.com | © Nobuyuki Sakakibara | © AbemaTV | © FiteTV | @rizin_pr | © Reprodução / © Instagram | @rizin_PR | Reprodução / © Twitter | Divulgação ). 

*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE - DIVULGAÇÃO GRATUITA - INFORMAÇÃO ESPORTIVA*