segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Artigo: eventos de MMA ganham popularidade na África




Artigo: eventos de MMA ganham popularidade na África
Da Redação
Rio de Janeiro ,RJ
*Texto do Colaborador Oriosvaldo Costa

*MMA (Mixed Martial Arts), Anything Goes, NHB (No Holds Barred), No Rules Fight, Cage Fighting e Vale-Tudo. São estes alguns dos nomes pelos quais o esporte das Artes Marciais Mistas é conhecido no continente africano. Agora não tem mais volta. O esporte chegou aos cinco continentes. Chegou e ficou. É na África do Sul que são promovidos os mais concorridos eventos.

Tudo começou em 2001, com a realização da primeira edição do UFA (Ultimate Fighting Alliance). Hoje, é necessária muita criatividade para batizar os novos eventos que cada vez mais são realizados por lá. EFC Africa, Fight Force, SA MMA, AFL-Amateur Fighting League, USCF, Knockout Strike Ultimate Fighting, NHBSA, Ultimate Fighting Strike, Urban Brawl, etc…

Um fato que chamou minha atenção é que não existe uma distinção na promoção das lutas de MMA profissional e MMA amador (apesar das regras, estas também são realizadas num octagon) e o público comparece com o mesmo fervor para prestigiar os confrontos de uma ou outra modalidade e pagam U$ 30 por ingresso para assistir tais combates. Existe também uma categoria de lutas Sênior.

Os shows são prestigiados por estrelas do esporte, como as lendas do Boxe Chris Van Herden e Issac Chilembe, dentre outras celebridades. Astros como Wanderlei Silva, já planejam viajar para a África do Sul para promover sua assinatura AG de telefone móvel celular durante uma das próximas edições do CEF África. É mais um mercado para ser desbravado pelos nossos lutadores brasileiros.

* Foto : Brasileiro Jadyson Costa em ação no EFC Africa

http://www.tatame.com.br/artigo-eventos-de-mma-ganham-popularidade-na-africa/

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Presidente do WSOF em ação



Presidente do WSOF em ação
Da Redação
Rio de Janeiro ,RJ
*Texto do Colaborador Oriosvaldo Costa

O Neozelandês Ray Sefo é presidente do WSOF ( World Series Of Fighting ) e um lutador ainda em atividade apesar de seus 42 anos.

Seis vezes Campeão mundial de Muay Thai, oito vezes finalista do K-1 World Grand Prix, lutador de Boxe e de MMA.

Seus últimos adversários foram Mirko Cro Cop ( luta válida pelo Cro Cop Final Fight em 10-03-2012 realizada na Croácia sob as regras do K-1 ) e Dave Huckaba, já em 10 de Agosto de 2013 em uma disputa de MMA em seu próprio evento,o WSOF 4, em Ontário, Califórnia, EUA.

Como prova da seriedade e profissionalismo de Sefo o vitorioso foi Dave Huckba por TKO á 2:32 do Segundo Round.

O trabalho como Presidente da World Séries Of Fighting não impede que Sefo venha à usufruir da adrenalina de um competidor de MMA, mesmo que na noite do seu próprio evento, e ele está se mostrando competente em ambas as funções.

O WSOF não para de se expandir e após aportar no Canadá o evento anuncia que realizará duas edições no Brasil neste ano de 2014.

A notícia foi confirmada por Ali Abdelaziz, vice-presidente executivo e matchmaker da organização.

Além disso, existem rumores sobre a criação do World Series of Fighting Brasil, dedicado à revelar novos talentos brasileiros e levá-los para competir no evento principal nos EUA.

Mas quem sabe, o Presidente Ray Sefo não nos brindará também com a realização de uma luta sua em solo nacional ?

domingo, 19 de janeiro de 2014

Veterano mantém cinturão aos 48 anos



Veterano mantém cinturão aos 48 anos
Da Redação
Rio de Janeiro ,RJ
*Texto do Colaborador Oriosvaldo Costa


Sabendo que a individualidade biologica é um fator mais importante do que a idade cronologica, existem lutadores que continuam competindo em alto nível mesmo após os 40 anos de idade.

Um bom exemplo é Bernard Hopkins ( 54-6-2 ),que luta Boxe profissionalmente desde 1988.

O mais velho Campeão da modalidade ( foto ) manteve o cinturão dos meio-pesados da Federação Internacional de Boxe ( IBF ) em luta realizada no dia 26 de Outubro de 2013.

Na ocasião já com 48 anos ( 49 completos em Janeiro de 2014 ) Hopkins superou o iraquiano naturalizado alemão Karo Murat ( 30 anos ) por decisão unâmine ( 119 – 108 e 117 – 110 ).

Mesmo a luta tendo sido bastante disputada o resultado não surpreendeu pois o americano tem o recorde de defesa do título mundial dos médios por 20 vezes.

Além de ainda continuar em atividade nos ringues, Hopkins também é parceiro minoritário da Golden Boy Promotions, empresa promotora de lutas do também legendário Oscar De La Hoya.

No MMA também existe um exemplo – dentre alguns outros – que lembra Bernard Hopkins.

Trata-se de Maurice Smith, 52 anos, ainda em atividade e cujas lutas mais recentes foram uma vitória por KO sobre Jorge Cordoba em 30 de Março de 2012 e derrota por decissão unânime para Matt Kovacs em 20 de Novembro de 2013.

As lutas de Maurice foram realizadas pelos eventos Resurrection Fighting Alliance (RFA) e Cage Warior Combat (CWC) , respectivamente.