sábado, 21 de maio de 2011

Entrevista com Marcelino Mendes


Texto - Junior Samurai
Foto - Fernando Moura e Marcelino Mendes, organizadores do Super Fight-Sanda x Muay-Thai

Mestre de Sanshou e promotor de eventos de luta como o RKS e o Super Fight, Marcelino Mendes esta na expectativa para o Super Fight-Sanda x Muay-Thai, evento novo que acontece no dia 02 de junho. O torneio promete levar um novo conceito aos espetáculos de lutas, conforme garantiu Marcelino neste bate-papo com o PORTAL DAS LUTAS. Confira:

Qual a expectativa para o Super Fight -Sanda x Muay-Thai?

As expectativas são as melhores possíveis, estamos organizando tudo nos mínimos detalhes para que o evento seja de qualidade e mostre o que estas artes marciais têm de melhor para oferecer ao público. A idéia é apresentar de forma profissional essas artes, mostrando suas qualidades, técnicas e diversidade, apresentando ao público este tipo de evento de forma positiva, com regras para os participantes e mostrar a qualidade dos competidores.

Qual a importância para as lutas, esses desafios com duas modalidades diferentes?

O desafio é mostrar que os atletas podem se enfrentar, usando suas técnicas e regras individuais, com respeito e profissionalismo, dando destaque ao que cada arte pode oferecer de melhor, seja com soco, chute e queda, como no sanshou (sanda) ou soco, chute e joelhada no muay thai.

Esse tipo de evento esta caindo no gosto da galera, porque esse crescimento?

Por que cada vez mais, o público busca nas artes marciais, uma forma para emagrecer, ganhar condicionamento físico, desestressar, aprender uma defesa pessoal, adquirir segurança, agilidade, dentre outros motivos. Isso vai modificando a forma de pensar das pessoas, que antes associavam luta à agressividade. Além do mais, nossos atletas estão se profissionalizando, o mercado de patrocinadores vem crescendo, assim também como os treinos, muitos destes atletas vivem somente da sua arte marcial. Vale ressaltar, que o público assiste a luta e não a briga, como todos os demais esportes, fazemos bem algo que outros não fazem que é saber chutar, socar, derrubar, isso chama a atenção das pessoas.

Com tantos eventos, como você faz para ministrar suas aulas?

Quando se ama o que faz, arranja-se tempo para quase tudo (rsrs). Faço o que posso para continuar na luta, mesmo não lutando mais. Quando atleta de sanshou, passei por muitos momentos difíceis, que me faziam pensar em desistir, mas não parei e hoje tento melhorar as condições dos atletas de alguma forma, seja na busca de patrocínio ou apoio do governo do estado, com as bolsas-esporte. Mas ressalto aqui, que arte marcial está ligada a amizades, bons relacionamentos e isso me ajuda muito a continuar trabalhando.

Quem são os principais nomes do Sanshou ou Sanda?

Aqui no Ceará, temos vários campeões brasileiros e alguns internacionais, para não ser injusto, prefiro não citar nomes, o que posso dizer é que o Ceará é bem respeitado pelo bom nível de luta que apresenta. Quanto ao nível nacional, um dos destaques é o Roberto Neves (o facada) que estará presente ao evento, tetra-campeão brasileiro, campeão pan-americano e sul-americano.

Gostaria de agradecer alguém?

A Deus primeiramente, por sempre me dá forças para continuar fazendo algo pelo meu esporte. Aos patrocinadores: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, na pessoa do Sr. Gony Arruda, por acreditar no nosso trabalho, a Faculdade Católica, New Light, a equipe da Emergência Médica do Nordeste, aos atletas, técnicos e professores participantes.

O Super Fight-Sanda x Muay-Thai acontece no próximo dia 02 de junho, no ginásio da Faculdade Católica Marista em Fortaleza, a partir das 20h, com cobertura do Canal Combate.

FONTE : http://www.meiaguarda.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário