O “Rizin Fighting Federation” retornou com um ‘card’ duplo que incluiu o ‘Super Rizin’ e o ‘Rizin FF 38’. Ambos os eventos aconteceram no domingo, 25 de setembro de 2022, na Saitama Super Arena, em Saitama, na região metropolitana de Tóquio, no Japão.
As cadeiras “ao lado” do ringue nesta ‘programação’ de domingo chegaram a 1 milhão de ienes cada, atraindo celebridades como a estrela do tênis Naomi Osaka e o ‘ex-boxeador’ profissional filipino Manny Pacquiao.
O evento também foi transmitido ‘ao vivo’ através de vários canais ‘pay-per-view’ na internet e também foi “ao ar” na “Fite TV”, ‘iDEMAND’, “DIRECTV”, entre outros.
O primeiro evento foi encabeçado por uma ‘luta de exibição’ de boxe entre Floyd “Money” Mayweather e a ‘estrela’ do “Rizin FF” Mikuru Asakura. O ‘pugilista’ não é estranho a esse tipo de entretenimento, tendo entrado no circuito de ‘lutas de exibição’ quando enfrentou Tenshin Nasukawa no “Rizin FF 14”. Desta vez, o americano invicto no boxe ( 50-0 ) enfrentou Asakura, que tem um ‘recorde’ no MMA de 16-3-0, mas também mantêm um ‘histórico’ em lutas no estilo de “trocação” e em “lutas de rua”.
A luta “Mayweather VS Asakura” foi uma ‘co-promoção’ entre a ‘Mayweather Promotions’, com sede em Las Vegas, EUA, e o “Rizin Figthing Federation”, do Japão. Não havia restrição de peso, e a luta duraria até três rounds.
Na luta propriamente dita, o “mega star” do boxe nocauteou o japonês no segundo ‘round’ e prometeu voltar para uma terceira participação no evento de Nobuyuki Sakakibara.
-“Estou feliz por estar aqui, obrigado novamente. Estou feliz que fomos capazes de dar emoção aos fãs esta noite. Obrigado por me receberem. Voltarei.”-disse Mayweather depois da luta, ainda em cima do ringue.
O próximo compromisso de Mayweather será no dia 13 de novembro de 2022, no “Global Titans Fight Night”, evento que terá lugar na Coca-Cola Arena, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Na ocasião, seu adversário será Deji Olatunji, um ‘youtuber’ da “Geração Z”, composta por aspirantes à ‘pugilistas’ que lutam com ‘ex-boxeadores’ por muito dinheiro.
Com mais de 17 milhões de seguidores em suas redes sociais, será fácil para Deji Olatunji “maximizar” a atenção dos fãs para esta próxima luta.
Não custa lembrar ainda que, Deji Olatunji, de 25 anos, já competiu em quatro ‘lutas de exibição’ de boxe, incluindo uma luta contra Jake Paul em 2018. Ele obteve sua primeira vitória em agosto deste ano em um evento encabeçado por seu irmão mais velho ‘KSI’, derrotando Fousey por “nocaute técnico” no terceiro ‘round’.
Além disso, há rumores de que Mayweather poderá fazer uma nova ‘luta de exibição’ de boxe com a “estrela” do ‘UFC’ Conor McGregor em 2023.
O “MELHOR DO RESTO”
Mas este “Super Rizin” não foi um ‘card’ perfeito para o “Mayweather Team”, como também é conhecido o ‘TMT’, ou ainda, “The Money Team”. Isto pode ser comprovado em outra luta da “programação”, esta sob os regulamentos do ‘Kickboxing’, onde o ‘guarda-costas’ de Floyd Mayweather, de nome Ray Sadeghi - e mais conhecido como “Jizzy Mack” - foi nocauteado pelo “kickboxer” japonês Koji “Kouzi” Tanaka, de 33 anos e que mantêm um “registro” de 14-9-1-1 no ‘Tapology’, ( mas, de acordo com outros sites, teria um ‘recorde’ de 31-16-2 ).
Sadeghi ( 0-1 ), pesava 18 Kg à mais que o veterano do ‘K-1’ ( por isso, a luta foi classificada como ‘peso livre’ ), mas Sadeghi parecia exausto no segundo ‘round’. “Kouzi” sentiu o “cheiro de sangue” e desferiu um ‘gancho’ de esquerda que deixou o lutador de 40 anos de bruços no canto do ringue com a “marca” de 0:50 segundos do terceiro período.
Sadeghi, vale ressaltar, foi “figura central” na “money fight” entre Floyd e Conor McGregor, onde surgiu muitas vezes ao lado do ‘patrão’ e “astro” nos eventos que marcaram a divulgação para a luta entre Mayweather e o irlandês.
Houve uma outra luta, cujo primeiro ‘round’ seria disputado sob as regras de Muay Thai e um segundo ‘round’ sob as regras de MMA, mas este último nem chegou à ser disputado. Devido às ‘particularidades’ das regras desta luta, ela foi classificada como “regras mistas” e / ou ‘regras personalizadas’.
Neste duelo, vimos outro atleta da terra do ‘Sol Nascente’, Nadaka Yoshinari ( 21-0-2 ) vencer o tailandês Bandasak por “nocaute técnico” aos 2 min e 24s do ‘round’ inicial.
Em outro lugar do ‘card’, o japonês Kota Miura ( 2-0 ) iniciou sua luta partindo para a “trocação” com o tailandês Bunchuai Phonsungnoen ( 0-1 ), mas logo “puxou” para a guarda. Após Bunchuai desferir uma cotovelada e Miura tentar uma ‘chave de braço’, a luta voltou em pé. Após nova ‘troca’ de golpes, a luta foi para as cordas do ringue, mas logo voltou para o solo, onde Miura conseguiu a “montada” e ‘finalizou’ seu oponente com um “arm-lock” aos 1min54s do primeiro ‘round’ da única luta de MMA ( sob as regras ‘profissionais unificadas’ ) desta ‘parte’ da “programação”.
Apesar de não constar em seu “registro” no site do ‘Tapology’, Bunchuai tinha alguma experiência no Muay Thai e no boxe, e essa era - de fato - sua estreia no MMA.
Confira os resultados do “Super Rizin”, que incluem :
Super Rizin
25 de setembro de 2022
Saitama Super Arena
Saitama, Tóquio, Japão
“luta de exibição” de boxe : Floyd Mayweather Jr. venceu Mikuru Asakura por “paralisação do árbitro” ( após ‘nocaute técnico’ com socos ) aos 3:15 do segundo ‘round’
Kickboxing : Koji Tanaka venceu Ray Sadeghi Ueda por “paralisação do árbitro” ( após ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ) aos 0:50 do terceiro ‘round’
Mixed Rules : ( “regras mistas” / ‘regras personalizadas’ ) : Nadaka Yoshinari venceu Bandasak por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” aos 2:24 do primeiro ‘round’
MMA : Kota Miura venceu Bunchuai Phonsungnoen por finalização ( “arm-lock” ) aos 1:54 do primeiro ‘round’
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 27/09/2022
_
Legenda : Mikuru Asakura não foi “páreo” para Floyd Mayweather no ‘Super Rizin’.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Philip Fong | © AFP via Getty Images | © jp.rizinff.com | © Nobuyuki Sakakibara | © FiteTV | © RizinFF | © Instagram | © Twitter | Reprodução / © YouTube | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*