Lahore é - segundo muitos observadores - “de longe a cidade mais interessante do Paquistão”, com uma enorme tradição de poetas, músicos e artistas em geral. Inclusive, a indústria do cinema mais famosa do país - chamada de ‘Lollywood’ - é sediada em Lahore.
A palavra “Lollywood” foi ‘cunhada’ pela primeira vez no Verão de 1989, na hoje extinta revista “Glamour”, publicada em Karachi ( cidade mais populosa do Paquistão e capital da província de Sinde, no sul do país ) por um colunista chamado Saleem Nasir.
Não é à toa que o MMA, esporte que mais cresce no mundo na atualidade, também esteja se desenvolvendo em Lahore, cidade rica, cheia de indústrias e comércio intenso, que contribui com um montante de mais de 13% na economia paquistanesa.
Assim sendo, o ‘Nayza ARY Warriors 2’ - apresentado pela “Panther Tires” - foi realizado no domingo, 24 de julho de 2022. Este segundo ‘card’ de lutas do “Nayza ARY Warriors” está sendo classificado como o ‘maior evento’ de MMA do ano no Paquistão.
Não custa lembrar, ainda, que Lahore é a cidade mais populosa da província do Panjabe, naquele país do sul da Ásia.
Na primeira luta feminina da noite, Shehzadi Sakhi e Ummul Banin competiram na divisão de peso palha. A representante do Kung Fu, Shehzadi, que estava em busca de vingança depois de perder na edição inaugural do “Nayza ARY Warriors”, deu tudo de si dentro do ‘cage’ e desta vez triunfou sobre a ‘boxeadora’ Banin, em uma disputa emocionante.
Ainda entre as mulheres, houve uma luta difícil na categoria de peso átomo, entre Rohan Pari, do Savate, e Tuba Aziz, do Kung Fu e Karatê, que testaram as habilidades uma da outra com golpes brutais. Porém, quem conquistou a árdua vitória para a sua carreira foi a atleta Rohan.
Em um confronto disputado na categoria peso pena entre dois lutadores paquistaneses, Azeem Khan ( “prospecto” do MMA ) e Ameer Hamza ( medalhista de ouro no nacional de Kung Fu ) mostraram grande resiliência e eficiência na “trocação”, com os dois atletas dando “tudo de si” até o término da luta. Azeem Khan acabou vencendo por decisão dos juízes.
Em outro lugar do ‘card’, Aqib Awan, do Paquistão, mostrou o seu valor diante do implacável adversário do Irã - Yasin Sadollahi - em uma luta bastante movimentada. Os dois lutadores também deram “tudo de si” e levaram um ao outro ao limite, mas, no final, Awan saiu vitorioso.
Numa das lutas mais esperadas da grande noite, Zia Mashwani, um dos mais talentosos atletas do circuito de MMA do Paquistão, conseguiu um grande feito ao derrotar o até então invicto Amanullah “The Hunter” Eymaq, do Afeganistão.
Conhecido por sua abordagem ‘agressiva’, Eymaq teve que lidar com o ‘paciente’ Mashwani, que dominou todo o primeiro ‘round’.
Os próximos dois ‘rounds’ seguiram o mesmo procedimento, com Mashwani mantendo o seu domínio sobre Eymaq, com sua paciência e resiliência, “agarrando” e tentando ‘finalizar’ o lutador afegão durante a maior parte da luta.
No final, Mashwani conseguiu impor uma derrota esmagadora ao lutador afegão, a primeira de sua carreira no MMA.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 26/07/2022
_
Legenda : Shehzhadi Sakhi ( Kung Fu ) venceu Ummul Banin ( boxe ) na primeira ‘luta feminina de MMA’ do “Nayza ARY Warriors 2”.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © sakhi_glitches | © Nayza ARY Warriors | © Nayza | © ARY Digital Network / ARY Media | © asportstv.pk | © ASportsHD | © Panther Tyres | © Instagram | Reprodução / © Twitter | Divulgação ).