quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O melhor do MMA em Macau




Por Oriosvaldo Costa

Foto divulgação


Transmitido pela televisão a nível internacional, mas ao vivo e a cores em Macau. No sábado ( 17 de julho de 2011 ), o City of Dreams foi palco do campeonato de MMA (Artes Marciais Mistas na sigla em inglês) “Legend 5”, numa colaboração exclusiva com uma empresa organizadora de Macau.


Dezoito lutadores da China, Austrália, Nova Zelândia, Filipinas, Japão e Coreia trouxeram “o melhor do MMA a Macau”, conjugando técnicas de Sanda (kickboxíng chinês, que introduz projeções), Brazilian Jiu-Jitsu, Karatê, Wrestling e Muay Thai. Tudo em três rounds de cinco minutos.


Quatro horas de combates trouxeram a Macau não só “dezoito dos mais conceituados lutadores de MMA da região”, como mais de 1500 pessoas de diversas nacionalidades para assistir ao evento, que teve lugar no salão do Grand Hyatt. Os bilhetes VIP, que incluíam estadia e viagem, esgotaram em duas semanas.


Defendendo pela primeira vez o título de campeão “welterweight” (77 kg), Rod MacSwain, da Nova Zelândia, encarou o coreano Bae Myung Ho. Mas o combate mais esperado da noite não foi o mais empolgante, com MacSwain perdendo aos pontos dando a vitória a Bae Myung Ho, da por decisão unânime dos juízes, naquele que foi denominado pelos espectadores como “um combate parado e fraco”.


Entre os nove combates da noite, destaque ainda para Nam Yui Chul, da Coreia do Sul, que defrontou Rob Hill, da Austrália, lutador conhecido por ter “Boxe perigoso”. Um combate intenso e empolgante, onde os dois oponentes optaram pelo combate em pé, desferindo socos e pontapés, ao invés de técnicas de chão. Depois de um primeiro round mais inclinado para a vitória de Rob Hill, o sul coreano obrigou o adversário a abandonar mais cedo o ringue, ganhando por KO técnico antes do gongo soar para o final do segundo assalto.


O único evento chinês a ser transmitido pela televisão para os EUA e o Canadá, e transmitido para toda a China, Cingapura, Indonésia, Filipinas e Nova Zelândia, juntou ainda Ken Hamamura, japonês especialista em Karaté e Brazilian Jiu-Jitsu, e Wang Sai, lutador da China perito em Sanda e também em BJJ. O japonês teve de ser retirado mais cedo do ringue devido a uma lesão no joelho, dando a vitória por KO técnico a Wang Sai, da China Top Team.


Também da mesma equipe e arrebatando o título de campeão “Bantamweight” (61kg), esteve Yao Honggang (China), que venceu Jo Nam Jin (Coreia do Sul) por decisão unânime dos juízes.


A equipe do brasileiro Ruy Menezes, formado em Brazilian Jiu-jitsu pela aclamada academia da Família Gracie, obteve ainda uma outra vitória, com Li Jingliang (China, 20 anos) que venceu Alex Niu (China) por decisão unânime do juri. Classificado como um dos melhores da noite, o combate colocou frente á frente dois oponentes muito fortes no boxe e na luta em pé.


No combate mais polémico da noite: Yusuke Kawanago do Japão defrontou-se o filipino Mark Striegl, numa luta que durou os três rounds inteiros e os juízes deram a vitória para Striegel, o que causou uma ensurdecedora vaia da paltéia, que queria a vitporia de Kawanago.


O City of Dreams promete mais quatro eventos do género “Legend” nos próximos 12 meses, agora que detém a exclusividade do evento na Ásia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário